Treinamento Funcional – Descubra o que é e quais os benefícios dessa nova atividade para o organismo
Treinamento Funcional – Descubra o que é e quais os benefícios dessa nova atividade para o organismo
Emagreça de 5 a 15 KG de gordura em até 8 semanas com treinos de apenas 15 minutos por dia. Descubra nessa aula:

QUERO RESERVAR MINHA VAGA


Baixe Grátis o aplicativo Q48 | Livro Virtual Queima de 48 Horas

As atividades estão cada vez mais modernas. São diversos tipos que podem ser realizados onde quiser. Existem muitas pessoas que estão fazendo algum exercício com o objetivo de tonificar a musculatura, perder peso e adquiri uma vida mais saudável. Por isso, elas estão procurando alternativas que proporcionem estes benefícios e que sejam mais atrativas, atendendo, assim, as necessidades e desejos de cada um.

Atualmente podemos contar com diversos tipos de exercícios que permitem bons resultados e atraem mais praticantes. São inúmeras modalidades que possibilitam agregar o alcance dos objetivos esperados com as necessidades físicas e psíquica do individuo.

Um destes exercícios que está bombardeando as academias e tem conquistado muitos agregados é o treinamento funcional. Por isso, hoje, vamos falar sobre ele e os benefícios que proporciona ao corpo.

Veja também:

Exercícios para a saúde do coração

Dicas para quem quer começar a correr

8 principais benefícios da pipoca de milho

O que é treinamento funcional?

Treinamento funcional condiz com movimentos que melhoram a condição para realizar uma tarefa. Ele deve ser feito de acordo e respeitando os movimentos naturais do corpo. Assim, para garantir um efeito adequado, o movimento deve integrar todos os grupos musculares, evitando o isolamento de um determinado músculo. Algumas pessoas usam o peso do próprio corpo para realizar as séries, no entanto, é comum a utilização de equipamentos livres como: cordas, halteres, barras e bolas.

Por não permitir o uso de máquinas de peso fixo, o atleta deve utilizar o peso corporal e fazer movimentos que permitem acesso aos grupos musculares que deverão ser trabalhados. Vale ressaltar que qualquer pessoa de qualquer idade pode fazer um treinamento funcional.

Benefícios da atividade funcional:

  • Melhoramento da postura:

    Apesar de existirem muitos exercícios que ajudam a corrigir a postura, os treinamentos funcionais são os que mais atingem esta área. Geralmente as pessoas que possuem uma postura errada ou sentem dores na lombar recebem indicação de treinamento funcional. Essas atividades ajudam a melhorar a postura e aliviam alguns problemas simples na região.

  • Equilibra os membros do corpo:

    Não é apenas a coluna que recebe atenção com estes tipos de exercícios, outros membros também são beneficiados, pois possibilita um bom equilíbrio entre eles, corrigindo erros e aliviando tensões.

  • Fortalece a musculatura:

    Os músculos são bem trabalhados com o treino funcional. Algumas pessoas acreditam que para manter um corpo saudável e definido é necessário ajuda de equipamentos, no entanto, ao utilizar o peso do próprio corpo e trabalhar grupos musculares, você pode conquistar o resultado desejado e desenvolver as regiões que quiser. É possível tonificar diversos músculos nos treinos sem a necessidade de praticar um exercício específico para uma determinada região.

  • Desenvolve a percepção:

    Como o treino é à base de movimentos naturais do próprio corpo, o praticante passa a obter uma percepção mais apropriada e equilibrada do próprio organismo, melhorando as funções motoras, já que treina diversas habilidades.

  • Melhora as estruturas afetas por lesão:

    Em alguns casos, o médico pode indicar o uso funcional como forma de fisioterapia, pois esses exercícios ajudam a reestruturar regiões afetadas por uma lesão, contribuindo para a reabilitação total do corpo. Assim, quem sofre algum acidente, pode melhorar suas funções e movimentos de forma mais adequada.

Apesar de não possuir contraindicação, é fundamental procurar a orientação de um profissional, pois em alguns casos específicos, os treinos podem prejudicar a saúde da pessoa. Além disso, é essencial respeitar os limites do organismo para que um treino seja feito adequadamente.

Treino funcional e a hipertrofia:

Muitas pessoas acreditam que o treino funcional é bom para a saúde, mas não ajuda quem deseja a hipertrofia. Entretanto, alguns professores explicam que além de melhorar a condição física, esses treinos ajudam na hipertrofia muscular, pois se dá de maneira sistêmica e harmônica. São mais completos e trabalham a musculatura de forma geral, podendo ser, inclusive substituto da musculação.

Apesar de alguns profissionais acreditarem que o treino pode aumentar os músculos, outros dizem que ele proporciona força e definição, mas aqueles que procuram músculos maiores devem procurar outros tipos de exercícios.

Independente da opinião controversa existente, todos concordam que as atividades funcionais oferecem mais saúde e benefícios ao organismo. Por isso, são ótimas opções para quem deseja ter uma vida mais repleta e com qualidade.

Vamos começar a fazer esse treinamento funcional. Diga nos comentários abaixo quais os exercícios você costuma fazer. E não deixe de cadastrar seu email logo abaixo para receber outras dicas como essa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here