A inflação sobe para 0,62% em novembro de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15). Esse índice é baseado na inflação oficial e esses números são alarmantes porque estão acima do teto anual. Além disso, esse número representa aumento de 0,54% em relação a outubro e 0,33% em relação ao mesmo período de novembro do ano passado. Então, isso significa que os brasileiros estão perdendo o poder de compra de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O órgão aponta taxas de 4,35% ao ano e de 4, 77% durante os últimos 12 meses. Veja mais e entenda quais são os itens que levaram ao aumento da inflação em novembro. Confira:
Entenda porque a inflação sobe para 0,62% em novembro
Diversos itens explicam porque a inflação sobe para 0,62% em novembro. Basta ir ao supermercado e notar que itens básicos estão ficando cada vez mais caros diariamente. O IBGE analisou oito grupos de alimentos que foram inflacionados em novembro para entender quais são os fatores que levaram à inflação atual. Nessa análise, o Instituto destacou os alimentos e bebidas que levaram a elevação do IPCA 15 em 1,34% durante este mês. Veja quais são os produtos que mais puxaram esse índice para cima:
Os produtos alimentícios foram os principais itens que levaram ao aumento da inflação durante o mês de novembro. O óleo de soja subiu 8,38%; o tomate subiu 8,15% e as carnes subiram 7,54% durante o mês de novembro. No entanto, outros setores afetaram na elevação dos preços para os consumidores brasileiros. Veja a seguir:
Quais grupos explicam a alta da inflação em novembro?
Como foi dito, outros grupos explicam porque a inflação sobe para 0,62% em novembro. Entre eles, o setor de transportes encareceu 0,82% para o bolso dos brasileiros. Esse número surge após uma deflação de 0,33% que se deu durante o mês de outubro. Nesse setor, a inflação foi puxada por venda de passagens aéreas que subiram 22,56%; ônibus urbanos que subiram 1,34%; gás veicular com aumento de 1,06% e gasolina com aumento de 0,07%.
Além disso, outros grupos explicam o aumento da inflação durante o mês de novembro. São eles:
- Despesas pessoais aumentaram 0,83%;
- Habitação aumentou 0,22%;
- Vestuário aumentou 0,36%;
- Setor de saúde e cuidados com o corpo aumentou 0,18%;
- Comunicação aumentou 0,11%;
Apenas o setor de educação teve uma sutil deflação de 0,01%. Agora, veja como é calculado o índice de inflação que foi apresentado acima:
Como é calculado o IPCA 15?
O IPCA 15 de novembro de acordo com preços coletados entre os dias 12 de outubro e 12 de novembro. Os valores são comparados com o mesmo período entre os meses anteriores. Ou seja, a inflação sobe para 0,62% em novembro quando se compara com o período entre 14 de setembro e 11 de outubro. Por isso, quem frequenta o mercado percebe essa alteração no valor dos alimentos de forma mais objetiva.