Esportistas fenômenos do marketing: saiba quais são os atletas que mais vendem

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Esportistas fenômenos do marketing em prova de maratona
IMAGEM - Freepik

O esporte é uma das áreas que mais movimenta dinheiro no mundo, e não é à toa que tantos esportistas fenômenos do marketing sejam disputados por marcas e empresas que querem associar suas imagens à deles. Afinal, além de serem admirados por suas habilidades e conquistas nas quadras, campos e pistas, os atletas também são influenciadores poderosos, que atraem milhões de fãs e consumidores.

Não é segredo que as marcas buscam formas de lucrar mais, ampliar seu prestígio, aumentar as vendas do seu site, conseguir mais engajamento nas redes sociais, enfim. E ter uma celebridade esportiva como embaixador da sua empresa não é nada mal, não é mesmo?

Sendo assim, hoje vamos falar sobre alguns dos principais nomes dos esportes e também do marketing. Então, leia até o final e vai se surpreender com os números desses astros!

Esportistas fenômenos do marketing

É difícil tipificar a paixão despertada pelos esportes, seja ela qual modalidade for. Porém, as empresas sempre encontram um jeito de monetizar essa paixão, tornando o esporte uma verdadeira máquina de fazer dinheiro.

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Além dos próprios eventos e produtos esportivos, a imagem dos atletas passa a ser um bem comercializável e altamente lucrativo com a estratégia de marketing certa. Afinal, esses seres de carne e osso transcendem a humanidade, passando a ser a personificação da paixão pelo esporte que praticam.

Veja a seguir alguns nomes e números que exemplificam muito bem essa afirmação.

Cristiano Ronaldo

Imagem de Cristiano Ronaldo, um dos esportistas fenômenos do marketing

Cristiano Ronaldo/Reprodução – Instagram

O craque português é, sem dúvida, um dos maiores nomes do futebol mundial, e também um dos mais bem remunerados. Segundo a revista Forbes, ele foi o atleta mais bem pago de 2023, com ganhos de US$ 136 milhões (mais de R$ 675 milhões) oriundos de seu salário e bônus pagos pelo seu clube, além de patrocínios e publicidade.

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Cristiano Ronaldo tem uma legião de fãs nas redes sociais, onde ele é o mais seguido do mundo, com mais de 600 milhões de seguidores no Instagram. Contando Facebook e X, são cerca de 900 milhões! Ele usa essas plataformas para divulgar sua imagem, seus produtos e suas parcerias com marcas como Nike, Herbalife, Clear, CR7, Pestana e outras.

Além disso, ele também participa de campanhas sociais e filantrópicas, como a da Unicef, da Save the Children e da World Vision, mostrando seu lado solidário e engajado.

Para se ter uma ideia, cada post patrocinado do CR7 no Instagram custa cerca de 1,8 milhão de libras, o que equivale a quase R$ 12 milhões. Portanto, dizer que o gajo é um dos esportistas fenômenos do marketing chega a ser um eufemismo!

Lionel Messi

Imagem de um dos Esportistas fenômenos do marketing: Lioneu Messi

Lionel Messi/Reprodução – Instagram

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Eterno rival de Cristiano Ronaldo na disputa pelo posto de melhor jogador do mundo, e também pelo de mais rico e famoso, Messi é outro dos atletas mais bem pagos.

Em 2023, ele ganhou por volta de US$ 130 milhões, segundo a Forbes, incluindo salários, bônus e ganhos provenientes de campanhas publicitárias.

Messi tem contratos com marcas como Adidas, Lay’s, Gatorade, etc, que aproveitam sua fama e seu talento para promover seus produtos e serviços. Aliás, o craque tem contrato vitalício com a Adidas desde 2006. Ele também tem sua própria marca de roupas, a The Messi Store, que vende peças inspiradas em seu estilo e personalidade.

Por fim, Messi também é envolvido em causas sociais e humanitárias, como a da Unicef, da Fundação Leo Messi e da Fundação Pies Descalzos, que apoiam crianças carentes e em situação de vulnerabilidade.

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Kylian Mbappè

Logo atrás de Messi está o francês Mbappè, que faturou cerca de US$ 120 milhões em 2023. Desse montante, 100 milhões de dólares são de salário e o restante é proveniente de campanhas publicitárias.

Em junho do ano passado, o craque passou a ser embaixador do Sorare, um game baseado em criptomoedas, o que fez crescer ainda mais seus ganhos.

Atualmente, Mbappè está no Paris Saint Germain, mas já anunciou que não vai renovar após o vencimento do contrato, em junho próximo. Aliás, há rumores de que ele deve negociar com o Real Mari, a um salário anual de 70 milhões de euros mais 125 milhões de bônus. Nada mal né?

LeBron James: outros dos esportistas fenômenos do marketing

LeBron James, por sua vez, é um ícone do esporte e da cultura, tendo, ainda em atividade, já cravado seu nome para sempre na história do basquete. Além disso, ele também é um dos atletas mais bem pagos do planeta. Mais precisamente, o quarto mais bem pago segundo a Forbes. Atualmente no Los Angeles Lakers, seu salário de quase US$ 48 milhões está garantido pelo menos até o fim da temporada 2023/24.

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Ele também tem parcerias com marcas como Nike, Coca-Cola, Beats, AT&T, Walmart e outras, que aproveitam sua influência para atrair consumidores. Bron ainda tem sua própria produtora, a SpringHill Entertainment, que produz filmes, séries e documentários, como o recente Space Jam: Um Novo Legado, em que ele é o protagonista.

Assim, se em quadra o craque fatura menos de US$ 50 milhões por ano, fora dela ele põe mais de US$ 75 milhões.

