Boa notícia para os concurseiros: autorizaram o Concurso MPEG! Serão destinadas 29 vagas para o Museu Paraense Emílio Goeldi. Além do Museu, liberaram outras vagas para unidades de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, totalizando 55 oportunidades.
Dessa forma, todas as vagas serão de nível superior, divididas entre os cargos de Pesquisador e Tecnologista. É válido lembrar que o Concurso Nacional Unificado (CNU) também disponibilizou vagas para o mesmo Ministério em 2024, somando 296 vagas, além de outras 459 vagas em 14 unidades de pesquisa.
Concurso MPEG: Próximo Passos
A portaria que autoriza o Concurso MPEG também traz outros detalhes sobre os próximos passos do processo seletivo. Dessa forma, o órgão tem até o fim da primeira quinzena de fevereiro de 2025 para publicar o edital com as regras do concurso.
Nesse meio tempo, os candidatos podem esperar a definição de uma comissão organizadora para o certame, responsável por definir e organizar todas as regras e etapas do concurso.
Além disso, nesse período uma banca organizadora também deverá ser eleita. Essa será a empresa que irá liberar o edital e demais anúncios relacionados ao concurso. Também será a responsável pela aplicação das provas.
Provas e Etapas do Concurso MPEG
As datas exatas das provas do Concurso MPEG ainda não foram divulgadas. Entretanto, sabemos que existe um prazo de dois meses para a aplicação do certame após a publicação do edital.
Dessa forma, como planejam publicar o edital na segunda quinzena de fevereiro do próximo ano, é possível afirmar que as provas provavelmente ocorrerão em abril de 2025.
Para aqueles que pretendem buscar como montar um cronograma de estudos para concurso, os candidatos podem se preparar com base em algumas etapas previstas para o Concurso MPEG. São elas;
- Prova objetiva ou discursiva;
- Prova pública de defesa e arguição de memorial (Pesquisadores);
- Prova Oral (Tecnologistas);
Além disso, realizarão uma prova de Títulos para verificar a formação acadêmica exigida para os cargos. Nessa etapa, avaliarão tanto os diplomas e certificações quanto a experiência profissional do candidato.
Outras Oportunidades
A mesma Portaria que liberou as vagas para o MPEG, também liberou outras vagas. Dessa forma, existem outros concursos federais com vagas em todo o Brasil, como é o caso dos contemplados pela MGI Nº 4.744/2024. São eles:
- Concurso INPP, com 5 vagas para Pesquisador e 2 vagas para Tecnologistas;
- Concurso INSA, com 10 vagas para Pesquisador e 9 vagas para Tecnologistas.
Assim, o Concurso do Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal (INPP) terá vagas para o cargo de Pesquisador Adjunto, Padrão I. Além disso, para Tecnologista Pleno, Padrão I. Ambas as vagas são apara integrantes das Carreiras de Pesquisa em Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Tecnológico.
O Concurso do Instituto Nacional do Semiárido, unidade de pesquisa que integra o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), criado em 2024, preencherá as outras 19 vagas divulgadas pela Portaria.
Informações detalhadas sobre os certames ainda não foram divulgadas. O mesmo que acontece com o Concurso MPEG, também acontece com estes dois certames: a publicação do edital está prevista para fevereiro, e a da realização das provas para abril de 2025.
Por isso, vale a pena acompanhar as próximas notícias sobre esses certames. Além disso, é interessante se preparar de acordo para realizar as provas com mais segurança, e atingir um resultado satisfatório que garantirá o tão sonhado cargo público!