O TJ SP anulou as provas para o cargo de escrevente do concurso. O Tribunal de Justiça de São Paulo anunciou que essa decisão afeta os candidatos da comarca da capital.
A organização prevê marcar uma nova data para que os candidatos refaçam a prova. Continue então a leitura para entender os motivos dessa anulação, e quais serão os próximos passos em relação ao Concurso TJ SP!
Qual o motivo da anulação do Concurso TJ SP?
O Tribunal de Justiça de São Paulo revelou que o motivo da anulação da prova se deu devido a ação de um fiscal de sala. Ele encerrou a aplicação do certame uma hora antes do horário correto e pré-determinado pela banca avaliadora, a Vunesp.
Dessa forma, como forma de não prejudicar ou favorecer qualquer candidato, o Tribunal decidiu anular a prova.
Em nota oficial, o TJ SP esclareceu então que definirá uma nova data para realizar a prova objetiva.
No entanto, a anulação abrange apenas a Capital, mantendo válidas as provas objetivas já realizadas nas demais regiões do estado.
Concurso TJ SP: Como foram as provas
O TJ SP aplicou as provas do concurso no domingo, dia 08 de setembro. A avaliação consistia em 100 questões objetivas, de múltipla escolha, divididas da seguinte forma:
- 24 questões de Língua Portuguesa;
- 40 questões de Conhecimentos de Direito;
- 36 questões de Conhecimentos Gerais.
As questões de conhecimento de Direito abrangeram temas de Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Processual Civil, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Normas da Corregedoria.
Já as questões de conhecimentos gerais envolveram temas de Atualidades (seis questões), Matemática (seis questões), Informática (14 questões); e Raciocínio Lógico (dez questões).
Os candidatos da comarca da capital, cuja prova foi anulada, devem então realizar uma prova objetiva nesse mesmo formato, em uma nova data que ainda não foi anunciada.
Os aprovados nessa etapa do certame passarão para a fase da prova prática de digitação.
Divulgação do Gabarito do Concurso TJ SP
Como apenas as provas da comarca da capital foram canceladas, para o restante do estado, o cronograma segue normalmente. Assim, o gabarito das provas será divulgado nesta quarta-feira, dia 11 de setembro.
O documento será disponibilizado pela banca organizadora do certame, a Fundação Vunesp. Assim, para verificar as respostas, basta acessar o site da instituição e conferir os gabaritos preliminares.
Além disso, quem deseja entrar com pedido de recurso em relação ao gabarito, poderá fazer isso dentro de um período de cinco dias (até o dia 16 de setembro). A banca organizadora ainda não informou o cronograma de divulgação dos resultados gerais do Concurso TJ SP.
Concurso TJ SP: Inscrições para 60 vagas de oficial de justiça
Além deste Concurso para escrevente, o Tribunal de Justiça de São Paulo também está com outro concurso aberto: O Concurso oficial de justiça SP!
Esse outro Concurso TJ SP tem o objetivo de preencher vagas para a comarca de São Paulo e da sede da 1ª Região Administrativa Judiciária (RAJ). Ao todo, são 60 vagas de nível superior, com salário inicial previsto de R$9,1 mil.
A banca realizadora do concurso também é a Instituição Vunesp, e as inscrições estão abertas! Assim os interessados devem realizar sua inscrição pelo site da banca até o dia 14 de outubro, às 23h59. Além disso, os candidatos deverão pagar uma taxa fixa de R$96,00 para participar do processo seletivo.
Esse é apenas mais um dos concursos federais com mais de 10 mil vagas em todo o Brasil, sendo assim, uma excelente oportunidade para quem busca um cargo público!