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Procon SP recebe mais de 1000 reclamações durante Black Friday

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Imagem com a logo da ProconSP
IMAGEM - Chat GPT

O PROCON SP recebe mais de 1000 reclamações durante Black Friday. Esse evento anual está dando o que falar nos sistemas de defesa ao consumidor brasileiro. Visto que, os consumidores relatam que foram enganados de diversas maneiras por empresas que agem de má-fé para abocanhar clientes. Por isso, a unidade paulista criou um link para o recebimento de queixas de consumidores. Veja mais:

Procon SP recebe mais de 1000 reclamações durante Black Friday

Ao todo, comprou com SP recebe 1.115 reclamações relacionadas a Black Friday. A instituição abriu um link específico para receber as queixas de consumidores insatisfeitos com algumas fraudes que são aplicadas nesse período. Afinal, esses problemas são recorrentes e vamos falar um pouco mais sobre eles a partir de agora.

Visto que, a Black Friday é um movimento que foi criado nos Estados Unidos para estimular o consumo. Nesse período, os produtos são vendidos com descontos bem maiores do que o habitual a fim de atrair os clientes. No entanto, algumas empresas brasileiras aumentam o preço dos produtos para que possam abaixá-los durante essa época. Com isso, diversos consumidores procuram os órgãos de proteção para se queixar.

Quais as maiores reclamações durante o Black Friday

O PROCON SP recebe mais de mil reclamações durante Black Friday. Todo ano, esse número aumenta porque os clientes se sentem lesados pelos lojistas que aproveitam o período para enganar as pessoas. Sendo assim, veja quais são os problemas mais comuns nessa época do ano:

  • Ao todo, 394 consumidores procuraram o PROCON SP para reclamar da falta ou demora na entrega das compras na Black Friday;
  • 142 pessoas reclamaram de produtos diferentes do anúncio que foram entregues durante a Black Friday;
  • 128 consumidores reclamaram de cancelamento do pedido após a finalização da compra;
  • 105 pessoas reclamaram de produto anunciado que está indisponível no estoque;
  • 101 pessoas reclamaram que os comerciantes maquiaram o desconto.

Com isso, Procon SP recebe mais de 1000 reclamações durante Black Friday neste ano. Portanto, veja algumas dicas para evitar fraudes na hora de realizar as compras nesse período do ano:

Dicas de segurança na Black Friday

A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) criou algumas recomendações de segurança para os consumidores durante a Black Friday. A instituição orienta que as pessoas busca em lojas renomadas para realizar suas compras durante esse período. Visto que, essas empresas têm o nome a zelar e a reputação é muito importante para suas marcas.

Além disso a FEBRABAN orienta que os consumidores duvidam de preços muito acessíveis. Afinal, algumas promoções são tão absurdas que não podem ser reais. Muitas vezes, os golpistas aproveitam essa data para anunciar itens que nunca chegarão na casa dos clientes.

Por fim, a instituição orienta que os consumidores de interferência aos sites com modelo de compra garantida. Nesse caso, a empresa retém o valor da compra até que o consumidor sinalize que recebeu o produto corretamente. Afinal, o PROCON recebe mais de mil reclamações durante Black Friday por falta desses cuidados por parte dos consumidores.

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