Pular para o conteúdo

Auxílio Reconstrução: saiba o que fazer para receber

Compartilhe:
Auxílio Reconstrução: novo projeto do governo federal
Auxílio Reconstrução - Divulgação

O Auxílio Reconstrução é um benefício do Governo Federal para as famílias afetadas pelas fortes chuvas e enchentes no estado do Rio Grande do Sul, que ocorreram desde o início do mês de maio.

Dessa forma, cada família dos 369 municípios afetados poderão contar com esse valor, para começar a reconstrução de suas casas,e de suas vidas, que passaram por momentos trágicos nas últimas semanas.

Para saber mais sobre isso, além de ver como fazer para receber, não deixe de ler até o final e não perca nenhum detalhe!

Como receber o Auxílio Reconstrução?

Não é preciso se cadastrar para receber o Auxílio Reconstrução. No entanto, é necessário fazer a confirmação dos dados do responsável pelo grupo familiar, e enviar para análise, para que o valor seja liberado.

Sendo assim, a partir do último dia 27 de maio, segunda-feira, quem precisa do valor e reside em um dos 369 municípios afetados, deve fazer a confirmação, através do site do programa.

Depois de confirmar esses dados, o formulário é enviado para que a Caixa Econômica Federal faça uma análise. Assim, caso esteja tudo certo, o benefício é liberado em um prazo de 48 horas.

Além disso, o crédito ocorre em uma conta, no nome do responsável pela família. Assim, essa conta deve estar ativa e ser cadastrada durante a confirmação dos dados.

Qual o valor do benefício?

De acordo com o Governo Federal, o pagamento do Auxílio Reconstrução deverá ocorrer em uma parcela única, no valor de R$ 5.100,00.

Dessa forma, o governo espera auxiliar as famílias afetadas pelas cheias na compra de móveis, eletrodomésticos e demais despesas decorrentes das tragédias.

Passo a passo para receber o Auxílio Reconstrução

Tanto as famílias da zona urbana, quanto da zona rural dos municípios que tiveram crise, poderão receber o Auxílio Reconstrução. Assim, a identificação dessas famílias se dá através da prefeitura de cada município.

Além disso, os valores se destinam para as famílias que perderam bens, ou tiveram de deixar suas casas, seja temporariamente,seja definitivamente.

Dessa forma, se você reside em um dos 369 municípios contemplados pela iniciativa, será necessário acessar o site do Auxílio Reconstrução. O próximo passo é clicar em “Sou Cidadão”, para dar prosseguimento no pedido.

Depois disso, acesse  o portal com sua conta Gov.br e confira os nomes e números de CPF de todos os integrantes da família. Confira também o endereço e o número de telefone. Caso esteja tudo certo,confirme o envio da solicitação.

No entanto, caso você cometa qualquer erro no cadastro de seu grupo familiar, será necessário ir até a prefeitura de onde você mora, para corrigir esses dados.

Dessa forma, é importante ir até a prefeitura o mais rápido possível, para realizar a correção dos dados cadastrais. Assim, você e sua família poderão receber o Auxílio Reconstrução com mais agilidade.

Acesse o site do Auxílio Reconstrução, confirme seus dados e faça já sua solicitação desse importante benefício para as famílias afetadas no Rio Grande do Sul. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Publicidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.