Pular para o conteúdo

Caso Nubank: veja se saque indevido dá cadeia

Compartilhe:
Logo do banco nu bank
IMAGEM - Divulgação

Você ouviu falar do caso Nubank? Diversos brasileiros ficaram sabendo de um erro constatado no banco digital. A instituição bancária liberou uma quantidade de dinheiro de maneira incorreta permitindo que as pessoas realizem saques em suas contas. Com isso, alguns clientes realizaram a retirada desse dinheiro em caixas eletrônicos mesmo sabendo que não tinham saldo positivo antes que o bug ocorresse. Veja esta matéria até o final e entenda se saque indevido dá cadeia em situações semelhantes.

Entenda o caso Nubank

O caso Nubank deu o que falar na internet na última semana. Quem acompanha as novidades deve ter ouvido falar que algumas pessoas conseguiram sacar dinheiro de suas contas mesmo que não tivessem saldo positivo. No entanto, esse erro não é raro e é por isso que surge a questão das consequências para quem retirou o dinheiro do caixa eletrônico de maneira ilegal. Visto que, alguns clientes retiraram valores de até R$1000 em caixas eletrônicos 24 horas. Mas, será que isso é permitido? Ou, será que saque indevido da cadeia nesse caso? Vamos falar mais sobre isso durante a matéria.

Algumas pessoas ficaram sabendo de falhas que levaram ao caso Nubank. Com isso, muitos clientes correram para os caixas eletrônicos para realizar saques de maneira indevida. Alguns locais registraram filas de pessoas aproveitando do erro para retirar recursos de suas contas mesmo que não estivessem com nenhum saldo anteriormente. Vale lembrar que o Nubank é o quarto banco em número de clientes no Brasil e isso significa que muita gente ficou sabendo da falha.

No dia seguinte, o banco sanou a falha e o dinheiro removido de todas as contas de clientes que não tinham esse valor anteriormente. Apesar disso, muita gente ficou sabendo antes que o problema fosse resolvido. Todavia, essas pessoas estão preocupadas com as consequências de terem retirado o dinheiro de maneira irregular em caixas eletrônicos. Será que saque indevido dá cadeia? Confira:

Será que saque indevido dá cadeia no caso Nubank?

O Nubank confirmou a falha afirmando que houve uma oscilação durante a madrugada e isso permitiu que as pessoas pudessem sacar valores que não deveriam estar em suas contas. Apesar disso, advogados afirmam que o saque indevido de qualquer valor que não deveria estar em sua conta é considerado crime de furto de acordo com o artigo 155 do Código Penal. Mas, a instituição financeira não se pronunciou quanto ao que deverá acontecer de agora em diante.

Os clientes fizeram o saque na função crédito e isso pode levar ao acordo entre o banco e os clientes para que o pagamento seja feito. Visto que, a condenação não é muito comum nesses casos isso significa que o acordo talvez seja o melhor caminho para ambas as partes. Como vimos, os saques foram feitos pela função crédito da instituição financeira e o pagamento deverá ser feito com juros para os clientes. De qualquer forma, quem aproveitou o caso Nubank para sacar algum valor deve se manter atento às novidades que serão publicadas nos próximos dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.