O Concurso Nacional Unificado, realizado no último domingo, 18 de agosto, movimentou cerca de 1 milhão de pessoas por todo o país. Com vagas em mais de 21 órgãos federais, os candidatos do chamado “Enem dos concursos”, agora passaram a buscar o gabarito do concurso CNU.
Foram 36 versões diferentes das provas, e os cadernos de questões sairam no próprio domingo, por volta das 20 horas. Entretanto, o gabarito preliminar está previsto para divulgação nos próximos dias. Continue a leitura para descobrir quando e como acessar as respostas das questões!
Provas do CNU ocuparam os dois turnos do domingo
Mesmo com um milhão de pessoas saindo de suas casas no domingo para a realização das provas, o CNU contou com uma taxa de abstenção de 50%. As provas aconteceram em dois turnos, por meio de sete categorias de acordo com o grau de instrução de cada candidato.
Dessa forma, os blocos de 1 a 7 foram dedicados aos candidatos de nível superior, enquanto o bloco 8 foi feito para os candidatos com nível médio.
Diante disso, o tema da redação para candidatos do bloco 8 foi intitulado “Em que medida a educação e o progresso científico e tecnológico podem contribuir para reduzir as desigualdades socioeconômicas e ampliar o desenvolvimento da sociedade brasileira”.
No caso dos candidatos do bloco 7, o tema foi “A situação do preso no sistema prisional, políticas públicas e controle externo do conselho nacional do Ministério Público e da atuação do agente penitenciário”.
Além da redação, ao todo, os candidatos enfrentaram 20 questões de conhecimentos gerais pela manhã e mais 50 questões de conhecimentos específicos no turno da tarde.
Quando sai o gabarito do concurso CNU?
Os gabaritos preliminares das 36 versões da prova sairão na próxima terça-feira, dia 20 de agosto, através do site do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Dessa forma, os candidatos poderão ter acesso ao gabarito do concurso CNU acessando o site e utilizando o seu login do Gov.br.
Além disso, todos os candidatos terão a oportunidade de apresentarem recursos relacionados às questões ou aos gabaritos apresentados entre os dias 20 e 21 de agosto.
Por fim, a disponibilização de uma imagem do cartão-resposta, para que os candidatos possam conferir as respostas que marcaram, deve ter liberação no dia 10 de setembro.
Vale ressaltar que o candidato que não conseguir atingir 40% da pontuação nas provas objetivas de conhecimentos gerais ou conhecimentos específicos será automaticamente eliminado. O mesmo acontece com quem tirar nota zero na prova discursiva.
Concurso CNU: Próximos passos
A liberação do gabarito do concurso CNU marca o encerramento da primeira fase do Concurso Unificado Nacional. Assim, com as respostas em mãos, já é possível que os candidatos tenham uma noção de como se saíram.
Entretanto, os resultados oficiais das notas só serão divulgados no dia 8 de outubro. Nesta data, além da pontuação obtida nas provas objetivas, os candidatos também terão acesso a nota preliminar da parte discursiva.
O período onde os candidatos poderão pedir a revisão da nota ficará compreendido entre os dias 8 e 9 de outubro.
De acordo com cada cargo, é possível que o candidato precise fazer uma prova de títulos. Isso diz respeito a suas experiências anteriores, além de cursos e demais qualificações. Tudo isso pode acabar alterando a nota final, dependendo da vaga.
Assim, o resultado final do Concurso Nacional Unificado sairá no dia 21 de novembro. Já as convocações estão previstas para iniciarem no dia 25 de janeiro de 2025.