Munique é a capital do estado da Baviera no sudoeste do País, cuja população atual é cerca de 1,3 milhão de pessoas. É a cidade mais populosa da região e do Sul da Alemanha e perde apenas para a capital Berlim e Hamburgo se levarmos em consideração o país como um todo.

Hoje em dia, Munique é considerada uma cidade moderna e importante no cenário financeiro, urbano, econômico, cultural e, claro, político não somente da Alemanha, mas de toda Europa. Várias multinacionais de renome estão sediadas lá, como a montadora automobilística BMW.

Entre 2011 e 2012, Munique ficou com a quarta posição no ranking de “melhores cidades para se viver”, segundos dados da consultoria Mercer.

O que visitar em Munique?

Além de grandiosas igrejas e palácios, a maioria dos pontos turísticos de Munique fica no centro. A Praça de Maria, (Marienplatz, em alemão) foi fundada em 1158. No centro da praça ergue-se a Coluna de Maria, que dá nome à praça que fica em frente da prefeitura da cidade e que, em si, já é outro lugar que precisa ser visitado. A Câmara Municipal foi construída entre 1867 e 1908 e utiliza-se de um estilo Neogótico.

Já na parte gastronômica, o Hofbräuhaus am Platzl é uma cervejaria que tem todos os pratos típicos da região da Baviera como lombo de porco, joelho de porco e as famosas salsichas alemãs como Weisswurst (salsicha branca).

A cerveja mais tradicional chama-se Helles, é servida em um caneco conhecido como Mass e é feita de trigo e vinho. A cervejaria Hofbräuhaus am Platzl é tão imperdível que sempre está repleta de turistas.

Para quem gosta de esportes, o estádio Allianz Arena (a sede da Allianz é em Munique) foi palco do jogo de abertura da Copa do Mundo de 2006. Já o Estádio Olímpico de Munique foi sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 1972, como também da final da Copa do Mundo de 1974.

Munique é uma cidade super versátil. Para quem gosta de natureza, o Englischer Garten, que em português significa Jardim Inglês, é o Central Park de Munique. É um imenso parque urbano que foi construído em 1789. Foi onde ocorreram as provas de Tiro com arco das Olimpíadas de 1972.

Site oficial: www.muenchen.de

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here