É difícil argumentar contra a importância de ter uma presença online e um website profissional, independente da linha de atuação de um profissional ou de uma empresa. E felizmente o tempo de conhecer a fundo programação e suas linguagens para se fazer um site já passaram.
A criação de um site na internet nos dias de hoje não tem segredos, basta pensar em um nome, fazer o registro do domínio, tratar da hospedagem do site e ter uma plataforma para a criação do site.
Um site e uma infinidade de oportunidades
Atualmente criar um site, registar um nome e ter a possibilidade de ter um site de qualidade é possível para todos, com muitos passos podendo ser dados até mesmo de maneira gratuita.
Através de um site você pode divulgar seus produtos, habilidades e até mesmo opiniões, será um passo à frente a nível pessoal ou profissional.
Não faltam boas referências para usar em um site, podendo pescar ideias e entender como uma plataforma completa funciona. O exemplo da Parimatch pode ser conferido aqui e apresenta boas noções de design, facilidade de acesso e hierarquia de informações.
Um site na internet pode ser criado visando vários objetivos:
- Vender algum produto;
- Expressar suas opiniões;
- Demonstrar suas habilidades em algum tipo de trabalho;
- Ensinar algo que possa ter interesse como por exemplo culinária, hobbies e outros assuntos dos mais variados.
Os sites depois de criados ficam armazenados em um banco de dados de um servidor e quando as pessoas acessam o seu endereço o conteúdo do mesmo é exibido no computador, tablet ou aparelho celular.
Existem vários tipos de sites, desde os institucionais, informativos e os mais comuns como os de entretenimento direcionados a um público específico, blogs, eCommerce para venda de produtos e também site educativos.
O início de tudo
A primeira coisa a fazer é ter em mente uma ideia do que será divulgado no site e a seguir criar um nome que seja fácil de memorizar e que reflita o que você pretende apresentar no site.
Depois do nome escolhido (o domínio) faça uma verificação em sites especializados para saber se o domínio está livre ou não. Caso esteja livre faça o registro, caso contrário será preciso escolher outro nome.
Apesar de já existir mais de um bilhão de sites no mundo, as possibilidades de registrar um domínio seguem sendo enormes. Além de poder variar o nome, há ainda a chance de usar .com, .com.br, .tech, .net e muito mais.
O próximo passo é escolher onde o site ficará hospedado: nesse caso poderá ser cobrado um determinado valor ou escolher um servidor que faça a hospedagem de maneira gratuita.
A melhor opção é a escolha de um provedor pago, para isso faça uma pesquisa na internet e verifique qual o melhor custo-benefício.
Como criar um website
A escolha de uma plataforma para criar um site é de suma importância. Dá para encontrar as opções que são gratuitas e por esse motivo elas aplicam algumas restrições. Ou as pagas que oferecem muito mais elementos para que o cliente possa exercer sua criatividade.
Existem na internet muitos sites que ensinam como criar um site de qualidade sem que a pessoa necessite ter grandes conhecimentos.
Decidir sobre o formato, conteúdo, cores, imagens…
As plataformas de criação de sites colocam à disposição do usuário um grande leque de opções de estilos que podem ser aplicados, mesmo que você não seja um craque da informática.
Você pode complementar o modelo básico com fotos de sua autoria para que se diferenciem daquelas dos bancos de imagens, utilizar cores que chamem a atenção e deixar à vista informações mais importantes para que o visitante não precise ficar procurando dentro da página o assunto que tenha interesse.
Tenha em mente que seu site será mais um dentre um oceano de páginas existentes na internet, então para que as pessoas tenham acesso ao mesmo ele precisa estar bem posicionado no Google.
Para que isso ocorra as páginas deverão estar formatadas de maneira correta, assim serão compatíveis com os mecanismos de pesquisa.
Será preciso utilizar técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que significa otimização de mecanismos de busca, ou seja, se trata de um conjunto de técnicas utilizadas para se ter um bom posicionamento no Google ou em outros buscadores
Podemos utilizar palavras-chave, criar conteúdo relevantes, usar textos âncoras e etc.
Para que as pessoas se sintam seguras ao visitar seu site, tenha um certificado SSL, que comunique ao navegador que o mesmo é seguro e confiável.
Com um certificado SSL as informações dos usuários ficam protegidas, já que ele utiliza criptografia o que impede que as informações sejam vistas ou interceptadas a caminho do servidor.
Passo a passo para construir um site
Para recapitular, construir sua página é bastante simples. Antes de começar é preciso formatar na sua cabeça, ou até usando um papel ou ferramenta digital, o que você quer expor no site. Pense no propósito da página e busque boas referências de conteúdo, layout, cores e tudo mais.
A seguir, saiba se o domínio que você pensou já está registrado e busque alternativas caso a resposta seja sim. Mas lembre-se: não complique demais, o domínio deve ser algo fácil e intuitivo.
Evite domínios muito longos, priorize o .com.br e já que é o mais “na boca do povo”.
Depois de registrado o domínio, é hora de buscar uma hospedagem, onde os dados de sua página ficarão armazenados. Há planos dos mais diversos e se seu site não terá grande demanda logo de cara, um plano limitado e barato será suficiente. Com o tempo, contrate planos maiores para que seu site fique mais rápido.
É comum que as empresas de hospedagem ofereçam tutoriais fáceis de seguir sobre como colocar seu site no ar, instalando um gerenciador de conteúdo (como o WordPress). Seguindo esses tutoriais você não precisará ter grandes conhecimentos de informática.
Privilegie sempre a rapidez para encontrar as informações e um layout claro e clean para ler facilmente.
Conclusão
Como relatado, criar um site é fácil e pode ser feito através de criadores de sites gratuitos. Mantenha seu site sempre atualizado e com informações relevantes e com certeza ele terá sucesso.
Gostei muito do seu artigo!
Se puder visite nosso site também para dicas de energia solar fotovoltaica e aquecimento solar =)
Obrigado
Hoje em dia com as múltiplas plataformas gratuitas tudo fica bem mais fácil, porém a concorrência tende a aumentar muito. Excelente post! Abraço