Quando a maioria das pessoas pensa em transtornos alimentares, imaginam raparigas esqueléticas que se matam à fome ou que forçam vómitos; estas são imagens típicas dos habituais tipos de transtornos alimentares, mas os especialistas descobriram agora que as pessoas estão sofrendo de outro tipo de transtorno alimentar e atribuíram-lhe um novo termo: Ortorexia.

Siga a Proddigital Saúde no Twitter >>>

O que é a Ortorexia?

Uns mais, outros menos, mas todos no geral temos preocupações alimentares. Sabemos o que aumenta o colesterol, que os açúcares e as comidas processadas podem agravar o estado de saúde, que as gorduras naturais são saudáveis e que os legumes desempenham um papel importantíssimo na hidratação e regulação do corpo humano. No entanto, há quem tenha obsessão com dietas saudáveis e, na verdade, esta mania pode ter implicações para o corpo humano. A isso dá-se o nome de ortorexia.

problema da ortorexiaPara começar, há a questão da informação: normalmente, quem se torna obsessivo não tem o conhecimento necessário para delinear dietas para si próprio, o que pode provocar défices de determinados nutrientes ou proteínas, colocando em grave risco algum órgão ou um sistema inteiro. Além disso, também pode influenciar negativamente a dieta de dependentes, como filhos por exemplo, ao manter esta dieta obsessiva e desregrada. Caso queira seguir à risca um plano alimentar, o melhor é mesmo marcar uma consulta no nutricionista e perceber como e o que deve comer, durante quanto tempo, e em que porções.

Veja também:

Guia Completo sobre como fazer uma Alimentação Saudável e Correta

Vigorexia – Quando o corpo começa a ser um problema

Responda sinceramente às questões seguintes:

  • Examina cada pormenor do que se encontra em cada alimento?
  • Só se permite alimentos saudáveis?
  • Consegue comer uma refeição preparada por outra pessoa?
  • Observa e comenta a maneira como outras pessoas preparam a comida?
  • Pensa consigo mesmo em conteúdo nutricional durante o dia?
  • Preocupa-se ao comer qualquer coisa que possa não ser “boa” para você?
  • Perdeu muito peso recentemente sem seguir conscientemente uma dieta?

Se respondeu que “Sim” a estas questões, muito provavelmente você sobre deste distúrbio. E se não sabe, a mesma pode ter muitos efeitos nefastos no seu organismo.

Os ortoréxicos podem ficar seriamente afetados e a comunicação em casa pode sofrer com isso. A pessoa pode começar a isolar-se das pessoas e tornar-se distante à medida que se vai fixando cada vez mais nas suas regras dietéticas.

Para alguns, a capacidade de desempenhar trabalhos ou de estudar pode começar a declinar, à medida que a sua mente se ocupa cada vez mais com a sua dieta e com os alimentos que são permitidos, como articulá-los no seu dia-a-dia, quantas vezes se devem mastigar e por aí fora. Há tantos fatores que envolvem estes transtornos alimentares que os pensamentos podem ficar totalmente ocupados por eles, deixando pouco espaço para outros rumos de ideias e a concentração e a motivação acabam por ficar na retaguarda.

Assim como outros transtornos alimentares, a ortorexia necessita ser tratada. Geralmente o histórico de vida do paciente é levado em conta durante o diagnóstico. Exames físicos e de sangue também podem ajudar neste sentido.

Diante dos sinais um médico deve ser consultado. Dependendo da gravidade da situação e da idade do paciente umas ou outras medidas podem ser tomadas.  As linhas de ajuda são variadas e costumam ser bastante eficiente. Na grande maioria das vezes um indivíduo com ortorexia consegue levar uma vida normal.

A doença ainda não é muito conhecida e diversas pessoas podem sofrer dela sem saber ao certo. Portanto, é fundamental consultar um médico sempre que algo estranho estiver acontecendo. Com a intervenção de um profissional e através de sessões com psicólogos uma pessoa com ortorexia pode começar a melhorar. Não deixe de levar a sério os sinais emitidos pelo seu corpo, pois sua saúde pode estar em jogo.

E você conhece alguém que esteja sofrendo deste problema? O que está fazendo para ajudar?

Ebook Grátis - 39 Receitas para Emagrecer


DEIXE UMA RESPOSTA

quatro × um =