O novo valor previsto do salário mínimo é menor que o esperado pela população. A previsão de aumento está abaixo do que o governo tinha previsto em agosto para o salário base do Brasil. O governo ainda não anunciou qual será o reajuste, mas especialistas acreditam que o valor será inferior ao que estava sendo planejado. Leia até o final e entenda os motivos:
Por que novo valor previsto do salário mínimo é menor que o esperado?
O salário mínimo é reajustado anualmente e o novo valor começa a ser pago a partir de janeiro do ano seguinte. O governo Lula anunciou que o pagamento desse salário deveria ser acima da inflação em sua campanha eleitoral. No entanto, algumas projeções indicam que o novo valor previsto do salário mínimo é menor que o esperado. Apesar disso, não se sabe qual será o percentual desse reajuste para o salário base.
Mas, alguns especialistas prevêem a possibilidade de aumento considerando a situação econômica atual. Além disso, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, enviou um pacote de corte de gastos ao Congresso que limita o aumento do salário mínimo. Esse projeto precisa ser aprovado pelos deputados que, por sua vez, já analisaram o caso e o colocaram como urgente. Desse modo, o pacote é avaliado diretamente pela Casa sem que passe pelas Comissões especializadas da Câmara. Entenda melhor:
Qual será o novo valor do salário mínimo?
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelou os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) que chegou a 4,84% no acumulado do ano até novembro. Esse percentual é utilizado para obter o novo valor do salário mínimo, assim como o PIB de dois anos anteriores. Ou seja, o PIB de 2023 é somado ao INPC atual para obter o percentual de aumento do salário. Nesse período, o PIB passou de 2,9% para 3,2% de acordo com o informe da Agência Brasil.
Desse modo, o novo valor do salário mínimo deveria ser de R$1.527,71. No entanto, o pagamento pode ser menor do que o esperado para os brasileiros por causa do projeto enviado à Câmara dos Deputados pelo Ministério da Fazenda.
O projeto busca adequar os gastos públicos com o arcabouço fiscal para manter o equilíbrio da economia brasileira. Por isso, a Fazenda pretende manter o reajuste do salário mínimo com limite entre 0,6% e 2,5% do PIB dos dois anos anteriores. Ou seja, o novo valor previsto do salário mínimo é menor que o esperado. Afinal, o PIB fechou em 3,2% e a limitação do projeto faria com que o aumento fosse de 2,5%, no máximo. Com isso, o novo valor do salário mínimo será de R$1.518. Ou seja, 10 reais a menos do que estava sendo previsto pelo governo. No entanto, vamos aguardar o anúncio oficial do Governo Federal para ter certeza sobre o real aumento do salário mínimo brasileiro para 2025.