Dizem que um adulto deve dormir entre sete a nove horas por noite. Mas há noites em que dormir o que deveriamos é apenas um sonho. Saiba o que fazer no caso de dormir pouco e no dia seguinte precisar de acordar cedo para ir trabalhar.
6 dicas para aguentar um dia de trabalho depois de dormir pouco!
O sono é uma necessidade fisiológica e dormir o número adequado de horas é determinante na saúde. Mas já todos atravessamos períodos em que dormimos menos do que devíamos e muitos sabemos bem como é difícil manter o nível de concentração necessário para ter um dia de trabalho produtivo.
Além de que dormir pouco também influencia a nossa boa disposição. Mas como nem sempre conseguimos escapar a uma noite mal dormida de vez em quando, conheça esta lista de seis coisas que podem ajudar a enfrentar o dia de trabalho.
Acompanhe mais dicas de negócios no Facebook >>>
1 – Reduza o tempo que passa em frente da televisão
Se dorme poucas horas por noite, evite adormecer em frente à televisão. Pode parecer contra intuitivo, mas o cérebro está menos ativo do que quando dorme. Ver televisão é uma atividade passiva que “sobrecarrega” o cérebro, enquanto uma boa noite de sono “limpa o cérebro” e também o ajuda a gerir melhor as emoções.
2 – Coma menos hidratos de carbono
Para além das teorias que dizem que limitar o consumo de hidratos de carbono ajuda a manter a linha, se quer dormir melhor nas poucos horas que tem para o fazer, evite comer demasiado arroz, massa, pão ou batatas ao jantar. Se por um lado, os hidratos de carbono fazem subir o nível de serotonina, o que ajuda a relaxar, também pode afetar o equilíbrio do sono fazendo com que consiga dormir pouco. Quando mais serotonina produzir, menor será a produção de melatonina – e o desequilíbrio na produção destes dois neurotransmissores afeta o ciclo do sono.
Veja também:
3 – Evite reuniões
Se dormiu pouco é provável que esteja mais irritadiço que o costume, uma razão de peso para limitar as interações com outras pessoas. Especialmente se a agenda da reunião incluir temas delicados ou sobre os quais seja difícil tomar decisões. A nossa capacidade de tomada de decisões é afetada pela privação de sono, porque “quando estamos privados do sono a nossa capacidade de processar nova informação cai, a nossa capacidade de lidar com distrações está comprometida e a nossa memória de curto prazo diminui”. Assim sendo, caso ande a dormir pouco, não faça nada que obrigue a decisões importantes.
Veja também:
Estresse no trabalho – Saiba como combater esse mau que prejudica a sua produtividade
4 – Sabia qual a altura em que precisa mesmo dormir
Quando tem poucas horas para dormir é mais importante que as use para dormir no período do dia em que é realmente necessário que esteja a descansar. Para algumas pessoas é mais importante estar a dormir entre as 4h e as 8h do que entre a meia-noite e as 4h, por exemplo. Esta variação acontece porque o ritmo circadiano, ou seja, o ritmo biológico em que o organismo funciona melhor e que é influenciado pela luz do sol não é igual para todas as pessoas. Há quem seja mais produtivo a trabalhar à noite do que de manhã cedo, por exemplo. E há especialistas do sono que garantem que há mesmo alturas do dia melhores do que outras para fazer determinadas coisas, de acordo com a idade.
5 – Cuidado com as quedas de energia
Quando se está a trabalhar há muitas horas consecutivas e se anda a dormir pouco é normal sentir falta de energia a meio do dia do trabalho. Nesse momento, o melhor a fazer é reagir. Levantar-se e dar uma volta pelo escritório pode ajudar, assim como tomar um café. Se tem tantas tarefas pela frente que parar por uns minutos não é uma opção, pense em dar prioridade às tarefas que considera mais estimulantes.
6 – Pense porque gosta do seu trabalho
Todas as profissões têm os seus “ossos do ofício”, aspetos menos bons e tarefas mais aborrecidas. Nos dias em que dormiu menos do que devia porque precisa de trabalhar mais do que o normal, evite focar-se nos aspetos menos positivos da sua profissão. Pelo contrário, deve pensar nas coisas que lhe dão realmente prazer no trabalho e nas tarefas que lhe trazem boa disposição. Afinal, rir é mesmo o melhor remédio, especialmente no trabalho.
Veja também:
Dormindo pouco – 16 sinas para você descobrir se anda dormindo pouco ou não
Estas são as 6 dicas que deve ter em conta se anda a dormir pouco e tem de enfrentar um dia de trabalho.
Bom dia e muito obrigada pelo artigo :)) gostei das dicas – claro que cada um de nos deveria dormir suficiente,mas infelizmente não vivemos num mundo ideal 🙂 Pois acho, que quando Voce dorme pouco,pode tentar planejar mais,ou seja utilizar as ferramentas digitais simples, por exemplo Kanban (kanbantool.com) ajuda planejar e arrumar as tarefas- especialmente quando não têm muito tempo para gastar. Recomendo 🙂