Pular para o conteúdo
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Confira a nota de corte do CNU

Compartilhe:
Imagem do CNU
CNU - Divulgação

O Concurso Nacional Unificado, realizado no último domingo (18 de agosto) movimentou aproximadamente um milhão de pessoas por todo o país. Depois da aplicação das provas, vários candidatos já conferiram o gabarito e, por isso, estão em busca da nota de corte do CNU.

A comissão calculou as notas de corte com base no desempenho dos candidatos nas provas discursiva e objetiva. Assim, a comissão priorizará os candidatos com as notas finais mais altas.

Portanto, se você quer entender melhor como funciona o sistema da nota de corte do CNU, siga a leitura! Vamos explicar como calcular a nota de acordo com a pontuação feita nas questões. Confira!

Nota de corte do CNU para o bloco 8

Em primeiro lugar, é importante entender que o CNU foi dividido entre blocos temáticos. Diante disso, os candidatos de nível superior,  realizaram as provas dos blocos de 1 a 7, enquanto o bloco 8 foi feito para os candidatos com nível médio.

Sendo assim, a nota de corte para ao candidatos do bloco oito representa 30% dos pontos da prova objetiva. Além disso, para não ser eliminado, o candidato não pode ter zerado a prova discursiva.

Além disso, candidatos desse bloco também poderão realizar a prova de títulos, após a retificação, caso for necessário.

Isso significa que, para avançar à próxima etapa, o candidato do bloco 8 precisa ter feito:

  • 6 acertos nas questões de conhecimentos gerais;
  • 12 acertos nas questões de conhecimentos específicos;

Nota de corte do CNU para os blocos de 1 a 7

No caso dos candidatos pertencentes aos blocos 1 a7, a nota de corte mínima nas provas objetivas é de 40% dos pontos totais. Dentro disso, o peso da prova de conhecimentos gerais pode variar entre 20% e 25%, dependendo das exigências de cada cargo.

No caso da prova de conhecimentos específicos, o peso é maior. Essas questões representam entre 50% e 55% do total da nota. Por fim, a prova discursiva representa 20% da nota total.

Nesses casos, a comissão também realizará a prova de títulos, se necessário. Assim, ela também pode somar entre 5% e 10% da nota total.

Então, para avançar à próxima etapa, o candidato dos blocos 1 a 7 precisam ter feito:

  • 8 acertos nas questões de conhecimentos gerais;
  • 20 acertos nas questões de conhecimentos específicos;

O impacto da prova de títulos

Como já citamos, a prova de títulos é uma etapa que pode representar de 5% a 10% da nota do candidato. Ela se refere à comprovação de graduações e cursos, como uma forma de demonstrar a aptidão do candidato em relação ao cargo disputado.

Embora ela não altere a nota obtida nas provas objetiva e discursiva, a prova de títulos pode melhorar a classificação do candidato em relação aos outros concorrentes. Isso é especialmente importante para de alto nível, como os dos blocos 4 e 7.

Vagas do Concurso Nacional Unificado

Ao todo, são 6.640 vagas abertas através do Concurso Nacional Unificado. Além dessa oferta imediata, será aberto um cadastro reserva, com mais de 13 mil candidatos. Assim, um grupo de candidatos formará um banco, de acordo com os blocos temáticos do concurso.

Nesse banco, a comissão classificará os candidatos com base na soma das suas notas nas provas objetivas, discursivas e de títulos. Assim, a soma dessas notas deve ficar entre o limite de duas vezes o número de vagas disponíveis para o bloco temático.

Sendo assim, aqueles que já calcularam e conferiram a nota de corte do CNU de acordo com o seu bloco, já consegue ter uma ideia de como será o seu futuro nesse processo seletivo nacional!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.