Pular para o conteúdo

Diversificar os riscos de investimento – como fazer?

Investir tem os seus riscos, independentemente do tipo de investimento. Quando um investidor começa a dar os seus primeiros passou nesta área, por norma não é muito ousado nos investimentos que faz, no entanto, alguém que já o faça há muito tempo tem uma maior tendência para fazer investimentos mais ousados. Nesta etapa, o mais importante é diversificar os riscos de investimento.

Siga a Proddigital Invest no Twitter >>>

Como diversificar os riscos de investimento?

O conceito de diversificação é central na construção de uma estratégia de investimento. Basicamente, diversificar significa que você não pode investir tudo num único tipo de ativo. Ao diversificar a sua carteira de investimentos (pode ver o artigo tipos de investimentos existentes no Brasil) você está a distribuir o risco por várias classes de ativos, cujos valores flutuam no mercado de maneiras distintas.

Como é obvio, a diversificação destes ativos, não lhe garante que os resultados sejam sempre positivos, no entanto garante que tem uma menor hipótese de perder tudo.

Para diversificar os riscos de investimento, você pode optar por investir em várias obrigações ao mesmo tempo, ou seja, investe uma parte do seu património em ações, outra em opções binárias, outra em obrigações, outra em imobiliário, e por aí em diante. Existem diversos tipos de mercados em que pode investir, basta analisar e escolher o que melhor se enquadra no seu perfil.

Porquê é que devo diversificar o risco através de uma carteira de investimentos?

Esta questão é muito simples de responder. Ao ter vários tipos de ativos diferentes, você está salvaguardado. Imagine que investe tudo no mercado das ações e que ele cai? Nesse caso todo o seu investimento foi em vão pois você perdeu tudo. No entanto se investir em vários mercados isso não acontece, pois é altamente improvável que todos os mercados financeiros caiam exatamente ao mesmo tempo.

Pode-se dizer que ao ter uma carteira de investimentos diversificada, tem uma maior cobertura de risco, que não teria se investisse tudo no mesmo ativo.

Veja também:

Carteira de investimentos – o que é?

3 dicas matadoras para começar a fazer aplicações financeiras

Como ganhar dinheiro

Como montar sua loja virtual?

Outra maneira de diversificar os riscos de investimentos, é investir em ativos nacionais e internacionais. Hoje em dia, a negociação de ações é feito maioritariamente online, e desta forma é tão fácil comprar ações das principais praças financeiras do mundo como de uma empresa que está situada perto da sua casa.

Se você não dispõe do tempo ou se não se interessa o suficiente sobre o assunto, pode diversificar investindo em fundos de investimento tradicionais ou em Exchange Traded Founds (ETF). Porque este tipo de ativos já são uma coleção de diferentes categorias de investimento, permitindo uma diversificação mais rápida e eficaz.

Com os fundos de investimento, um investidor pouco experiente pode começar a construir a sua carteira com um nível de diversificação muito interessante.

Para se diversificar os riscos de investimento de uma maneira eficaz, você precisa ter em contas duas questões muito importantes:

  • As variáveis que determinam a valorização dos diferentes ativos;
  • Os níveis de risco associados a cada classe de ativos.

O importante é ponderar bem os investimentos que faz, para que não coloque todo o seu patrimônio em risco por ter feito as escolhas erradas. Se tiver alguma dúvida, pode contactar-nos, que estamos sempre ao seu dispor. E se você gostou do artigo, dê uma curtida abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.