Search
Close this search box.

Qual é a melhor época do ano para voar dentro do Brasil?

Compartilhe:
viajar ao Brasil, destino Brasil
Imagem: gustavofrazao / Depositphotos

O turismo doméstico continua sendo um dos motores econômicos do Brasil. Antes de viajar para outras partes do mundo, os residentes querem conhecer o País de ponta a ponta, pois ele oferece todos os tipos de paisagens, atividades e destinos que vale a pena descobrir.

A seguir, algumas dicas de como viajar para os diferentes cantos do País na hora perfeita.

Como planejar suas próximas férias no Brasil?

A primeira coisa que você precisa definir é o seu destino. As praias do Rio de Janeiro ainda são o lugar preferido dos moradores locais que vêm de todo o Brasil para apreciar o pôr-do-sol e enfrentar o calor do verão nas praias do Flamengo, Copacabana, Ipanema, Leblon, entre muitas outras.

Por outro lado, Búzios é outro dos destinos TOP do Brasil que posicionou o País como uma das melhores praias do mundo, como é o caso de Bombinhas. No entanto, existem também pontos culturais como São Paulo, Fortaleza e Brasília, contando, por exemplo, com Latam passagens.

Continue depois da publicidade

Uma vez selecionado seu destino dentro do Brasil, é hora de escolher as datas. Durante a baixa temporada, que vai de março a julho, você pode encontrar voos baratos para os destinos mais populares. Por exemplo, você pode voar de São Paulo para o Rio de Janeiro de 3 a 10 de abril por apenas R$1.545. Ou de Brasília para São Paulo por 496 reais durante o mês de maio com a Azul Airlines.

Além disso, a alta temporada no Brasil vai de dezembro a janeiro e fevereiro, férias escolares e carnaval, por isso recomendamos que você evite essas datas, pois as passagens aéreas e hospedagens podem sofrer aumentos consideráveis de preços devido à alta demanda.

Quando viajar pelo Brasil?

Além de levar em consideração a baixa ou alta temporada para economizar dinheiro, é essencial conhecer o clima da região, a quantidade média de chuvas e as temperaturas extremas de cada destino. Isto porque é um País extenso, com microclimas e amplitudes térmicas que variam de norte a sul.

Durante o período abril-outubro, o litoral do Brasil tem um clima seco e temperado, enquanto o sul do Brasil tem temperaturas médias mais baixas durante o mesmo período. Por outro lado, no auge da alta temporada as temperaturas podem chegar a 40°C, sendo o lugar ideal para curtir as praias o Rio de Janeiro ou Bombinhas.

Continue depois da publicidade
  • Melhor época para viajar ao norte do Brasil

Se você quiser descobrir todos os encantos da floresta amazônica, recomendamos uma visita entre junho e setembro. Isto porque é uma região com chuvas abundantes durante todo o ano, clima tropical e chuvas particularmente fortes durante dezembro e maio, com um auge de 150 milímetros em abril.

Concluindo, você deve evitar ao máximo o norte brasileiro para aproveitar as praias de Caraíva, Praia do Gunga ou Porto de Galinhas sem sofrer com as chuvas.

  • Melhor época para viajar para o Nordeste

Com temperaturas que não descem abaixo dos 30°C durante todo o ano, o Nordeste brasileiro difere do resto do País por ter menos umidade. Embora o clima seja quente, a umidade mais baixa proporciona um ambiente agradável. Recomendamos aproveitar as Latam passagens entre setembro e novembro, pois não só se evitarão temperaturas extremas, como também se viajará na baixa temporada.

Dentro do Nordeste brasileiro você tem vários pontos populares, como Recife, Salvador da Bahia e a lendária praia de Pipa.

Continue depois da publicidade
  • As melhores épocas para viajar ao sul

Com uma temperatura média anual de 28°C, o sul do Brasil é perfeito para visitar no inverno, durante os meses de junho e agosto. Isto porque durante esse período as temperaturas podem chegar a 24°C, sem chuva e com a temperatura perfeita para desfrutar de todas as excursões ao ar livre.

Você também pode aproveitar as praias do Rio de Janeiro ou São Paulo durante o inverno, evitando a alta temporada em dezembro e as altas tarifas aéreas durante as férias escolares.

  • Melhor época para viajar para o centro do Brasil

A opção mais recomendada para viajar para o centro e o oeste brasileiro é entre abril e setembro. Isso porque esta área tem chuvas abundantes durante o verão, enquanto no inverno o clima costuma ser mais quente e mais seco.

Em resumo, visitar Brasília ou Mato Grosso é sempre preferível no período entre junho e agosto.

Continue depois da publicidade
  • Evite os períodos de festas

O Carnaval do Rio de Janeiro é um dos espetáculos mais famosos e chamativos, atraindo visitantes do mundo inteiro. No entanto, os voos para esta região sofrem aumentos significativos, o que pode ser um obstáculo para viajar.

Note que o Carnaval do Rio acontece de 17 a 25 de fevereiro, enquanto há outras festividades em alta demanda durante os meses de maio e outubro. Por exemplo, as Congadas de Catalão acontecem no segundo domingo de outubro, enquanto as festividades de São João acontecem no nordeste do Brasil nos dias 23 e 24 de junho em Campina Grande.

  • Quer economizar dinheiro? Viaje na baixa temporada

Como você deve ter notado, viajar em baixa temporada – de março a dezembro – é a melhor época para economizar dinheiro e evitar a multidão de turistas nacionais e estrangeiros que lotam os destinos mais famosos, como Rio de Janeiro, São Paulo ou Brasília.

O inverno brasileiro também é agradável, especialmente no sudeste da região, onde se pode desfrutar de muitas praias em um ambiente temperado.

Por outro lado, se você ainda não experimentou o Carnaval do Rio de Janeiro, recomendamos que você viaje durante o mês de fevereiro para se juntar à tradição local, embora você tenha que pagar um custo extra, pois você estará viajando no meio da alta temporada.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Veja também:

Registrar Nova Conta
Redefinir Senha
Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.