Pular para o conteúdo
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

As melhores dicas para construir uma Síntese

Compartilhe:
dicas para construir uma síntese
Imagem: 71349643 / Depositphotos

A palavra síntese, quando ouvimos pela primeira vez na fase escolar, se não estivermos muito internalizados no assunto, muitas vezes confundimos o que é uma síntese com um resumo online, para que isso não aconteça, aqui abaixo vamos deixar detalhado o que é necessário fazer para elaborar uma síntese de um texto de estudo, informativo, livro ou o documento que precisa ser sintetizado.

Mas, resumidamente, a síntese de um texto é uma exposição documentada de forma muito mais curta que o original, nunca perde o sentido de suas palavras, mantém o contexto real, usa o mesmo vocabulário tanto quanto possível para não alterar o corpo do texto, mantém certa ordem de coerência em relação ao documento original.

Para preparar uma síntese, recomendo seguir estes passos:

  • Ler o texto a ser sintetizado, uma, duas ou quantas vezes for necessário, é extremamente importante para poder compreender o texto a partir do qual vamos sintetizar.
  • O ideal é marcar as ideias principais, reconhecê-las e entender o que o texto diz naquela linha.
  •  Uma vez que tenhamos conseguido reconhecer essas palavras-chave, essas ideias principais, devemos estar cientes de que devemos assimilar esses conceitos e depois analisá-los.
  •  Quando colocamos essas ideias no papel, o correto é respeitar as ideias do texto original e depositar pelo menos uma ideia principal por parágrafo para desenvolvê-la e que o que queremos transmitir não seja tão extenso, devemos ter em mente que a síntese é um texto breve, curto.
  •  Um conselho, evite entrar em palavras que não somam, as sínteses procuram dizer muito em uma linha sem exagerar nas palavras. O ideal é ser conciso, justo mas claro, o excesso de sinônimos, adjetivos, não acrescentam à síntese e perdem o valor como tal, ele deixa de ser síntese para ser um texto elaborado com nossas palavras (essa é a tarefa de resumir um texto, dizer a mesma coisa que o texto original, mas com nossas palavras para ser capaz de compreender, memorizar, incorporar conhecimento), então agora que sabemos, evite deixar com mais palavras que só têm função de decorar o texto.
  • Assim que conseguirmos incorporar essas etapas, estaremos prontos para criar a síntese, respeitando a ordem dos tópicos, de forma concisa e clara.

Se não conseguirmos seguir os passos mencionados acima, torna-se complicado para nós. O texto a ser sintetizado é difícil de entender, ou é muito longo, em alguns casos, chato, mas tem que ser feito.

Porém, podemos recorrer a uma ferramenta extremamente inovadora, economiza tempo, faz um trabalho impecável, seu programa reconhece o que precisa ser feito e não corremos o risco de perder o sentido do texto original, mantém a coerência, a sequência de seus temas fundamentais e não faz um texto extenso, mantém a essência do que realmente é uma síntese.

Este programa pode ser encontrado online sob o nome de Resoomer, o gerador de texto automático. Essa ferramenta de resumir textos é muito promissora, e você pode experimentar e conferir.

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.