Pular para o conteúdo

Gestão inovadora: como transformar seu negócio em 2016

Compartilhe:
Gestão inovadora como transformar seu negócio em 2016
Gestão inovadora como transformar seu negócio em 2016

Inovação é uma palavra que agrada empresas e profissionais de qualquer setor, especialmente quando se trata de conseguir melhores resultados ou novas soluções. Mas como fazer com que isso se concretize e montar uma gestão inovadora no seu negócio? Veja no post de hoje algumas formas práticas de conquistar esse objetivo e se tornar referência para o público e os concorrentes.

Aprenda com outros modelos de gestão inovadora

Antes de mais nada, é preciso lançar a base da estratégia, ou seja, aprender mais sobre o que já está sendo feito em termos de inovação mundo afora, para então descobrir a melhor maneira de implantar essa característica no negócio. Veja alguns modelos bem conhecidos:

Design thinking

Essa metodologia, criada pela IDEO, consiste nos seguintes passos:

  • Imersão: Entender bem o problema, observando (ou até vivendo) esse problema de perto;
  • Análise e síntese: Avaliar tudo que foi observado e organizar as informações principais, como os motivos do problema;
  • Idealização: Possível solução para a situação em questão, com base nas análises feitas;
  • Prototipação: Colocar em prática a solução proposta e observar seus resultados para determinar sua utilidade real.

Essa metodologia dinâmica ajuda a resolver problemas de forma mais precisa e dá espaço para a inovação em cada etapa. Não é à toa que ganhou o mundo desde sua criação, em 2009.

Veja também:

Oceano azul

A ideia dessa estratégia é fugir dos mercados saturados e buscar espaços inexplorados — os chamados oceanos azuis — nos quais as regras ainda não estão completamente definidas e quase não existe competição.

Como a ideia é se diferenciar a fim de encontrar esses mercados inexplorados, esse método de gestão é puramente baseado na inovação.

Modelagem de negócios

A proposta dessa abordagem é de que um modelo de negócios pode ser definido por nove componentes principais, que mostram como a empresa gera valor.

Esses são: segmentos de clientes, proposta de valor, fontes de receita, relacionamento com os clientes, canais, atividades principais, atividades-chave, parcerias e estrutura de custo.

Isso reflete o pensamento de que o tipo de trabalho feito internamente importa, e não apenas o foco no produto.

Como montar uma gestão inovadora no seu negócio

Agora que já temos uma boa noção de como uma gestão inovadora funciona, veja algumas dicas de como fazer isso no seu negócio:

Incentive, reconheça e recompense

Criar uma cultura que dá valor à inovação envolve deixar todos os colaboradores saberem que esse é o caminho a seguir, mas vai além de incentivar. Primeiro, dê o exemplo, inovando e facilitando que outros façam o mesmo.

Além disso, reconheça as ideias recebidas e dê lugar a elas nos projetos. Por fim, recompense o comportamento inovador, tanto com benefícios quanto por dar mais autonomia aos colaboradores.

Dê tempo para a inovação dar resultados

Nem sempre uma ideia, apesar de inovadora, vai dar resultado imediato. É preciso dar tempo para que os processos novos se provem eficazes. Isso vai mostrar a todos que a inovação faz parte do dia a dia, e não é apenas uma solução de emergência.

Mensure os resultados obtidos

Por fim, mensurar os resultados obtidos a partir dos esforços para gerir o negócio como um todo de forma inovadora permitirá fazer melhorias e aumentar os investimentos, o que só ajudará a aprofundar ainda mais essa característica no DNA do negócio.

Sem dúvida, aprendendo mais sobre os modelos de inovação conhecidos e aplicando essas dicas práticas, você vai conseguir transformar seu negócio e implementar uma gestão inovadora, digna de ser imitada por outras empresas. Com uma abordagem diferente para lidar com os problemas, você será capaz de conquistar os objetivos de forma colaborativa e eficiente.

E você, como planeja transformar seu negócio esse ano? Qual será o papel da inovação nesses planos? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.