A queda de cabelo pode ser um pesadelo para muitas pessoas. O banheiro mais parece um cabeleireiro, com cabelos no chão, no lavatório e na banheira. Os fios que encontramos na cama davam para encher a almofada. E os que não ficam agarrados aos lençóis andam connosco a passear de um lado para o outro, sempre bem presos à nossa camisola. Olhamos ao espelho e pensamos que temos um cabelo saudável, brilhante e vistoso. Mas a verdade é que se ele cai é porque não está assim tão bem de saúde…
Existem diversos estudos que indicam que qualquer problema manifestado através do cabelo é reflexo de algum trauma, alteração da alimentação, alteração medicamentosa ou hormonal que ocorreu três meses antes do período da queda.
Nesta matéria vamos mostrar-lhe 15 alimentos que você deve colocar na sua alimentação que o ajudam a prevenir a queda de cabelo.
Top 15 de alimentos que ajudam a prevenir a queda de cabelo
E sabe qual é a melhor parte de comer estes alimentos? É que ao ingerir estes alimentos está também a ‘ajudar’ a sua pele e as suas unhas a ter uma vida saudável. Três em um!
1 -Vegetais de folhas verdes
Comer vegetais de folhas verdes, como espinafres, couves e acelga, fornece ao corpo vitaminas essenciais para o cabelo, como as vitaminas A e C, que ajudam os folículos pilosos produzirem sebo. As folhas verdes também contêm ácido fólico (B9) e biotina, cálcio e ferro e zinco – exemplo: cenoura, rúcula e agrião.
2 – Abóbora
Rica em metionia e lisina ajuda a que o cabelo cresça forte e saudável. As sementes de abóbora são ricas em zinco.
3 – Cebola roxa
Rica em aminoácidos cisteína, lisina e metionina, vai ajudar a que o cabelo tenha mais força.
Veja também:
Cabelo – Dicas profissionais para um cabelo perfeito
4 – Batata-doce
Rica em B12
5 – Abacate
Contém vitamina A e é rico em vitaminas do complexo B 12 , Vitamina E, beta-caroteno, cobre, vitamina C e gorduras saudáveis;
6 – Melão
Rico em vitamina B9. Ingerir melão é também bastante bom para quem está a fazer dieta, e para prevenir a queda de cabelo.
7 – Frutos Secos
A Castanha-do-pará, Caju, nozes e Avelãs são ricos em aminoácidos essenciais – a metionina, cisteina e a lisina. As amêndoas e os Amendoins, para além de terem estes aminoácidos, são ricos em zinco;
8 – Cogumelos
Ricos em aminoácidos essenciais (lisina, metionina, cisteina) e vitaminas B5 e B9;
9 – Levedura de cerveja
Rica nas vitaminas B5 e B9;
10 – Peixes
Cavala, sardinha e ostras são alguns dos pescados ricos em ómega 3 (anti-inflamatório). Prefira produtos de mar livre – arenque, caranguejo, truta, salmão (B12, B9), ostras (zinco e B9, B12) e atum (B9).
11 – Algas
Ricas em sais minerais (ferro, zinco);
12 – Grãos
Feijão, grão, lentilhas e soja são ricas em vitaminas do complexo B. O feijão é uma grande fonte de proteína magra e também fornece grande quantidade de biotina, ferro e zinco; As ervilhas também ajudam a resolver os problemas capilares, pois possuem os aminoácidos metionina e cisteína. Deve dar preferência a cereais crus e integrais. Exemplo flocos de aveia, centeio, cevada, malte, trigo-sarraceno, quinoa, pois são ricos em vitamina B5.
13 – Gema de ovo
Contém caratenóides, ácidos gordos essenciais, vitaminas A, E, D e K . A gema contém cálcio, ferro, fósforo, zinco, tiamina, B6, ácido fólico (B9) e B12, e ácido pantoténico;
14 – Fígado
Rico em proteínas, vitaminas A, B12, B5, B6 e C além de cobre e zinco.;
15 – Água de coco
Rica em vitaminas A, B, E, cobre, ferro, potássio e é muito hidratante.
Se quer evitar a queda de cabelo (e melhorar também o aspeto da sua pele e das suas unhas) deve incluir diariamente estes alimentos na sua alimentação. Muitos deles não devem ser consumidos em excesso devido às calorias que contém.
Excelente artigo, me ajudou muito, irei estudar mais sobre calvície e queda de cabelo. Obrigado por compartilhar.
Olá Flavio, que bom que o artigo pôde lhe ajudar. Ficamos felizes com isso.
Ótimo artigo. Muito Bom !!!