Muitas pessoas estão constantemente pensando em guardar um pouco de sua renda e possivelmente fazer um investimento com o dinheiro obtido. O grande problema é que sempre surgem questões e comentários que, apesar de serem frequentes, nem sempre são verdade — como a ideia de que não é possível investir com pouco dinheiro, ou que, mesmo que você consiga guardar um pouco da sua renda, fazer bons investimentos não é para qualquer um.
Para te ajudar a conseguir reservar uma pequena parte de sua renda e fazer mais ainda mais dinheiro com ela, elaboramos algumas dicas simples. Quer saber como investir com um orçamento pequeno? Então continue lendo!
Curta a Proddigital Invest no Facebook >>>
4 dicas de como investir com pouco dinheiro
Poupe algum dinheiro para o investimento inicial
O primeiro passo para investir com pouco dinheiro é conseguir uma quantia para ser investida — e isso significa poupar uma parte do dinheiro todo mês. Descubra quais gastos podem ser cortados, mas não exagere. Tentar guardar metade do seu salário já no primeiro mês te deixaria frustrado e desanimado com a ideia. Por isso, comece guardando partes pequenas e vá aumentado a quantia aos poucos, à medida que for se acostumando.
Comece com uma caderneta de poupança
Quando já tiver uma boa quantia guardada, o próximo passo é decidir qual tipo de investimento realizar com o dinheiro. Embora haja opções mais rentáveis que a poupança, ela é uma ótima opção para aqueles que ainda não têm conhecimento sobre outras formas de investimento e que estão buscando poucos riscos.
Com a taxa Selic acima de 8%, o retorno da poupança é de 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial, que esse ano tem tido uma média de 0,12% ao mês. Portanto, para quem busca investir com pouco dinheiro a poupança é uma ótima opção até que se consiga uma quantia que lhe permita barganhar juros de investimentos melhores.
Veja também:
Mantenha o investimento e o aprendizado constantes
Uma dica importante para conquistar uma boa quantia de dinheiro e poder aplicá-la em investimentos cada vez mais rentáveis é manter um padrão da quantia a ser poupada. A ideia é chegar a um valor que não vai prejudicar no seu orçamento e, por outro lado, seja uma quantia irrisória. Caso você não tenha começado com um valor dentro desse padrão, vá aumentando gradualmente até chegar nesse ponto e mantenha os depósitos constates.
Outro passo muito importante também nesse início de projeto é buscar cada vez mais conhecimento sobre o assunto. Uma boa maneira de fazer isso é conversando com pessoas que já têm experiência com investimentos. Outra maneira é fazendo cursos que hoje podem ser encontrados na internet e com extrema qualidade como é o caso do curso O Investidor de Sucesso do expert em investimentos na bolsa de valores, Marcello Vieira.
Progrida com seus investimentos escolhendo opções mais rentáveis
Depois que já acumulou uma quantia razoável com a poupança, é hora de trocar por investimentos mais rentáveis, como os fundos de investimento disponibilizados pelo banco. Analise as opções que cada um oferece, lembrando-se de levar em conta as taxas de administração cobradas por cada instituição, para ter uma previsão de rentabilidade. Além de haver muitas opções de baixo risco, outro fator importante desses fundos é a diminuição dos valores das taxas cobradas à medida que sua reserva aumenta.
Um bom exemplo de uma dessas opções são as LCIs, Linhas de Crédito Imobiliário. Nesse caso, você monta uma carteira de crédito imobiliário e receberá rendimentos originados de financiamentos habitacionais realizados pelos bancos. Esse é um investimento seguro, mas lembre-se sempre de escolher uma instituição financeira de confiança, para não ser pego de surpresa depois
Investir com pouco dinheiro pode não ser uma tarefa fácil, mas não é um objetivo impossível. O importante é estar sempre buscando informação sobre o assunto, além de estar sempre atento a possíveis novos investimentos e às melhores condições das instituições financeiras.
E aí, já está pensando em investir? Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!
Se manuseado adequadamente e de estratégias baseamos nossa operação no conselho de uin profissional especializado pode gerar bons lucros em um curto espaço de tempo e com pouco investimento.
Uma quinta dica seria o trader esportivo, mas será que ele realmente vale a pena? Confira em [editado]
Excelente artigo para quem está interessando em conseguir a independência financeira.