O estresse é algo que cada vez mais a maioria das pessoas estão sujeitas. Quer seja em casa ou no trabalho, e o mesmo causa cada vez mais problemas de saúde. Assim sendo, nesta matéria vamos mostrar-lhe 8 alimentos que ajudam a combater o estresse.
8 alimentos que ajudam a combater o estresse
A alimentação muda tudo na nossa vida, por isso se diz que somos o que comemos. Também para combater o estresse os alimentos podem ser os nossos aliados. O nosso organismo está preparado para o sentir, é o que nos mantém alerta e também nos estimula, porém, quando em excesso, o corpo vai abaixo e podemos adoecer.
Ainda que, no trabalho, alguma dose de estresse nos possa ajudar a estar focados, o excesso pode criar tensão, angustia, medo e vários problemas de saúde que podem levar à depressão, por exemplo. Então, como combater o estresse? Elevando, com ajuda dos alimentos, os valores da serotonina e da dopamina. O primeiro é um neurotransmissor, alojado no cérebro, que nos deixa alegres e bem-dispostos, o segundo é um químico que nos ajuda a acalmar.
Alimentos ricos em aminoácidos triptofanos, teobromina, tirosina são grandes ajudantes na produção de serotonina, endorfina e dopamina, responsáveis pelo nosso bem-estar, relacionadas a estados de alegria, prazer e calma. Tome nota dos melhores alimentos para combater o estresse.
Veja também:
10 tiques nervosos que fazem mal para a sua saúde
Estressado no trabalho? Saiba como combater esse mau que prejudica a sua produtividade
Dormir pouco – 16 sinas para você descobrir se anda dormindo pouco ou não
1 – Legumes e frutas verdes
Grandes aliados na produção de dopamina, o químico que nos ajuda a acalmar, são legumes e frutas de cor verde, como os espinafres, agriões, couves, feijão verde, ervilhas, maçã, kiwi, lima.
2 – Proteínas
É nas proteínas que estão os aminoácidos triptofanos que aumentam os valores de serotonina no nosso organismo. Assim, para combater o estresse, deve ingerir alimentos com proteína como o frango, o peru, a pescada, os ovos ou os feijões.
3 – Lacticínios
Grandes amigos a combater o mau humor são o iogurte, o leite e o queijo também ricos em proteínas, logo, ricos em triptofano. Um copo de leite ou uma fatia de queijo (magros) por dia, não sabe o bem que lhe fazia!
4 – Ácidos Gordos
Alimentos com propriedades anti-inflamatórias ajudam a combater o estresse. Segundo um estudo de estudantes de medicina americanos, aqueles que tomaram suplementos de ómega 3 sentiram uma redução de 20% dos sintomas de ansiedade. Atum, salmão, sardinha, sementes de chia, linhaça e nozes são bem-vindos na sua alimentação.
5 – Antioxidantes
Presentes nos frutos vermelhos, como os mirtilos, os morangos ou as framboesas, reforçam o sistema imunitário e as defesas do organismo, previnem o envelhecimento das células, e deixam o organismo mais apto para combater o estresse.
6 – Chocolate
Uma tablete, das mais pequenas, por semana vai ajudar. Mas, atenção, deve ser chocolate negro e quanto mais cacau tiver, melhor! Os antioxidantes, a teobromina e o triptofano presentes no chocolate, reforçam as defesas e estimulam a endorfina. Além disso, o chocolate tem uma ação estimulante e antidepressiva.
7 – Abacate
Se ainda não sabe, fica a saber: o abacate é o seu melhor amigo. Não só ajuda a combater o estresse como pode comer quanto quiser sem notar alterações na sua balança e ficando saciado por muito mais tempo.
8 – Bananas
Coma uma banana por dia porque é rica em vitamina B6, triptofano, potássio e magnésio, todos os que ajudam a produzir serotonina, logo, afastam o mau humor, a ansiedade e o estresse.
E aí? Você sabia que estes alimentos podiam ser os seus aliados para combater o estresse do dia-a-dia? Pois bem, está na hora de mudar a sua alimentação.
IMAGEM: BHOJANA YOGA
O estresse pode ser sinal de várias coisas que podem estar acontecendo no seu corpo, as vezes pode estar associado a falta de vitaminas então é sempre bom procurar um médico!!
O estresse pode estar relacionado também a falta de vitaminas no corpo, então o bom a se fazer é procurar um médico fazer exames
Foi-me sugerido este blog por meu sobrinho. Eu não sou mais positivo se ou não
Esta publicação é escrita através dele como ninguém mais reconhece tão preciso sobre o meu problema.
Você é maravilhoso! Obrigado!