Cada vez mais as pessoas têm uma vida agitada, com várias coisas para fazer ao mesmo tempo (desde arrumar a casa, tratar dos filhos, fazer comida, trabalhar…). E muitas das vezes acaba por não dormir as horas necessárias para que a sua saúde se mantenha sem qualquer problema. Nesta matéria, deixamos-lhe algumas dicas para saber se anda a dormir pouco!

16 sinais que anda a dormir pouco

1 – Adormecer (ou passar pelas brasas) ao volante

Conduzir com fadiga e sono pode atrasar o seu tempo de reação para níveis iguais ao da embriaguez. Foi o que concluiu um estudo realizado nos Estados Unidos, onde grande parte dos acidentes automóveis são provocados pelo cansaço.

2 – Está a engordar

As mulheres que dormem apenas seis horas por dia tem uma tendência 12% superior para engordar mais de dez quilos. Se dormirem cinco horas aumentam essa probabilidade para 32%. Assim se você tem ganho muito peso ultimamente e não sabe o motivo, dormir pouco pode ser a resposta.

3 – Come muito mais

Quem dorme poucas horas tem mais tendência para comer alimentos altamente calóricos, levando assim a um aumento irregular do seu peso. Isso tem a ver com a desregulação hormonal provocada pela falta de sono.

4 – Infertilidade

Vários estudos mostram que em muitos casos a infertilidade resulta de problemas relacionados com o sono. Cerca de 80% do processo de ovulação ocorre durante a noite, assim sendo se está a pensar engravidar deve deixar de dormir pouco.

5 – Falta de empenho

Dormir pouco prejudica a função cognitiva e afeta a atenção, concentração, o estado de alerta, o raciocínio bem como outras capacidades. Se quiser brilhar no trabalho tem de dormir o suficiente. Só assim pensará rápido.

6 – Infeções

Se dorme pouco o seu sistema imunitário não vai estar pronto para responder com eficácia a problemas de saúde, isto porque as suas defesas vão estar completamente desreguladas.

7 – Pouco desejo sexual

A falta de sono resulta em baixos níveis de libido bem como baixos níveis de testosterona, de acordo com um estudo endocrinológico.

Veja também:

Anda sempre cansado? 8 razões porque isso acontece

Estresse no trabalho – Saiba como combater esse mau que prejudica a sua produtividade

Conheça os benefícios da yoga para o corpo

Como Parar de Roncar | Emagreça Com o Dr. Rocha

8 – Dificuldade em memorizar as coisas

O cérebro consolida as memórias durante os ciclos do sono. Se não dorme as horas que devia é mais difícil lembrar-se daquilo que fez durante o dia.

9 – Maus resultados na escola/trabalho

Se você ou o seu filho estão a ter maus resultados na escola ou no trabalho, então a falta de sono pode ser um dos motivos. Investigadores do International Study Center, em Boston, fizeram um estudo de quantas horas necessitam as crianças de dormir. Os países em que as crianças dormem mais tem melhores resultados em disciplinas como a matemática e ciências, revelou essa mesma investigação.

10 – Problemas de saúde

Problemas crónicos de sono aumentam o risco de ataques de coração, problemas no batimento cardíaco, aumento da pressão sanguínea, aumento de diabetes e câncer.

11 – Rugas

Quando não dorme as horas que devia o seu corpo é o primeiro a sentir. Está provado que dormir pouco provoca quebras na produção de colagénio, causando rugas precocemente.

12 – Doenças psicológicas

A falta de sono pode gerar doenças mentais e gerar atitudes bipolares. Um estudo realizado em 2007 mostra que as pessoas que tem insónias desenvolvem mais rapidamente depressões.

13 – Reparação dos tecidos

Durante o sono, todo o seu corpo e as suas hormonas estão em crescimento pelo que ajudam ao aumento da massa muscular, se conciliado com práticas saudáveis durante o dia.

14 – Menstruação

A falta de sono pode provocar mudanças no seu ciclo menstrual de acordo com um estudo de 1997.

15 – Problemas genéticos

Ficar acordado durante a noite pode ser o caos molecular e provocar um efeito nefasto no seu corpo, alterando a atividade cerebral, de acordo com cientistas do Sleep Research Centre.

16 – Morte

Homens que dormem menos de cinco horas por dia duplicam o risco de morte devido a várias causas, de acordo com o “Whitehall II Study,” publicado em 2007.

Esperamos que depois de ler esta matéria, você entenda porque deve deixar de dormir pouco e passar a ter as horas de sono recomendadas. Se tiver alguma dúvida nos contacte.



DEIXE UMA RESPOSTA

12 + 1 =