O concurso TJ AL Cartórios ainda terá etapas realizadas neste ano de 2024. Aliás, a próxima etapa compreende ser do exame de títulos. A banca organizadora é a Fundação Vunesp e o certame disponibiliza vagas para os cargos de notário e registrador. A distribuição dos cargos foi efetuada conforme a necessidade de cada cartório do estado de Alagoas.
Além disso, no edital de 2023, foi reservada a pessoas com deficiência e a negros. As vagas reservadas a este último grupo foi de 20% do quantitativo total. Enquanto, para as pessoas com deficiência é reservado o quantitativo de 5%. Em suma, continue a ler a matéria para saber quais serão as próximas etapas do concurso TJ AL Cartórios e quais foram as etapas anteriores.
Quais foram as etapas do concurso TJ AL Cartórios até o momento?
Em abril de 2023, o concurso foi reaberto. Nesta oportunidade, foram reservadas as vagas para pessoas com deficiência e a negros. Ainda, teve vagas adicionadas. O certame compreende todo o estado de Alagoas, vale destacar.
Também é importante saber, que o concurso teve dois objetivos: o de ingresso e, também, de remoção. No ano passado, foi aplicada a prova objetiva.
O conteúdo programático desta prova específica foi composto pelas disciplinas e matérias: Registros Públicos, Notas e Protesto, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Empresarial e Conhecimentos Gerais.
Já a prova escrita e prática consistiu numa dissertação e na elaboração de peça prática, além de questões discursivas. Teve uma prova distinta para cada um dos dois grupos, e foram realizados em dias diferentes. Além disso, a nota obtida em cada um dos dois grupos valerá para os dois critérios (Provimento e Remoção), no caso dos candidatos inscritos em ambos.
Em seguida, e por fim, aconteceu a prova oral submeteu os candidatos a exames de personalidade, compreendidos o psicotécnico e o neuropsiquiátrico. Aliás, isso acontece na forma que a Comissão de Concurso estabelecer.
Qual é o próximo passo do concurso TJ AL Cartórios?
Serão apenas aprovados para a próxima etapa do concurso, os candidatos que obtiveram nota igual ou superior a 5,0 na prova oral. Sendo assim, o prova de título é a última etapa do Concurso TJ AL Cartórios e tem caráter classificatório. Este exame valerá, ao todo, 10 pontos e tem peso 1.
Para obter a pontuação máxima no exame de títulos, o candidato pode ter:
- Advocacia, delegação ou cargo ou emprego na função pública;
- Exercício de serviço notarial ou de registro;
- Trabalhar no Magistério Superior na área jurídica, com atuação de no mínimo, 5 anos nas condições de;
- Admissão no corpo docente por concurso ou processo seletivo público;
- Admissão no corpo docente sem concurso ou processo seletivo público (comprovação por declaração da instituição de ensino);
- Diplomas em curso de pós-graduação na área de Direito;
- Doutorado ou Mestrado nas áreas de Direito ou em Ciências Sociais ou Humanas;
- Prestação de serviço à Justiça Eleitoral por três eleições distintas;
A previsão é que a aplicação do Exame de Títulos do Concurso TJ AL Cartórios ainda ocorra no ano de 2024. Após isso, os candidatos classificados e aprovados em todas as etapas deverão esperar a nomeação, ou remoção, caso esta seja a opção escolhida.