Pular para o conteúdo

Como acabar com a queda de cabelo

A queda de cabelo é algo muito comum e atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Em muitos casos a perda pode se dar devido a fatores hormonais, no entanto em outros casos pode se tratar de doenças simples ou, até mesmo, patologias mais graves.

Quando ocorre uma queda por problemas mais sérios, o tratamento deve ser mais rigoroso e por isso, é fundamental manter sempre um acompanhamento de um profissional. Em contrapartida, há métodos mais simples que podem ajudar a prevenir a queda e recuperar os fios perdidos, mantendo os cabelos mais saudáveis e bonitos.

Antes de iniciar qualquer tratamento, é importante procura ajuda médica para realizar um diagnóstico adequado, pois assim, a recuperação será mais confiável e eficiente. Por tanto, o primeiro passo para acabar com a perda dos fios é entender qual o tipo de queda está acontecendo.

Veja também:

Pare a Queda do Cabelo Definitivamente com esse Métodos Exclusivos

15 alimentos que ajudam a prevenir queda do cabelo

Tipos de queda de cabelo:

1- Alopecia Androgenética: Conhecida também como Calvície, ela ocorre principalmente nos homens, e geralmente é algo progressivo. Muitos homens acabam por assumir a falta de cabelo e se tornam os famosos carecas. Porém, quando atinge as mulheres, pela vaidade feminina, é comum existirem métodos que ajudam a combater este problema. Trata-se de uma manifestação fisiológica em indivíduos predispostos.

2- Alopecia Areata: Pode atingir não apenas a região da cabeça como também outras partes do corpo. Caracteriza-se por ser uma perda localizada em áreas delimitadas. Trata-se de algo mais raro e pode ocorrer tanto nos homens como nas mulheres. Apesar da causa não ser totalmente conhecida, o que se sabe é que o sistema imunológico ataca tecidos corporais sadios por engano.

3- Eflúvio Telógeno: Quando o indivíduo está sob forte stress ocorre à queda dos cabelos. É comum que cada pessoa perca alguns fios diários, no entanto, quando se trata de períodos estressantes há um aumento significativo na perda dos fios, deixando muitos assustados. Engana-se quem pensa que a queda ocorre apenas nos períodos mais difíceis, pois existem diversos fatores que propiciam isso como: Alterações hormonais; infecções no couro cabeludo; dietas e o uso de substâncias tóxicas.

4- Queda do cabelo auto induzida: a queda do cabelo auto induzida é conhecida como Tricotilomania e Alopecia por Tração. A Tricotilomania é quando a pessoa costuma arrancar os fios e pelos continuamente de forma voluntária. Normalmente o tratamento é à base de terapias. Já a Alopecia por Tração é causada de forma involuntária, muito comum, principalmente em mulheres que costumam realizar diferentes tipos de peteados, provocando uma tração excessiva e contínua sobre os cabelos.

Como reconhecer qual o tipo de queda de cabelo:

O reconhecimento começa com você mesmo, ou seja, quando você perceber um aumento significativo na queda, deve ficar atento se é causado de forma consciente ou se ocorrer ao lavar e petear os fios, além da perda ao movimentar a cabeça. Se isso ocorrer, procure ajuda de um profissional para que ele possa analisar e verificar o tratamento mais adequado à sua situação. É importante manter a calma e evitar a automedicação.

Tratamento contra a perda dos fios:

A única solução para acabar com a queda é realizar tratamentos específicos para cada caso. Sendo assim, ao realizar um método específico sem fazer o diagnóstico correto, isso poderá prejudicar a própria saúde. Dessa forma, é fundamental seguir algumas indicações e consultar um dermatologista.

• Beba muita água: A água é forte fator para a manutenção da saúde, inclusive das madeixas, pois ela mantém os fios hidratados. Saiba como evitar a desidratação no verão.

• Mantenha uma alimentação saudável: Inclua frutas e verduras em sua dieta e evite refeições gordurosas, açúcar e sódio. Saiba como ter uma alimentação saudável.

• Pratique exercícios: As atividades físicas ajudam na prevenção da saúde, mantendo o corpo em forma. Além disso, alivia o stress, proporcionando sensação de bem-estar.

• Procure ajuda médica: Quando a queda é causada por um problema mais severo, é importante realizar uma avaliação médica, pois será necessário o uso de medicamentos e, muitas vezes, métodos mais rigorosos.

Nos casos de queda auto induzida, é necessário aconselhar o tratamento com a ajuda psicológica, pois nestes casos, podem estar ocorrendo situações mais alarmantes relacionadas aos conflitos pessoais.

A queda pode assustar, mas há soluções que além de aliviar este problema, ajuda a manter os fios mais sedosos e fortalecidos.

Bom… agora você sabe que queda de cabelo tem como evitar. E como sempre, a vida saudável é a solução. Se você está com esse problema e faz algum tipo de tratamento que está resolvendo, conte nos comentário abaixo e ajude outras pessoas também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.