A música faz parte da vida de cada pessoa. Ela consegue traduzir a cultura de uma região, assim como, os sentimentos de quem a compõe. Por isso, hoje, vamos falar sobre um gênero musical que dominou todos os cantos do mundo. Se você é um admirador do Soul Music, não deixe de ler este artigo e entender como esse estilo conquistou o coração da população.
Curta a Proddigital Música no Facebook >>>
A origem do Soul Music:
Soul é um gênero musical da cultura norte americano, mas especificamente dos Estados Unidos, que nasceu do Blues e do Gospel na década de 50. Tornou-se conhecido entre os negros, e seu termo apareceu justamente na época em que existiam diversos movimentos de liberalismo social, principalmente em relação à manifestação contra o racismo que era forte na época.
Apesar de ter sido influenciada por outros gêneros utilizados na cultura negra americana, o Soul era um termo que independia de estilo, já que a palavras sempre estava relacionada aos afro-americanos.
O crescimento da musicalidade negra se fez graça ao R&B (Rhythm And Blues) e da música Gospel. Isso ocorreu quando grandes nomes como Ray Charles uniram os vocais do gospel e ritmo do R&B. Durante 1950 o Soul era muito conhecido entre os negros e outros admiradores dos EUA e da Europa.
Ainda que houvesse forte interferência da cultura afra, em 1970 o Soul sofreu influência do rock psicodélico e de outras variedades, dando lugar a artistas como o tão conhecido Marvin Gaye.
Foi no inicio da década de 90 que o Soul foi incrementado com letra e melodias do Hip Hop, já que nesta década os estilos rock alternativo e o heavy metal comandavam o universo musical.
Veja também:
Aretha Franklin, a cantora de Soul que encanta o mundo
6 melhores programas para ouvir músicas online e entrar no ritmo de suas canções preferidas
Características da música negra:
Assim como outros gêneros, o Soul também possui suas próprias características. Ele é considerado um estilo melancólico com uma melodia ornamental, tendo improvisações e efeitos sonoros instrumentais. Além disso, o ritmo é acrescentado com o bater das palmas e movimento de coreografias com balancear de atuações de danças afra. A interpretação dramática do vocalista proporciona um diferencial bem característico do estilo.
Variações do gênero:
O Soul possui algumas variações, assim como ocorre em outros ritmos. Dentre as variações, destacam-se:
1- Soul de Detroit: Esta variação é fortemente rítmica e influenciada pela canção gospel. Além do bater de palmas, o ritmo é acompanhado por instrumento não tradicionais do gênero como o violino. O Soul de Detroit foi dominado por Berry Gordy e sua gravadora Motown, a qual lançou diversos cantores do Soul.
2- Soul de Memphis: Geralmente, quando se fala sobre o Soul de Memphis, se refere à gravadora Stax Record. Ela cultivava o gênero bem característico, colocando os metais, em alguns momentos, no lugar dos vocais de fundo.
3- Soul Psicodélico: Esta variação tem como influência o rock psicodélico e o Soul tradicional dos anos 60 que deu início ao caminho que seria percorrido pelo mainstream funk, anos depois.
4- Soul Branco: Apesar de ser considerado um movimento da música black, existiram cantores brancos que faziam parte do cenário do Soul. Era conhecido como “blue-eyed soul”. Suas características principais são a melodia suave e o ritmo cativante.
5- Neo Soul: O nome Neo Soul foi dado pelo produtor da gravadora Kedar Massenburg em meados dos anos 90. Isso aconteceu devido à mistura dos vocais com instrumentos do Soul de 1970 com interferência das batidas do hip-hop e interlúdios poéticos.
Soul Music e o Brasil:
Na década de 60, haviam cantores que acrescentaram traços do balanço do soul em suas composições. No entanto, nada era sólido e tão bem estruturado. Foi assim que, em 1963, Tim Maia, ao retornar para o Brasil, trouxe o novo estilo em suas canções, sendo convidado, em 1969, a gravar seu primeiro disco solo com a batida da música norte americano, permitindo que o gênero passasse a ser conhecido no país e conquistasse outros nomes da música brasileira.
O Soul Music proporcionou aos negros uma movimentação mais ampla de suas culturas e danças, permitindo uma nova melodia a música estadunidense, sendo transmitida ao resto do mundo, oferecendo amplitude da história negra. Um estilo que agradou outros músicos e que, hoje, faz parte da vida de muitos.
Se você segue este estilo, então diga nos comentários abaixo que cantor ou banda de Soul Music você gosta. E se gosta de ler sobre o mundo da música, então cadastre seu e-mail abaixo para receber artigos em primeira-mão.
boa noite, estou fazendo um seminario para faculdade sobre o soul music e a motown, gostaria de saber quem escreveu este artigo para q eu possa utilizar como citação
interessante
eu adoro soul pop,é o meu estilo musical favorito, e a minha cantora favorita desse estilo é a Adele.
Muito legal falar sobre o soul. Não é só um estilo de música, é um estilo de vida.
Soul Music é o melhor estilo de música que existe.