Os esportes são capazes de unir pessoas e despertar um senso de identidade coletiva. Muitos deles transcenderam barreiras culturais e geográficas, e se tornaram verdadeiros fenômenos globais.
A partir de agora você conhecerá alguns dos esportes mais populares do mundo que se tornaram sucesso também nas casas de apostas, como a bet90.
Falaremos desde futebol, o esporte rei, até os esportes mais radicais. Você poderá mergulhar nesta diversidade esportiva que cativa as pessoas nos quatro cantos do planeta!
Futebol: o rei dos esportes
Praticado em quase todos os países do mundo, o futebol é considerado o rei dos esportes por contar com uma legião de fãs na casa dos bilhões.
Competições como a Copa do Mundo e a Champions League atraem uma enorme audiência global e são responsáveis por grandes e positivos impactos financeiros nos locais que os sediam.
A popularidade do futebol se faz presente desde os humildes campos de terra batida até os grandes e mais modernos estádios construídos mundo afora, desempenhando um papel muito significativo na inclusão social.
Impulsionado pela emoção e pela coletividade, o rei dos esportes transcendeu línguas e fronteiras, e segue unindo pessoas como o esporte mais popular do planeta.
Basquete: o esporte de ação global
Dinâmico e repleto de reviravoltas, o basquete é um esporte que deu visibilidade a atletas que se tornaram lendários, tais como Michael Jordan, Magic Johnson, Shaquille O’Neal e muitos outros.
Modalidade esportiva predominante nos Estados Unidos, o basquete também é responsável pela inclusão social de jovens, adolescentes e crianças no mundo todo, promovendo trabalho em equipe e senso de liderança.
A NBA, liga profissional estadunidense e principal torneio de basquete do planeta, ajudou a expandir a popularidade do esporte e possui influência significativa no apelo global da modalidade.
Um fato curioso é que o jogador mais baixo a disputar a NBA foi Tyrone “Muggsy” Bogues, com “apenas” 1,60 metros de altura. O jogador atuou como armador de várias equipes entre as décadas de 80 e 90.
Vôlei: uma paixão em muitos países
O vôlei, um esporte amplamente praticado e apreciado, conta com uma comunidade leal de fãs e atrai a atenção de milhões de pessoas ao redor do mundo.
Acessível e inclusivo, o vôlei é um dos esportes mais praticados em aulas de educação física nas instituições educacionais, promovendo o desenvolvimento de habilidades motoras, disciplina e habilidades sociais.
Apesar de contar com uma Copa do Mundo própria organizada pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), o vôlei é um dos esportes mais aclamados durante os Jogos Olímpicos, reunindo seleções de alto nível e influência global.
Tênis: um esporte de elite e entretenimento
O tênis, praticado em quadras de grama, saibro e concreto (também chamada de quadra rápida), exige agilidade, velocidade e altos níveis de concentração de seus atletas.
Embora amplamente praticado e apreciado, o tênis não chega a ser um esporte inclusivo principalmente pelo alto custo de equipamentos como bolas e raquetes.
No entanto, há esforços de organizações e iniciativas financiadas por empresas que buscam reduzir as barreiras econômicas para oferecer mais acessibilidade ao esporte.
Esportes Radicais: a adrenalina em ação
Esta categoria esportiva envolve grandes desafios para seus atletas, prendendo a atenção e o fôlego de espectadores por todo o mundo.
Abrangendo uma grande gama de modalidades, entre as principais encontramos: surf, skate, mountain bike, escalada, snowboard e motocross.
Tais atividades são responsáveis por grandes descargas de adrenalina nos praticantes, e a sensação de superação é extrema neste esporte.
Os esportes radicais ganharam popularidade ao longo dos anos com competições transmitidas por canais pagos e canais abertos. Seus atletas, desde então, seguem como grandes influenciadores na mídia.