Manutenção de impressora 3D
Imagem: yacobchuk1/Depositphotos

Quem tem ou está pensando em comprar uma impressora 3D se preocupa com muitas questões, principalmente referente ao preço do equipamento, o que ela imprime e ainda sobre os filamentos utilizados. Uma questão que não pode ser esquecida é referente a manutenção de impressora 3D, que precisa ser feita periodicamente para evitar problemas.

Esse tipo de serviço é muito importante para garantir que o equipamento continue funcionando em suas condições totais, proporcionando impressões de qualidade sempre que for acionado. E é importante ficar atento para a manutenção corretiva, aquela que acontece antes do problema estourar.

Faça manutenções preventivas

As impressoras 3D custam geralmente valores elevados, por isso é importante cuidar bem delas, para que a vida útil seja longa. O melhor a fazer é garantir a manutenção preventiva, desta forma, o proprietário saberá exatamente quando será necessário fazer a troca a de uma peça, por exemplo.

Mas, quando este cuidado não é tomado, ela poderá apresentar falhas em seu sistema, comprometendo o processo de produção. Além disso, a quebra de uma peça custará mais do que a manutenção preventiva que foi deixada de lado. Outro fator que pesa é o fato de que a máquina ficará fora de uso por algum tempo. Por isso, faça a manutenção de impressora 3D regularmente.

Faça uma inspeção periodicamente

Uma das nossas dicas para evitar problemas com o seu equipamento é fazer uma inspeção com seus próprios olhos. Isso deve ser feito antes que apareça qualquer defeito que atrapalhe a sua produção. E tem algumas situações que podem ser percebidas pelos proprietários durante uma vistoria.

Ela pode estar sendo atacada por materiais residuais e por poeira, assim é importante fazer uma inspeção regularmente. Em alguns casos apenas uma limpeza já bastará, não será preciso levar a impressora até um técnico.

Não esqueça de calibrar a impressora 3D

As impressoras 3D geralmente são vendidas já calibradas (Como é no caso da 3D Criar) e isso funciona perfeitamente durante algum tempo, só que após meses ou anos de uso, podem começar a ocorrer desvios. A partir disso, é interessante fazer a calibragem periodicamente, com ajustes necessários para o seu perfeito funcionamento.

Isso serve para reduzir a possibilidade de erros e falhas durante as impressões.

Atenção para as correias e para os eixos

Para garantir uma impressão perfeita no equipamento é fundamental que as correias estejam esticadas e os eixos lubrificados. Além disso, todos os parafusos do alimentador devem estar lubrificados.

É comum que com o passar do tempo as correias começam a afrouxar. É importante que estejam esticadas para garantir o bom funcionamento do sistema. Dependendo do modelo que possui, é possível fazer os ajustes por contra própria ou então será preciso buscar a troca.

A lubrificação das barras dos eixos X, Y e Z é importante. Faça isso com o uso de graxa branca de lítio ou óleo lubrificante de máquina. Acontece que com o passar do tempo as partes que deslizam sobre as barras vão deixando resíduos, assim é necessário fazer a limpeza, para garantir que os movimentos ocorram de maneira tranquila.

E isso não é complicado de fazer. Primeiro as hastes devem ser limpas, para a remoção dos resíduos, na sequência, passe uma esponja com lubrificante sobre elas. Não exagere na quantidade de lubrificante, já que pode ser prejudicial para o sistema.

Limpe o extrusor

O extrusor tem um papel fundamental na impressora 3D. Quem também deve ser tratado com cuidado é o bico da impressora, que não pode estar entupido para que o sistema trabalhe de uma maneira adequada, impedindo que a poeira e partículas pequenas causem problemas. Inclusive, resíduos levados pelos filamentos podem causar problemas.

Faça a limpeza do extrusor regularmente, pode ser todos os dias, logo que a impressora for desligada. Confira a tensão do filamento, para garantir que ele não esteja deixando o motor sobrecarregado.

Dependendo da idade da sua impressora e dos cuidados que toma com ela, o bico poderá estar bem desgastado, então a troca por um novo é uma boa opção a ser feita. Tente manter a limpeza nesta parte, e confira se ele mantém a dimensão original.

Assim como qualquer outro equipamento, a manutenção de impressora 3D é fundamental para garantir sucesso na vida útil de uma impressora 3D. Fique atento para os sinais que ela dá quando algo está errado e corrija rapidamente antes de perder a máquina.

Veja também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui