Pular para o conteúdo
Imagem de uma impressão digital
IMAGEM - rawpixel

Você já se perguntou como é o processo para tirar o RG? Afinal, a Carteira de Identidade Nacional (CIN), é um documento muito importante para os brasileiros, com padrão nacional e número único, o CPF.

Ela integra os dados de identificação do cidadão, estabelecendo um fluxo em tempo real para todos os órgãos de identificação.

Além disso, a CIN reduz possíveis fraudes e custos, o que garante a integridade dos dados, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados.

Dessa forma, para fazer o novo RG, é necessário agendar um horário e comparecer a uma junta da Secretaria de Segurança Pública, ou SSP, ou a uma unidade da Polícia Civil do seu estado ou Distrito Federal. Os órgãos credenciados à SSP, como o Poupatempo em São Paulo, por exemplo, também fazem a emissão do documento.

O RG digital traz muitas vantagens para o cidadão, como tecnologias de segurança e QR Code, além da possibilidade de usar o RG como documento de viagem, desde que exista esse acordo entre os países de origem e destino.

Quer saber tudo sobre o assunto, além de aprender como tirar o RG? Então não deixe de acompanhar a leitura até o final e saiba mais!

O que é preciso para tirar o RG?

O primeiro passo para tirar o RG é fazer o agendamento do serviço em um dos postos do Poupatempo, caso haja essa opção em sua cidade. Se não, você pode agendar um atendimento em uma das unidades da Secretaria de Segurança Pública, responsável pelo documento.

Durante esse atendimento, você vai precisar apresentar sua certidão de nascimento, caso seja solteiro, ou a certidão de casamento, se for casado. Ademais, também pode ser necessário estar munido de um comprovante de residência atual, além de outros documentos.

Todos os documentos devem estar em bom estado de conservação. Assim, cada um deve ser legível, sem manchas, rasuras ou rasgos. Ainda mais, não é necessário levar uma foto 3×4, pois ela será tirada durante o atendimento.

Como faço para tirar o novo RG?

Para fazer o novo RG, você precisará se encaminhar até o órgão emissor da sua cidade Lá, será necessário apresentar sua certidão de nascimento ou casamento, para dar continuidade ao pedido.

A saber, as secretarias de Segurança Pública do Distrito Federal, bem como a de todos os estados brasileiros, são as responsáveis por emitir e entregar o novo documento.

Até o momento, mais de 3 milhões de brasileiros já emitiram o novo RG. Contudo, o documento ainda não está disponível para os cidadãos que moram no Amapá, na Bahia e em Roraima, de acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Enquanto isso, nos outros estados do Brasil, a emissão da nova CIN já acontece desde o dia 11 de janeiro deste ano, de acordo com o Serpro.

O intuito dessa mudança é tornar único o número desse documento em todas as unidades da federação. Assim sendo, o novo RG deverá conter o número do CPF como “registro geral, único e válido para todo o país” na Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Além disso, o CIN não deverá mas apresentar o campo “sexo” nem a distinção entre os campos “nome” e “nome social”. 

O novo RG também poderá conter alguns dos dados de outros documentos, como a carteira de vacinação, Carteira Nacional de Habilitação, título de eleitor ou reservista militar. E, para tanto, basta levar todos os seus documentos pessoais na hora de pedir a emissão.

Quais documentos precisa para tirar o CIN?

Como já vimos, o novo RG, também conhecido como CIN, chega como uma novidade interessante para os brasileiros. No entanto, por se tratar de uma mudança recente, muitas pessoas ainda não sabem o que é necessário para fazer a emissão desse novo documento.

Sendo assim, veja a seguir uma lista com tudo oque você pode precisar para tirar o RG, de acordo com essa novidade.

  • No caso dos cidadãos solteiros, amigados ou em regime de união estável, será necessário apresentar a Certidão de Nascimento;
  • Para os casados, é preciso estar com a Certidão de Casamento em mãos;
  • Para os separados, divorciados, ou viúvos, por sua vez, é necessário estar com a Certidão de Casamento com a devida averbação.

No dia do atendimento, previamente agendado, esteja preparado com todos os documentos exigidos, para evitar deslocamentos desnecessários e atrasos na sua solicitação.

Além do mais, é preciso ressaltar que os cidadãos precisam apresentar certidão original ou cópia autenticada., para fazer a emissão do novo RG.

Como tirar a segunda via do RG?

Como já vimos, tirar o RG é uma das etapas mais importantes para a vida em sociedade dos brasileiros. No entanto, ao longo dos anos, pode ser que seja necessário fazer um novo documento, ou emitir uma segunda via.

Sendo assim, em caso de perda ou roubo, ou se seu RG rasgar ou se rasurar, o primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência, para oficializar o extravio do documento.

Depois disso, basta entrar em contato com o órgão emissor de sua cidade e agendar um atendimento presencial. No dia marcado, leve o comprovante de registro de B.O., além de todos os documentos necessários, como CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento e comprovante de residência atualizado, para renovar o RG.

De entrada na solicitação e acompanhe seu pedido de perto. Você será notificado quando o seu novo RG estiver pronto, e poderá fazer a retirada no local indicado pelo emissor responsável.

Como tirar o RG mais rápido?

Em algumas cidades brasileiras, é possível agilizar o processo para tirar o RG, graças aos postos do Poupatempo.

Sendo assim, em São Paulo, por exemplo, caso haja algum imprevisto e seja necessário emitir uma segunda via, ou um novo RG, é possível fazer o pedido pelo celular, através do aplicativo RG Digital SP, da Polícia Civil de São Paulo, ou em totens de autoatendimento do Poupatempo, que podem ser encontrados em diversas localidades do Estado.

Contudo, infelizmente não é em todos os municípios brasileiros que você poderá encontrar esse tipo de serviço. Sendo assim, é preciso fazer todo o processo de solicitação e aguardar o tempo estimado de cada órgão emissor, para retirar o documento.

Como fazer o novo RG pela internet?

Com o advento da tecnologia, muitos processos do nosso cotidiano podem ser realizados sem sair de casa, na palma da mão, pelo celular. No entanto, para tirar o RG, você precisará passar por um atendimento presencial.

Sendo assim, você pode usar a internet para agendar seu atendimento, no site do órgão emissor do seu estado. Porém, no dia do atendimento, você precisará comparecer presencialmente ao órgão indicado.

Mas atualmente, o portal Gov.br já disponibiliza uma carteira digital com diversos documentos pessoais para que os brasileiros utilizem.

É o caso da Carteira de Trabalho, da Carteira Nacional de Habilitação e até mesmo da Carteira de Identidade.

Para ter acesso a esses documentos, basta acessar o portal, pelo site ou pelo app, fazer sua conta, com CPF, data de nascimento e senha.

Quanto tempo demora para ficar pronto o RG?

O tempo para que você possa tirar seu RG pode variar bastante de estado para estado. Assim, uma boa forma de saber como está seu pedido, é acompanhar o andamento.

No estado de São Paulo, por exemplo, você pode acompanhar o andamento da solicitação de seu RG pela internet através do site do Poupatempo ou pelo aplicativo Poupatempo Digital.

Dessa forma, quando o documento ficar pronto, a retirada estará disponível, a partir de 05 dias úteis após a data de emissão.

Como tirar o novo RG pelo celular?

Como já vimos, tirar o RG pela internet, sem a necessidade de um atendimento presencial, ainda não é possível. Contudo, no aplicativo Gov.br, você pode ter uma carteira de documentos digitais diretamente em seu celular.

Nesse portal, você poderá encontrar uma série de documentos que servem para a sua identificação, disponíveis ali.

Para ter acesso ao serviço, basta acessar o aplicativo Gov.br e clicar na opção “Meus Documentos” para poder usá-los em diferentes situações.

Gostou de saber mais sobre como tirar o RG? Este é um documento muito importante, e deve estar sempre atualizado e em mãos. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.