Pular para o conteúdo

Festival Música do Mundo: Uma festa que balança o interior de Minas

Festival Música do Mundo - Uma festa que balança o interior de Minas
Festival Música do Mundo - Uma festa que balança o interior de Minas

Quem não gosta de uma festividade a base de muita alegria e boa música? Pois é assim que o “Festival Música do Mundo” encanta a todos. Hoje, vamos falar um pouco sobre esta festa e o que ela representa para os mineiros.

Se você gosta de música e quer aprender mais sobre este festival, então fique atento ao que mostraremos mais abaixo.

O Festival Música do Mundo:

Festival Música do Mundo acontece em Três Pontas, Minas Gerais e tem como principal objetivo homenagear dois grandes músicos da cidade, Milton Nascimento e Wagner Tiso.

Além disso, ele relembra o festival Show Paraíso que ocorreu em 1977 na mesma cidade e se tornou conhecido como o “Woodstock Mineiro”. Na época, grandes nomes participaram do evento tais como: Milton Nascimento, Chico Buarque, Fafá de Belém e Gonzaguinha.

Este evento é organizado pela empresa Marolo Produções com a direção de Maria Dolores e Felipe Duarte e já contou com a presença de vários artistas brasileiros e internacionais.

Woodstock Mineiro - Milton Nascimento e Wagner Tiso
Woodstock Mineiro – Milton Nascimento e Wagner Tiso

Edições do festival:

Edição de 2009:

A edição de 2009 aconteceu entre os dias 10 e 13 de setembro e foi um grande sucesso. O evento reuniu aproximadamente 350 artistas de vários gêneros. Eles se apresentaram em diversos palcos espalhados pela cidade. Grandes nomes levaram o público ao delírio, proporcionando prazer e diversão.

Dentre eles estavam: Toninho HortaIvan LinsJorge Vercilo, Tom ZéWilson Sideral e Lenine (escalado para substituir Rita Lee que estava com problemas de saúde). Além destes cantores, o festival contou com as participações de Milton Nascimento e Wagner Tiso. O vocalista da banda Yes, Jon Anderson, iria fazer uma apresentação, mas o show foi cancelado.

Esta edição entrou para a história de Três Pontas, já que trouxe muitos turistas e foi pioneira de outras edições.

Edição de 2010:

A segunda edição ocorreu de 9 a 12 de setembro de 2010 e, como já era de se esperar, foi um sucesso. O diferencial desta edição foi que os produtores, além das atrações artísticas, promoveram um movimento cultural, realizando exibições de filmes, workshops, debates, partidas de futebol entre a banda 14 Bis e esportistas da cidade e atividades educativas.

No entanto, o público foi em peso assistir os shows que foram apresentados no palco principal. Dentre os artistas, estavam: Malu Magalhães, Jorge Vercillo, 14 Bis, Sá e Guarabyra, Tunai e claro, como não podia faltar, Milton Nascimento. Outro grande músico estava confirmado para o evento, porém, Gilberto Gil, devido a uma intoxicação alimentar, teve o show cancelado.

Edição de 2012:

A terceira edição do Festival Música do Mundo estava programada para 2011, mas um grande patrocinador desistiu do investimento, fazendo com que o evento fosse cancelado. Assim, apenas em 2012 ocorreu essa nova programação. Nos dias 6, 7 e 8 de setembro muitos artistas se organizaram para presentear o público em uma edição cujo nome foi “A Travessia Não Pode Parar”.

Nesta ocasião, a produtora resolveu priorizar as atrações artísticas nas ruas, casas de cultura e praças. Além disso, foi um marco do festival, já que houve a comemoração dos 50 anos de carreira do cantor anfitrião Milton Nascimento e os 40 anos do Clube da Esquina (movimento o qual participaram Milton e Wagner Tiso).

Para parabenizar os cantores, houve a participação dos Los Borges, um grupo que também fez parte da história do Clube.

Edição de 2013:

Nos dias 17 a 20 de outubro de 2013 aconteceu a quarta edição do festival. Neste ano houve workshop sobre produções culturais e musicais, café cultural, exposição de artesanatos e apresentações de artistas de grafite, congada, dentre outros.

Ocorreram shows a céu aberto gratuitamente, dando destaque ao grupo “A Banda Mais Bonita da Cidade”. O palco do centro de eventos teve a presença de Wagner Tiso, ARK2, Ummagumma (banda cover da banda Pink Floyd) e O Teatro Mágico.

Edição de 2014:

A quinta edição ocorreu de 11 a 14 de setembro deste ano e teve atrações como a campanha “Acontece o que a gente tece” da escola municipal João de Abreu. Além disso, teve apresentações de sarau, workshop, exibições de filmes e shows com participações de Nenhum de Nós, Blues Etílico e um tributo ao Clube da Esquina com Telo Borges e Ânima Minas.

[td_block_video_youtube playlist_title=”Reportagem – Show Paraíso (Woodstock Mineiro)” playlist_yt=”jkmIiNDIvg0, vdyQLJCQ4mE” playlist_auto_play=”0″]

O Festival Música do Mundo se tornou um ícone da cultura brasileira e vem ganhando mais espaço ao cenário dos eventos, atraindo cada vez mais admiradores e artistas.

Já foi para o Festival Música do Mundo? Então conte nos comentários o que achou. E deixe seu email logo abaixo para receber mais dicas, informações e curiosidade sobre o munda da música.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.