A atualização de cadastro do Bolsa Família pode ser uma faca de dois gumes para os beneficiários. Afinal, se não se atualiza os dados, há o risco de perder o benefício. Por outro lado, há o medo de haver fatores na nova realidade familiar que signifiquem a perda do direito ao recebimento do Bolsa Família.
Assim sendo, hoje trouxemos muitas informações sobre qual a documentação necessária para a atualização, além de esclarecimentos sobre se algum deles pode ou não acarretar perda do benefício. Leia até o final e confira.
Quais documentos para atualização de cadastro do Bolsa Família?
Para atualizar o cadastro do Bolsa Família em 2024, é necessário apresentar alguns documentos importantes. Primeiramente, o responsável pela família deve levar um documento de identificação com foto, como RG ou CNH, além do CPF ou Título de Eleitor. Também é preciso um comprovante de endereço, que pode ser uma conta de luz, água ou telefone. Se não houver um comprovante, uma declaração de residência com a assinatura do responsável familiar pode valer.
Para os demais membros da família, é necessário apresentar um dos seguintes documentos:
- CPF;
- Título de Eleitor;
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Carteira de Identidade;
- Carteira de Trabalho.
Ademais, famílias com responsável legal devem incluir um documento que comprove a representação legal. Nesse sentido, muita gente fica com receio de apresentar a carteira de trabalho e isso acabar resultando no corte do Bolsa Família.
Carteira de trabalho pode reduzir o valor do benefício?
A carteira de trabalho, por si só, não reduz o valor do benefício do Bolsa Família. No entanto, o registro formal de emprego pode impactar a renda familiar total, que é um dos critérios para a concessão e cálculo do benefício.
Lembrando que o Bolsa Família é destinado a famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza, e a renda per capita é um fator determinante para a elegibilidade e o valor recebido. Atualmente, a renda familiar não pode ultrapassar R$ 218 por pessoa da família para dar direito ao recebimento do benefício.
Assim sendo, se um membro da família conseguir um emprego formal e a renda aumentar, isso pode levar a uma reavaliação do benefício. Dependendo do novo valor da renda per capita, a família pode ter o valor do benefício reduzido pela metade por 2 anos, graças à regra de transição. Então, após passar esse tempo, acontece o corte efetivo.
Como fazer a atualização de cadastro do Bolsa Família?
Para atualizar o cadastro do Bolsa Família, basta seguir estes passos:
- Reúna os documentos necessários: Certifique-se de ter em mãos documentos de identificação com foto (RG ou CNH), CPF, comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone) e certidões de nascimento ou casamento dos membros da família;
- Dirija-se ao CRAS ou setor do CadÚnico: Vá até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou ao setor responsável pelo Cadastro Único no seu município;
- Solicite a atualização: Informe ao atendente que você deseja atualizar o cadastro do Bolsa Família. Então, apresente todos os documentos reunidos;
- Preencha o formulário: O atendente fornecerá um formulário para ser preenchido com as informações atuais da sua família;
- Confirme os dados: Revise todas as informações fornecidas para garantir que estão corretas e completas;
- Aguarde a confirmação: Após a atualização, o sistema processará os dados e você será informado sobre a continuidade do benefício.
É importante lembrar que manter o cadastro atualizado é essencial para garantir a continuidade do recebimento do Bolsa Família.
Aliás, uma boa dica é ficar de olho nos alertas do CadÚnico, que avisam quando está perto para o seu cadastro ser suspenso devido à falta de atualização de cadastro do Bolsa Família e outros programas assistenciais.