O Blockchain (cadeia de blocos) é um grande livro ou base de dados distribuída para compartilhar nodos numa rede informática. Ficou conhecida pelas criptomoedas, por exemplo, Bitcoin, já que oferece muita segurança e descentralização para poder fazer todas as transações.
Esta base cria dados que não podem ser modificados, por isto é que este sistema é usado em vários mercados, não só criptomoeda, como contratos inteligentes, finanças descentralizadas, tokens não fungíveis, etc.
A diferença do Blockchain com qualquer outra base de dados, é que todas as informações que se inserem são salvas em várias cadeias de blocos, isto fará que esses dados sejam salvos em vários computadores, tendo que coincidir a informação em todos para ser válido.
Como são as funcionalidades do Blockchain?
O controle dos dados é feito por toda a cadeia, por isso é tão seguro, não fica por conta de uma empresa ou poucos usuários. E sempre tem que se lembrar de que o dado que é inserido nos blocos não pode ser modificado depois, por isto que deve estar seguro para mandar a informação correta.
Um Blockchain está formado por programas (scripts) que fazem as tarefas de acessar e inserir a informação para que seja gravada e armazenada, que é distribuída numa cadeia de blocos.
A informação é inserida por meio da execução de um logaritmo cifrado, que fornece segurança à transação, para criar um hash (número hexadecimal único) que será localizado numa cadeia de blocos, ficando os dados em blocos entrelaçados.
Este sistema é descentralizado e transparente, já que é controlado por toda a cadeia com equipamentos em diferentes localizações, por isto que foi se tornando mais conhecido e usado por cada vez mais indústrias e pessoas.
O Blockchain pode ser usado em qualquer tipo de transação que os dados tenham que ser imutáveis, por exemplo, escritura de propriedades, votos numa eleição, identificações estaduais, estoques de produtos e também nos esportes com os “fans tokens”.
O uso de Blockchain nos esportes
O Blockchain tem vários usos nos esportes que fazem que os torcedores possam interagir com os clubes dos seus amores de diversas maneiras. Uma delas são os Fans Tokens, que são ativos digitais que permitem o acesso numa plataforma esportiva exclusiva ou também dar o atributo de propriedade para os fãs.
Quem possui esses tokens tem a possibilidade de poder interagir com o seu clube de uma maneira diferencial, como conteúdo exclusivo, votos em várias decisões, poder comprar produtos oficiais dos times, descontos, etc.
Também o torcedor vai poder obter produtos digitais não só estando no Brasil, senão que ao ser descentralizado, pode continuar interagindo com o clube morando fora ou de viagem.
Como a Blockchain permite fornecer proteção de direitos, vai obter produtos e serviços legais e originais do seu clube, tendo segurança contra a pirataria.
As possibilidades são muito amplas, já que também possibilita de poder participar de apostas esportivas, sorteios exclusivos como conhecer algum jogador ou mesmo um lugar destacado no campo para algum jogo.
Cada vez mais vai ter mais benefícios com o desenvolvimento na tecnologia de Blockchains, tem que estar ligado e poder curtir de se sentir ainda mais perto do seu clube.