Cada vez mais as empresas do ramo logístico se preocupam com a experiência do cliente. Esta é uma tendência global, que atinge todos os ramos de negócios. Para que essa experiência possa ser otimizada, diversas práticas e ferramentas podem ser adotadas. Entre elas, a supply chain. Você já ouviu falar nela?
Focada no controle logístico, ela é capaz de otimizar seus processos e, consequentemente, seus resultados, proporcionando ao cliente final uma excelente experiência de consumo, gerando satisfação e fidelização do mesmo. Desta forma, será muito provável que ele volte a utilizar os serviços da mesma empresa quando for novamente necessário.
Conheça mais a supply chain e os benefícios que ela pode proporcionar aos seus clientes neste texto. E não se deixe assustar pelo estrangeirismo do nome: apesar de parecer algo de outro mundo, a verdade é que ela já é parte do dia a dia de muitas empresas, e segue como tendência de inovação para tantas outras.
O que é supply chain?
Supply chain é o nome em inglês dado para a cadeia de suprimentos. O termo é utilizado para englobar uma metodologia e seus conjuntos de práticas que otimizam o fluxo de mercadorias em cada etapa logística, do produtor à transportadora, até chegar ao consumidor final. Em outras palavras, trata-se do gerenciamento de todas as etapas percorridas por um produto.
Logística e supply chain andam juntas desde sempre, mesmo antes do termo se tornar um conceito, há muitas décadas. Afinal, não há supply chain sem a logística para realizar seus fluxos e movimentos. Por sua vez, a logística sem uma supply chain adequada precisa lidar com um número muito maior de desafios e percalços.
Os elementos da supply chain
O grande foco da supply chain é criar condições para que todas as etapas percorridas por um produto atuem em sinergia e com um mesmo padrão de qualidade. Esta não é uma tarefa simples, mas também não é impossível.
Os desafios são muitos, e por isso é necessário que cada elemento que compõe a supply chain esteja funcionando em perfeitas condições. Conheça esses elementos, ou etapas, a seguir.
Planejamento
O planejamento é a etapa inicial para a supply chain. Ele é importante para que todas as etapas pelas quais o produto irá percorrer funcionem da melhor forma possível. Para tanto, análises de dados e objetivos são indispensáveis. Entre elas, a previsão de oferta e demanda, preço dos produtos e gestão de seu armazenamento.
Compra
Este elemento, o segundo dentro da cadeia de suprimentos, refere-se à aquisição de insumos para a produção das mercadorias em questão. Aqui são analisadas as melhores matérias-primas, valores e meios para aquisição. O objetivo é garantir que a próxima etapa, de produção, seja feita de forma rentável, mas sem perder a qualidade desejada.
Produção
No supply chain, a etapa de produção é onde se discute os conceitos e a implementação de todas as práticas que estão relacionadas à fabricação do produto. Para tanto, é necessário levar em conta elementos como gestão de produção e infraestrutura, entre outros.
Distribuição
O último aspecto da cadeia de suprimentos é o que está mais relacionado diretamente à logística em si, visto que trata da distribuição do produto até o consumidor final. Portanto, este elemento é o que mais impacta a experiência do cliente. Além do consumidor final, também deve ser levado em consideração a cadeia de revendas e comércio que serão contemplados com os produtos para venda.
Como a supply chain influencia na experiência do cliente?
Supply chain segue a mesma lógica de outras metodologias de otimização: quanto melhor a gestão, melhor o serviço e/ou produto. Quanto melhor o serviço ou produto oferecido, melhor será a experiência de usuário de seus clientes.
Uma boa gestão de cadeia de suprimentos pode transformar a atuação de uma empresa. Quando se é capaz de oferecer produtos e serviços de excelência, tem-se como resultado um melhor relacionamento com o cliente e o aumento na percepção de valor da marca.
Por exemplo, o supply chain pode ser utilizado para metas específicas, que irão otimizar a relação entre cliente e produto/serviço. Vamos utilizar como exemplo, uma produção mais sustentável. Que cliente não gosta de saber que seu consumo está alinhado com a consciência ambiental? Para implementar uma cadeia produtiva alinhada a esse propósito, o supply chain é indispensável.
Relações verdadeiras com os clientes
O impacto na experiência do cliente se dá, também, por uma transformação na lógica de consumo nas últimas décadas. Consumidores estão cada vez mais interessados e preocupados em conhecer a fundo quem está por trás dos produtos e serviços que consomem diariamente.
Assim, uma estrutura consolidada de cadeia de suprimentos também diz muito sobre uma marca, seus propósitos e objetivos. Todos querem saber o quão atenta e preocupada com boas e humanizadas práticas um negócio está, e isso só é possível com metodologias como o supply chain.