Muita gente tem se perguntado como emitir o novo RG de graça. Afinal, aproveitar os benefícios desse documento sem precisar pagar não é algo ruim, não é mesmo? Assim sendo, é bom se informar sobre como é feita a emissão do novo RG, se é obrigatório, dentre outras informações.
Por esse motivo, hoje trouxemos tudo o que você precisa saber para conseguir o seu. Então, leia até o final para não perder nada importante.
O que é o novo RG?
O novo RG, cujo nome oficial é Carteira de Identidade Nacional (CIN), é um documento de identificação mais moderno e seguro que o antigo RG. Segundo o Governo, seu objetivo principal é unificar os registros de identidade em todo o Brasil.
Assim, a principal mudança é a utilização do número do CPF como identificação única, o que elimina a necessidade de vários números de registro.
Além de ser mais seguro, o novo RG também incorpora tecnologias avançadas, como um QR code, que permite a verificação rápida e confiável das informações. O documento também possui uma versão digital, disponível no aplicativo Gov.br.
A validade do documento varia conforme a idade do titular:
- 5 anos para crianças de até 12 anos;
- 10 anos para pessoas entre 12 e 60 anos;
- Validade indeterminada para aqueles com mais de 60 anos.
Vale ressaltar que é possível inserir os números de outros documentos na CIN, como Título Eleitoral, cartão do SUS, NIS (Número de Inscrição Social), dentre outros.
Como emitir o documento de graça?
Para emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) de graça, você precisa seguir os passos abaixo:
- Agendamento: Acesse o site do órgão responsável pela emissão de documentos no seu estado, como o Instituto de Identificação ou a Secretaria de Segurança Pública. Faça o agendamento online para garantir o atendimento no dia e horário desejados. No entanto, em localidades menores, pode não ser necessário agendar;
- Documentação necessária: Reúna os documentos exigidos, que geralmente incluem: Certidão de Nascimento ou Casamento (original); CPF e demais números de documentos que você quer incluir;
- Comparecimento ao posto de atendimento: No dia agendado, compareça ao posto de atendimento com todos os documentos;
- Coleta de dados biométricos: Durante o atendimento, serão coletadas suas digitais e uma foto será tirada no local. Aliás, você não precisa levar fotos impressas;
- Acompanhamento do processo: Após a coleta dos dados, você receberá um protocolo para acompanhar o status da emissão da sua CIN. O prazo de entrega pode variar conforme o estado, mas geralmente é de 15 a 30 dias;
- Retirada do documento: Quando a CIN estiver pronta, você será notificado para retirá-la no mesmo posto de atendimento onde fez a solicitação. Vale lembrar que primeira via e as renovações são gratuitas. Caso perder o documento físico, você pode usar o digital, e para tirar uma segunda via, há uma taxa a ser paga se você fizer a solicitação pela Internet.
É obrigatório trocar o RG?
Não, a troca do RG pelo novo modelo, a Carteira de Identidade Nacional (CIN), não é obrigatória ainda. Isso porque o governo brasileiro está implementando a mudança de forma gradual, para permitir que os cidadãos façam a troca conforme a necessidade, como em casos de renovação, perda, roubo ou atualização de dados.
No entanto, é importante notar que, a partir de 2032, o novo RG será o único documento de identidade aceito em todo o território nacional. Portanto, o ideal é que todos os cidadãos façam a troca antes desse prazo para evitar inconvenientes futuros.
Portanto, agora que você já sabe como emitir o novo RG de graça, procure fazer o seu quanto antes e aproveite todas as vantagens da CIN!