A queda de cabelo pode ser um pesadelo para muitas pessoas. O banheiro mais parece um cabeleireiro, com cabelos no chão, no lavatório e na banheira. Os fios que encontramos na cama davam para encher a almofada. E os que não ficam agarrados aos lençóis andam connosco a passear de um lado para o outro, sempre bem presos à nossa camisola. Olhamos ao espelho e pensamos que temos um cabelo saudável, brilhante e vistoso. Mas a verdade é que se ele cai é porque não está assim tão bem de saúde…
Existem diversos estudos que indicam que qualquer problema manifestado através do cabelo é reflexo de algum trauma, alteração da alimentação, alteração medicamentosa ou hormonal que ocorreu três meses antes do período da queda.
Nesta matéria vamos mostrar-lhe 15 alimentos que você deve colocar na sua alimentação que o ajudam a prevenir a queda de cabelo.
Top 15 de alimentos que ajudam a prevenir a queda de cabelo
E sabe qual é a melhor parte de comer estes alimentos? É que ao ingerir estes alimentos está também a ‘ajudar’ a sua pele e as suas unhas a ter uma vida saudável. Três em um!
1 -Vegetais de folhas verdes
Comer vegetais de folhas verdes, como espinafres, couves e acelga, fornece ao corpo vitaminas essenciais para o cabelo, como as vitaminas A e C, que ajudam os folículos pilosos produzirem sebo. As folhas verdes também contêm ácido fólico (B9) e biotina, cálcio e ferro e zinco – exemplo: cenoura, rúcula e agrião.
2 – Abóbora
Rica em metionia e lisina ajuda a que o cabelo cresça forte e saudável. As sementes de abóbora são ricas em zinco.
3 – Cebola roxa
Rica em aminoácidos cisteína, lisina e metionina, vai ajudar a que o cabelo tenha mais força.
Veja também:
Cabelo – Dicas profissionais para um cabelo perfeito
4 – Batata-doce
Rica em B12
5 – Abacate
Contém vitamina A e é rico em vitaminas do complexo B 12 , Vitamina E, beta-caroteno, cobre, vitamina C e gorduras saudáveis;
6 – Melão
Rico em vitamina B9. Ingerir melão é também bastante bom para quem está a fazer dieta, e para prevenir a queda de cabelo.
7 – Frutos Secos
A Castanha-do-pará, Caju, nozes e Avelãs são ricos em aminoácidos essenciais – a metionina, cisteina e a lisina. As amêndoas e os Amendoins, para além de terem estes aminoácidos, são ricos em zinco;
8 – Cogumelos
Ricos em aminoácidos essenciais (lisina, metionina, cisteina) e vitaminas B5 e B9;
9 – Levedura de cerveja
Rica nas vitaminas B5 e B9;
10 – Peixes
Cavala, sardinha e ostras são alguns dos pescados ricos em ómega 3 (anti-inflamatório). Prefira produtos de mar livre – arenque, caranguejo, truta, salmão (B12, B9), ostras (zinco e B9, B12) e atum (B9).
11 – Algas
Ricas em sais minerais (ferro, zinco);
12 – Grãos
Feijão, grão, lentilhas e soja são ricas em vitaminas do complexo B. O feijão é uma grande fonte de proteína magra e também fornece grande quantidade de biotina, ferro e zinco; As ervilhas também ajudam a resolver os problemas capilares, pois possuem os aminoácidos metionina e cisteína. Deve dar preferência a cereais crus e integrais. Exemplo flocos de aveia, centeio, cevada, malte, trigo-sarraceno, quinoa, pois são ricos em vitamina B5.
13 – Gema de ovo
Contém caratenóides, ácidos gordos essenciais, vitaminas A, E, D e K . A gema contém cálcio, ferro, fósforo, zinco, tiamina, B6, ácido fólico (B9) e B12, e ácido pantoténico;
14 – Fígado
Rico em proteínas, vitaminas A, B12, B5, B6 e C além de cobre e zinco.;
15 – Água de coco
Rica em vitaminas A, B, E, cobre, ferro, potássio e é muito hidratante.
Se quer evitar a queda de cabelo (e melhorar também o aspeto da sua pele e das suas unhas) deve incluir diariamente estes alimentos na sua alimentação. Muitos deles não devem ser consumidos em excesso devido às calorias que contém.
Respostas de 3
Excelente artigo, me ajudou muito, irei estudar mais sobre calvície e queda de cabelo. Obrigado por compartilhar.
Olá Flavio, que bom que o artigo pôde lhe ajudar. Ficamos felizes com isso.
Ótimo artigo. Muito Bom !!!