O verão é marcado por muito calor, na verdade um calor intenso e insuportável. A estação traz consigo uma umidade relativamente baixa, e o nosso corpo precisa estar preparado para suportar as mudanças ocasionadas pela migração de estação.
Por mais que ainda não estejamos no verão, já podemos ter um prólogo de como a temperatura estará elevada neste verão. E para evitarmos a desidratação, temos que tomar certos cuidados, visto que a desidratação pode ocasionar uma série de complicações de saúde.
Logo mais estarei mostrando quais são as medidas cabíveis para evitarmos a desidratação. A desidratação é uma complicação que pode causar sérias complicações, e em alguns casos extremos, esta complicação pode inclusive levar o indivíduo ao óbito.
Como evitar a desidratação

Beba água:
Desidratação nada mais é do que a ausência de água em quantidades satisfatória no nosso corpo. Só para termos uma rápida ideia, o nosso corpo possui mais água do que qualquer outra coisa, ou seja, se faltar o líquido, a desidratação de fato ocorre.
Consuma pelo menos 2 litros de água por dia, essa quantidade se equivale aproximadamente a 8 copos em média. Beber água é muito importante, e o consumo exacerbado deve ocorrer mesmo em períodos de baixa temperatura, como no inverno por exemplo.
Veja também:
5 bebidas saudáveis que trazem muitos benefícios para a saúde
Beba sucos:
Beber apenas água pode se tornar algo monótono, não é mesmo? pois bem, uma alternativa para isso é o consumo de sucos, mas os sucos devem ser naturais, sucos de caixinha não contém nutrientes benéficos para a nossa saúde. Além dos sucos naturais, uma outra possibilidade de consumo são as vitaminas de frutas e até mesmo legumes.
Consuma alimentos ricos em água:
Existem determinados alimentos saudáveis, que contém grande quantidade de água. A exemplo das frutas, entre as frutas que mais contém água, podemos citar a melancia, que possui mais água do que pouca; além da maçã, pera, limão e laranja, etc.
Além dos alimentos genuínos da terra, há outros alimentos saudáveis ricos em água que podemos consumir, como exemplo temos o leite, que é rico em diversos nutrientes benéficos, como é o caso da Vitamina D e do cálcio, ambos essenciais para os nossos ossos.
Não consumir álcool:
As bebidas alcoólicas são diuréticas, em especial a cerveja. Ou seja, elas aumentam o fluxo de urina, e dessa forma a pessoa expele líquido em excesso, o que pode ocasionar uma desidratação. Portanto, procure evitar o consumo de tais bebidas no período de calor.
Caso haja o consumo de tais bebidas, procure consumir bastante quantidade de água, visto que a cerveja irá expelir água do corpo, através da urina.
Evitar o sol:
A exposição ao sol pode causar a desidratação, isso ocorre pelo fato de que o nosso corpo perde água, e se não houver uma reposição do líquido, com certeza você estará encrencado.
Caso seja necessário o contato com o sol, procure não se expor depois das 10 ou antes das 16 horas. Durante este intervalo, a temperatura se eleva além da conta, o ideal é ter contato com o sol antes das 10 ou depois das 16 horas, por no máximo 30 minutos.
Fonte: Ilove saúde
O melhor a se fazer é sempre repor as vitaminas que seu corpo está precisando para que você não tenha nenhuma faltando.
Isso mesmo, beba bastante água, procure se hidratar, não ficar muito exposto ao sol, repor vitaminas e nutrientes através da alimentação para não ter nenhum problema de saúde grave.