O ciclo PDCA é um método amplamente aplicado para o controle eficaz e confiável das atividades de uma organização. Seu objetivo principal é agilizar os processos de gestão de uma empresa, padronizar as informações de controle de qualidade e diminuir a probabilidade de erros nas análises.
No post de hoje, vamos falar sobre o que é ciclo PDCA e como aplicá-lo. Vamos lá?
Veja também
O que é o ciclo PDCA
Também conhecido como ciclo de Deming, trata-se de uma ferramenta de gestão que se foca na melhoria contínua de uma empresa, uma vez que suas etapas não têm intervalos. A sigla PDCA vem dos nomes em inglês de cada uma das etapas que o compõem: planejar (plan), executar (do), analisar (check) e agir (action). Vamos ver cada uma delas com mais calma.
Planejar
O planejamento é a base de todas as ações do ciclo PDCA e, por isso, é fundamental para essa metodologia. Ele deve ser feito de acordo com a missão, visão e valores da empresa, deixando claros os objetivos e as metas e traçando um caminho para atingi-los.
Executar
Com o planejamento pronto, o próximo estágio é colocá-lo em prática. Procure segui-lo com precisão e alterá-lo o mínimo possível — é claro que certa flexibilidade é desejada, mas se você vai se afastar demais do planejamento, por que teve todo aquele trabalho para elaborá-lo? Essa fase se divide em outras duas etapas: o treinamento dos funcionários e gestores envolvidos no projeto, e uma coleta de dados para análise.
Checagem
Como o próprio nome diz, a função desse estágio é conferir se as metas estão sendo alcançadas e quais resultados foram obtidos, partindo dos dados coletados na etapa anterior. Existem duas maneiras de realizar a checagem e o ideal é que ambas sejam postas em prática: paralelamente à execução, para garantir que tudo está seguindo o planejamento, e ao final, quando será possível fazer uma análise mais abrangente e completa.
Ação
Nessa última etapa, aplicam-se ações para corrigir possíveis falhas e problemas detectados na etapa anterior. Ao fim dessa etapa, faz-se uma análise das possíveis causas dos erros identificados e o ciclo se reinicia, com novos parâmetros e objetivos.
Quando aplicar o ciclo PDCA
Normalmente, o ciclo PDCA é utilizado quando uma empresa detecta a necessidade de melhorias. Nesse momento, estabelecem-se as metas que nortearão a etapa do planejamento e, ao final, os resultados são revistos.
Vantagens do ciclo PDCA
Uma das principais vantagens do ciclo PDCA é a sua simplicidade de aplicação, por ser um modelo intuitivo. Ele permite a uma empresa manter um controle de seus processos de maneira otimizada, aumentando a eficiência de suas atividades e trazendo ganhos perceptíveis. Porém, para que isso seja alcançado, é importante lembrar que se trata de um ciclo — ou seja, ele precisa ser posto em prática continuamente, sempre mantendo a atenção a cada uma das etapas.
Com o aumento da competitividade do mercado, hoje se tornou necessário o uso de ferramentas como o PDCA não só para enfrentar os desafios do mercado, mas também para garantir qualidade do serviço e do produto.
E uma dica final. Não deixe de criar o seu Plano de Negócio e esteja sempre atualizando periodicamente conforme o desenvolvimento e mudanças da sua empresa. Planos de negócio não são apenas para quem está iniciando uma empresa ou tentando captar empréstimos e financiamentos, mas também para quem não quer se perder quanto ao rumo da sua empresa. Colocar no papel todos os detalhes das atividade do seu negócio irá te ajudar muito a entender como funciona a sua empresa e a tomar as decisões certas para o futuro do seu negócio. Confira esse artigo completo sobre como criar um Plano de Negócio perfeito.
Agora que você sabe o que é o ciclo PDCA, conte para a gente: como você planeja aplicá-lo na sua empresa? Se você já aplica, compartilhe suas experiências nos comentários!