LeBron James ainda leva essa popularidade para além das quatro linhas e do marketing, sendo um ativista social e político. Afinal, ele usa sua voz para defender causas como a igualdade racial, a educação e a democracia. Por exemplo, ele é o fundador da I Promise School, uma escola pública que atende crianças de baixa renda em sua cidade natal, Akron, Ohio.

Neymar

O brasileiro é o terceiro jogador de futebol mais bem pago do mundo, com ganhos de US$ 112 milhões, segundo a Forbes. Ele tem contratos com marcas como Puma, Red Bull, PokerStars e outras, que apostam em sua popularidade, em seu carisma e estilo. Ele também é um dos atletas mais seguidos nas redes sociais, com mais de 300 milhões de fãs no Instagram, Facebook e X.

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Canelo Alvarez

Representando o México na nossa lista de esportistas fenômenos do marketing, o boxeador Canelo Alvarez fatura dezenas de milhares de dólares a cada luta. Ele arrecadou cerca de US$ 110 milhões em 2023, sendo 100 milhões com o boxe e mais 10 milhões com parcerias publicitárias, segundo a revista Forbes.

Apesar de não ter um grande número de patrocínios, o mexicano fatura alto com marcas como a Henessy e a Michelob Ultra. Outros investimentos seus incluem a marca de isotônicos Yaoca, do app fitness I Can e da rede de postos Canelo Energy. Canelo também possui sua própria marca de roupas, com cartão de crédito, e uma linha de coquetéis em lata, a VMC.

Ele ainda assinou recentemente com a Excel Sports Management para fechar seus acordos de marketing. Portanto, esse rol de marcas deve aumentar.

Dustin Johnson

Em 2023, Dustin Johnson liderou a lista da Forbes dos golfistas que mais ganharam dinheiro, com um total de US$ 107 milhões. Desse valor, 102 milhões vieram dos seus prêmios e bônus no LIV Golf, a liga de golfe apoiada pela Arábia Saudita, da qual ele faz parte desde 2022.

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Johnson foi o campeão individual do LIV Golf em 2022, levando US$ 18 milhões só por esse título. Outros milhões que ele embolsa são provenientes dos seus contratos de patrocínio com marcas como BodyArmor, Hublot, NetJets, Perfect Practice e TaylorMade.

No entanto, ele perdeu o seu acordo com a Adidas em fevereiro de 2023, após a sua saída do PGA Tour. Johnson é considerado um dos golfistas mais talentosos e versáteis da atualidade, tendo vencido dois torneios majors e seis eventos do World Golf Championship. Ele também é casado com Paulina Gretzky, filha do lendário jogador de hóquei Wayne Gretzky.

Roger Federer

Roger Federer é um dos tenistas mais ricos e respeitados do mundo, que ganha tanto com o esporte quanto com a publicidade. Ano passado, ele ficou em nono lugar na lista da Forbes dos atletas que mais ganharam dinheiro, com um total de US$ 95,1 milhões. Desse valor, apenas US$ 100 mil vieram dos seus prêmios no Laver Cup, o único torneio que ele disputou antes de se aposentar.

Os outros US$ 95 milhões, ele arrecadou dos seus contratos de patrocínio com marcas grandes, como:

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  • Barilla;
  • Credit Suisse;
  • JURA;
  • Lindt;
  • LVMH;
  • Mercedes-Benz;
  • NetJets;
  • On;
  • RIMOWA;
  • Rolex;
  • Sunrise;
  • Switzerland Tourism;
  • Uniqlo;
  • Wilson.

Aliás, o maior acordo até o momento nesse portfólio impressionante é o da marca japonesa de roupas Uniqlo, que o contratou em 2018 por um período de dez anos, valendo US$ 300 milhões.

Federer tem US$ 130 milhões em prêmios na sua carreira, mas o total é superado pelos seus ganhos fora das quadras com aparições e endossos. O maior pagamento do lendário tenista pode vir da sua participação na empresa suíça de roupas esportivas On, que abriu o capital em setembro de 2021.

Ademais, sua fundação homônima já arrecadou mais de US$ 50 milhões e educou 1,5 milhão de crianças na África desde o seu lançamento. Federer é o vencedor de 20 torneios de Grand Slam, sendo o mais recente o Australian Open em 2021, quando se tornou o campeão mais velho da história aos 40 anos. Ele também é autor de vários livros sobre tênis e filantropia.

Naomi Osaka

Por fim, uma representante feminina na nossa lista de esportistas fenômenos do marketing: a tenista japonesa Naomi Osaka. Ela foi a atleta feminina mais bem paga do mundo em 2022, com ganhos de US$ 51 milhões, sendo US$ 1 milhão em premiações e US$ 50 milhões de patrocínios e publicidade.

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Isso porque ela possui contratos milionários com marcas mundialmente famosas, como Nike, Mastercard, Nissan, Louis Vuitton e outras. Além disso, Osaka também é uma das embaixadoras dos Jogos Olímpicos de Paris, que acontecerão em 2024.

Conclusão

O marketing esportivo é uma área que cresce a cada ano. E que oferece oportunidades para atletas, marcas e empresas que querem se beneficiar da paixão, da emoção e da admiração que o esporte desperta nas pessoas.

Sendo assim, essas parcerias são benéficas para todos os que sabem aproveitá-la. Afinal, o público gosta de ver seus ídolos em situações diferentes da dos esportes, e as marcas adoram isso. Já os atletas que se dão bem com essas parcerias são aqueles que sabem usar sua imagem, influência e engajamento para gerar valor, visibilidade e receita. Tanto para si mesmos quanto para seus parceiros.

E você, o que acha desses esportistas fenômenos do marketing? Quais são os seus preferidos? Deixe seu comentário e compartilhe este artigo com seus amigos!

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