Pular para o conteúdo

Elvis Presley, o rei do rock de várias gerações

Elvis Presley o rei do rock de várias gerações
Elvis Presley o rei do rock de várias gerações

A música é algo que faz parte da vida de cada pessoa. Por isso, é comum encontrarmos artigos que fale sobre um determinado cantor ou banda.

Sendo assim, hoje, vamos falar um pouco sobre a vida de um músico que fez e ainda faz sucesso, tornando-se um ícone do rock n’ roll, Elvis Presley.

O rei do rock:

Elvis Aaron Presley, nasceu em 8 de janeiro de 1935 na cidade de East Tupelo no estado de Mississipi. Durante sua vida ele se tornou um grande músico e ator norte-americano, conquistando muitos fãs ao redor do mundo e, com isso, ficou conhecido como o Rei do Rock. Em 1950, devido a sua extravagancia na dança, passou a ser chamado de Elvis The Pelvis.

Ele foi pioneiro e um dos fundadores do movimento que se expandiu pelas décadas seguintes, o famoso Rock and Roll. Sua maior qualidade, de acordo com alguns especialistas, era seu vocal, já que ele alcançava notas de difícil acesso para um cantor pop. Suas músicas são tocadas em diversos eventos e, até hoje, é conhecido e admirado pela população mundial.

O início de tudo:

Elvis Presley era gêmeo univitelino do seu irmão Jessie Garon, que nasceu morto no pequeno município de Mississipi nos Estados Unidos.

Nos primeiros anos de vida, um furacão devastou sua cidade natal em 5 de abril de 1936. Nesta época, o estado era um centro de racismo, porém, com a situação real do local devido ao desastre, ocorreu uma união entre os brancos e os negros em prol da reconstrução da cidade.

O músico, em parte da infância, foi privado da presença do seu pai que, junto do irmão de Gladys (mãe de Elvis), foi preso em 1937 por estelionatário, e assim, a família acabou sendo despejada da sua moradia. Assim, Gladys e Elvis foram morar com os pais de Vernon (pai do rei do rock). Vernon foi solto em 1941.

A carreira do cantor começou em 1945, quando conquistou o segundo lugar no concurso de novos talentos “Feira Mississipi-Alabama”. Na ocasião, ele cantou a música “Old Shep” que retrata o desespero de um garoto ao perder seu cachorro. Nesta mesma época, seu pai o presenteou com um violão que passou a ser companheiro constante de Elvis.

A família Presley foi para Memphis em 1948 e, até em 1954, viveram em situação precária. Por isso, Elvis passou a trabalhar em diversas atividades. Nas folgas, cantava e tocava seu violão e, eventualmente, arriscava umas notas no piano.

Década de 50: Início de carreira.

No início dos anos 50, Elvis começou a gravar, de forma experimental, algumas canções no Memphis Recording Service, filial da Sun Records. No entanto, sua carreira começou em julho de 1954, quando ensaiava algumas músicas. Foi então que, em um momento de descontração, começou a cantar “That’s All Right”, provocando em Sam Phillips entusiasmo. E assim, surgiu o rockabilly, uma das primeiras formas do rock and roll. No dia 7 de julho, duas canções de Elvis começaram a ser tocadas na rádio e foram sucessos absolutos e, assim, ele foi convidado a dar sua primeira entrevista como profissional.

Sua primeira apresentação ocorreu em 17 de julho em Memphis e, em 2 de outubro ele iniciou sua carreira em outras regiões. Em 1955, suas músicas passaram a fazer sucesso nacionalmente, foi então que ele conheceu seu empresário Tom Parker.

Fama e consagração musical:

Em 1956, Elvis passou a ser um sucesso internacional com um som e estilo único, atingindo a todos pelo mundo. Seus discos alcançaram um número estrondoso, alavancando vendas recordes. Elvis tornou-se o primeiro “mega star” da música popular.

Em 1957, o músico adquiriu sua mansão Graceland que foi sua morada até o fim de sua vida e em 1959 conheceu Priscilla Beaulieu, na época tinha apenas 14 anos, mas veio a ser sua esposa anos mais tarde.

Em 1958, ele foi para o exercito, em uma convocação real que foi descartada e gerou um aproveito comercial para sua carreira. Por causa da sua transferência, ele ficou na Alemanha até o ano de 1960. Ainda no ano de 1958, sua mãe faleceu e isso provocou um marco drástico em sua vida, fazendo com que o cantor jamais conseguisse superar.

Ao voltar da Alemanha em 1960, Elvis passou a fazer parte dos shows de Hollywood, e seus filmes foram um sucesso até 1965. A partir de então, sua carreira como ator e compositor sofreu uma queda drástica, isso causou grande descontentamento para o cantor.

No entanto, em 1967 foi lançado o disco gospel “How Great Thou Art” decorrente a mudança em sua produção musical, considerado um divisor de águas de sua carreira, dando início a uma nova roda de sucessos ao cantor.

Morte do cantor:

Depois de tantas idas e vindas em sua carreira musical e nos palcos, em 16 de agosto de 1977, o cantor foi ao banheiro e, depois de duas horas, foi encontrado morto por sua atual namorada, Ginger Alden. A causa de sua morte foi um colapso fulminante associado à disfunção cardíaca.

Após sua morte, o cantor se tornou ainda mais famoso, conquistando um número extraordinário de fãs. Hoje, ele continua sendo um marco na história da música mundial.

Você é fã do Elvis Presley? Gosta de suas músicas? Diga nos comentários abaixo quais as músicas que você mais gosta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.