O resultado de um estudo de mercado definiu as Core Web Vitals, que são fundamentais para essa avaliação.
Em 2020, a Central de Pesquisa do Google publicou um artigo que considerava novas práticas e técnicas para mensurar a experiência do usuário.
Dessa maneira, as empresas conseguem se preparar melhor para que suas estratégias de SEO impactem positivamente os usuários.
E de maneira gradual por meio do monitoramento dessas métricas fundamentais.
Vamos ver, então, o que é o Core Web Vitals e como você pode alinhá-lo às suas campanhas de marketing!
O que é Core Web Vitals
Empreendimentos que vendem pelas redes sociais, lojas físicas ou mesmo profissionais autônomos em busca de divulgação devem conhecer o Core Web Vitals.
Porque, resumidamente, é um meio eficiente de gerar presença digital e atrair leads qualificados.
E o Google é o ponto central que oferece a orientação necessária para isso.
Isso porque, a empresa desenvolveu a iniciativa Web Vitals, um projeto que centraliza os aspectos necessários para garantir uma experiência do usuário inesquecível.
E, quem não é especialista no assunto pode se informar com o Web Vitals e tornar o acesso às estratégias de SEO ainda mais facilitado.
Novas otimizações no SEO
O conteúdo de qualidade ainda é a principal palavra-chave para qualquer estratégia de SEO.
Mas o Google alerta que o trabalho alinhado ao Core Web Vitals tem apresentado um dado valioso: usuários se tornam 24% menos propensos a abandonar suas páginas antes de analisá-la.
Soma-se a isso outros fatores já considerados para uma boa experiência, como a compatibilidade com dispositivos móveis e o uso do protocolo HTTPS, entre outros.
Core Web Vitals e seus elementos
Então, quais são os elementos que o compõem e prometem valorizar ainda mais a experiência do usuário?
Confira, logo abaixo!
LCP
Sigla para Largest Content Paint — ou tempo de carregamento —, que cronometra o total de tempo para carregar todos os elementos visuais da tela.
Em média, é esperado que 2,5 segundos seja um intervalo considerado positivo. Mais do que isso, esse aspecto do seu Core Web Vitals pode não ser bem avaliado.
FID
FID — ou First Imput Delay — também está associado à velocidade da sua loja virtual, site ou blog.
Aqui, entretanto, a métrica diagnostica o tempo levado para a completa renderização de todo o conteúdo.
Ou seja: quando a página está pronta para ter todos os links clicáveis e campos de preenchimento funcionais.
Por meio do Core Web Vitals, o Google alerta que o FID de uma página não deve ser superior a 100 milissegundos.
CLS
Cumulative Layout Shift (ou CLS) é a métrica do Core Web Vitals que, basicamente, calcula o tempo que leva para a completa estabilidade da página.
O que isso significa?
Que, enquanto carrega, a página altera seu layout, e isso pode estimular o clique do usuário em links indesejados.
Logo, sua experiência é prejudicada, impactando no risco de abandonar o seu site antes de checar a informação desejada.
Como o Core Web Vitals afeta o SEO
De maneira diversificada, esse conjunto de métricas trabalha ativamente na experiência do usuário.
Só que isso se reflete, também, na capacidade de ranqueamento das suas páginas nos mecanismos de busca do Google.
Lembrando que não se trata apenas da velocidade de carregamento — que já é uma métrica considerada pelo Google há tempos.
LCP, FID e CLS apenas analisam o seu site de outras formas.
O que torna a estratégia de SEO ainda mais completa para impactar positivamente o seu público-alvo.
Como testar o site
Existem softwares específicos para monitorar as mais complexas e diversificadas métricas para o melhor ranqueamento das suas páginas.
Contudo, o próprio Google oferece um meio simplificado para testar seu site com as métricas.
Basta usar o navegador da empresa, o Chrome, e apertar no seu teclado.
Com isso, a área Chrome DevTools deve aparecer. Procure pela aba Performance e selecione a opção “Web Vitals”.
Os resultados vão surgir na tela e você pode ter uma avaliação mais precisa desses indicadores em tempo real.
Conclusão
O Core Web Vitals foi mais uma atualização disponibilizada pelo Google.
Por meio dele, mais métricas são analisadas para direcionar os usuários para as páginas mais preocupadas com a melhor experiência de navegação.
Isso significa que as empresas devem procurar alinhamento às melhores práticas, agora levando em conta esses aspectos também.
Afinal, esse é um caminho muito bem alinhado para promover o ranqueamento das suas páginas e, consequentemente, atrair e reter mais usuários gradualmente.
Imagem: Pixabay