Search
Close this search box.

O Papel do Blockchain na Propriedade Intelectual

Saiba agora como o blockchain se relaciona com a propriedade intelectual
Compartilhe:
blockchain no celular e tablet
Imagem: theothermorthy / Unsplash

O blockchain está atuando, hoje, em variados contextos. Ele já está presente em hospitais, órgãos governamentais, bancos e até mesmo no 777 Bet bitcoin cassino. Isso ocorre devido a sua versatilidade, utilidade e praticidade. O blockchain é uma rede de blocos que consegue armazenar e proteger dados com facilidade. Tudo isso em um sistema totalmente descentralizado, onde diversas pessoas podem contribuir e ajudar na coleta e processamento de dados. Essa rede é segura e anti-fraudes, por não permitir exclusão ou alterações nas informações.

Hoje, como dito, o blockchain já atinge diversos setores e indústrias, ele tem se mostrado super versátil e atendido às demandas mais variadas. Com isso, alguns setores diferenciados passaram a optar pelo uso de blockchain para garantir maior segurança e praticidade na hora de se organizar. Um exemplo, sobre o qual falaremos hoje, é a propriedade intelectual.

O que é a PI?

A propriedade intelectual é como uma ideia ou conceito. Apesar de não ser tangível, representa algo de altíssimo valor no mercado e que exige proteção. Elas podem se mostrar como patentes, marcas, desenhos industriais, dentre outras formas. Diversas empresas grandes lutam por propriedades intelectuais. As propriedades intelectuais podem ser compradas, mas sempre pertencem a alguma empresa ou a alguém.

É fundamental sempre se preocupar com relação à proteção da propriedade intelectual em questão. É preciso que ela esteja em uma posição segura e durável, para evitar fraudes. Existem diversos exemplos de brigas e ações na justiça ao redor do mundo onde empresas se processam com acusações que envolvem o roubo e uso indevido de propriedades intelectuais.

Continue depois da publicidade

Como o Blockchain conversa com essa Propriedade

O Blockchain se relaciona com a propriedade intelectual de várias maneiras. Na maioria das vezes tudo está relacionado com o aumento de segurança. Um bom exemplo, é a proteção de direitos autorais. Mas, existem ainda outros meios que iremos citar a seguir. Veja abaixo!

  • Registro de direitos autorais e patentes: O registro de direitos autorais e patentes vem ganhando cada vez mais popularidade através do Blockchain. Pois, com o mesmo você consegue fazer registros imutáveis e, portanto, mais confiáveis. Além disso, você consegue verificar se esse registro é confiável.
  • Prova de existência e originalidade: O Blockchain também é fundamental para a prova de existência e originalidade. Você pode fazer a verificação apenas pesquisando. Além disso, você consegue verificar se em um momento específico aquilo já existia. As informações são carimbadas com data e horário, o que também permite a identificação de quando aquilo foi criado.
  • Gestão de Licenças e Contratos Inteligentes: Com as licenças, funciona de forma semelhante às anteriores que discutimos. Mas, os contratos inteligentes têm as suas particularidades. Eles deixam todo o processo automático, contam com mais segurança e evitam possíveis fraudes.
  • Autenticidade: O Blockchain determina a autenticidade do contrato de várias formas, incluindo as que citamos acima. Mas, ele também conta com uma verificação descentralizada, que é muito importante para evitar fraudes e golpes.
  • Marketplace: O marketplace pode utilizar da tecnologia do Blockchain de forma a deixar o negócio muito mais seguro. Isso acontece por todos os meios citados acima. Além disso, ajuda a reduzir custos e aumentar a velocidade das transações.
  • Transparência: Existem muitos métodos para garantir a transparência com o Blockchain. É possível fazer isso, pois os dados são imutáveis e a chance de fraude é muito pequena.

Vantagens de utilizar blockchain em PI

Existem diversas vantagens de utilizar Blockchain em PI. Afinal, essa é uma tecnologia que está crescendo cada vez mais e pode ser considerada revolucionária. A seguir, falaremos sobre algumas das vantagens em utilizá-la em PI. Veja a seguir!

  • Segurança: O Blockchain é uma rede protegida por criptografia. Assim, você sempre consegue mais segurança para a sua propriedade intelectual. Isso diminui o risco de fraude e hackers.
  • Registro imutável: Ao utilizar o Blockchain para registrar qualquer coisa, esse registro não pode ser alterado. Ou seja, ele se torna imutável. Ele também conta com registro de data e hora.
  • Contratos inteligentes: Através do Blockchain você consegue fazer contratos inteligentes e automatizados. Assim, você consegue otimizar o tempo e não precisará se preocupar com isso.
  • Rastreamento de produtos: Você também consegue fazer rastreamento de produtos de uma forma prática e simples. Você consegue confirmar a origem e assim combater prováveis falsificações.
  • Acesso global: O acesso ao Blockchain é decentralizado, isso permite que pessoas de todo o mundo tenham acesso. Isso promove a inclusão e ajuda para que o acesso seja mais fácil.

Desafios ao longo do caminho

Apesar de ser um sistema muito mais seguro e uma tecnologia revolucionária, ainda existem muitos desafios ao longo do caminho. É importante que você esteja ciente dos mesmos. Pensando nisso, a seguir iremos descrever alguns dos desafios que você poderá encontrar ao longo do caminho. Confira!

  • Limitações: Esse é um sistema considerado relativamente novo. Por isso, ele continua em constante desenvolvimento e pode ter algumas limitações a depender do serviço que você deseje.
  • Custo: Apesar de ao colocar na ponta do lápis esse ser um sistema que irá compensar os custos, o custo inicial pode ser grande a depender de como você deseja utilizá-lo.
  • Sistema Complexo: Por ser um sistema que está em constante desenvolvimento e ainda é pouco conhecido, ele pode ser complexo para conhecer e mexer. Se você optar por contratar um especialista, o valor também pode ser caro, o que impacta diretamente no lucro.
  • Atualizações de informações: Os dados no sistema Blockchain são imutáveis. Apesar disso ser uma vantagem algumas vezes, é preciso levar em consideração que não será possível atualizar nenhum tipo de informação que esteja equivocada ou que foi inserida de maneira errada. Isso pode ser uma verdadeira dor de cabeça.
  • Privacidade: É preciso levar em consideração que o sistema Blockchain tem como requisito a transparência. Isso significa que os dados estarão expostos e isso pode se tornar um problema para a privacidade.
As informações deste conteúdo são de inteira responsabilidade de seus autores e não expressam a opinião do Proddigital.
Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Veja também:

Registrar Nova Conta
Redefinir Senha
Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.