A estratégia de trade marketing é focada no posicionamento de mercadoria de forma estratégica nos pontos de venda.
Sendo assim, visa estimular o consumo de novos produtos dentro dos mais diferentes canais de distribuição dentro do varejo e do atacado.
No entanto, o trade marketing apresenta práticas e rotinas específicas, que compõem a realidade das vendas.
Neste conteúdo será possível entender o que é, e a melhor forma de trabalhar essa estratégia.
Boa leitura!
O que é Trade Marketing
De forma simples, o trade marketing é uma estratégia B2B, que atua de empresa para empresa por meio dos canais de distribuição. Canais esses que têm a prioridade de atender demandas específicas no ponto de venda.
Essa importante parte na estratégia de marketing de todas as organizações que planejam maximizar as vendas.
E consequentemente a diferenciação dos seus produtos e serviços nos pontos de vendas, pode ser chamado de trade marketing.
Em agências atua como a figura responsável por todo gerenciamento e distribuição dos produtos nos pontos de venda, além de mediar relações entre empresa e canais de vendas.
Para que serve
O trade marketing serve para traçar estratégias que aumentem as vendas melhorando a experiência de compra dos consumidores. Em quaisquer que sejam os canais de distribuição.
Essas estratégias vão além do merchandising que nada mais é do que técnicas e ações baseadas na apresentação do produto dentro de um ponto de venda pré-definido.
Portanto, a finalidade principal do trade marketing é estimular o consumo dos produtos em muitos e diversos canais.
Tudo com base em práticas fundamentais para empresas produtoras que desejam ver as mercadorias em estoque.
O que faz uma operação de Trade Marketing
Uma operação de trade marketing é o momento de pensar em ações onde o foco principal seja o ponto de venda.
Apostando em produtos e categorias capazes de reduzirem ainda mais a dependência por fatores sem controle.
Essa operação não depende exclusivamente de uma pessoa, mas sim, de uma série de ações e profissionais capazes de se alinharem com o propósito da organização.
Envolve trabalhos de análise, supervisão, coordenação e gerência, ou seja, toda equipe por trás das estratégias e ações de trade.
Principais cargos da área
A área de marketing é conhecida por englobar várias profissões, afinal é um setor versátil.
Pensando nisso, separamos os principais cargos existentes na área de trade marketing.
Se você quer seguir por esse caminho, acompanhe:
- Promotor(a): é quem coloca em prática tudo o que foi planejado nos bastidores, se torna os olhos e o coração da marca;
- Supervisor(a): garante que tudo está de fato acontecendo, tem experiências com negociações e campanhas, sendo o responsável por fazer a gestão dos promotores em campo;
- Analista: estuda as informações recolhidas no PDV para otimizar processos e resultados;
- Coordenador(a): é a posição mais estratégica, sendo responsável por identificar oportunidades melhorando os processos internos para que as metas sejam atingidas;
- Gerente: acompanha todas as ações de desempenho do time, se relaciona com demais áreas das organizações principalmente os setores comercial e de marketing, a fim de alinhar ações e buscar os melhores resultados.
Como pensar em uma estratégia de Trade Marketing
Toda e qualquer ideia de trade marketing deve planejar onde os produtos estarão e de que
forma serão posicionados nos locais indicados.
Um bom trabalho explora os ângulos e prateleiras, além da distribuição de amostras grátis.
Todas essas práticas juntas, faz com que a atenção do consumidor seja despertada e consequentemente, seja gera curiosidades.
Se ele ainda não é cliente, essa abordagem de destaque e experimentação, pode ser a chave para criar relações de consumo.
Como aplicar o Trade Marketing no digital?
No digital, o foco é encantar e oferecer a melhor experiência no e-commerce.
Fazendo com que os consumidores não tenham nenhum tipo de atrito na hora de concluir as etapas de compra.
Para aplicá-lo:
- Forneça informações completas sobre o produto;
- Foque na experiência do usuário;
- Aposte no visual;
- Monitore a concorrência.
Lembre-se que é fundamental traçar metas, pensar estrategicamente e criar bons relacionamentos para que as mudanças alcancem as marcas representadas.
Agora que já tem uma visão geral sobre o trade marketing, comece a pensar e implementar a sua organização.
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