Pular para o conteúdo

Serviço digital do SUS: veja mudanças

Compartilhe:
Logo do serviço de saúde SUS
IMAGEM - Divulgação

Quem usa o serviço digital do SUS deve ficar atento porque haverá mudança nesse sistema em 2025. Essa novidade foi apresentada através da portaria que foi publicada pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2024. Essa medida visa estabelecer códigos que serão usados durante as consultas realizadas pelo próprio celular. Com isso, o sistema digital ficará melhor e os registros médicos serão padronizados por meio dessa versão online do Sistema Único de Saúde. Veja mais:

Veja mudanças no serviço digital do SUS

Em dezembro de 2024, a nova portaria do Ministério da Saúde estabeleceu mudanças relacionadas ao serviço digital do SUS para 2025. Neste ano, novos procedimentos serão incluídos no sistema online do serviço de saúde pública brasileiro. Entre eles, medicamentos, órteses, próteses e materiais especiais do SUS deverão apresentar mudanças a partir deste ano. Essa mudança é necessária para organizar e melhorar o atendimento ao público por meios digitais.

Segundo o governo federal, essas medidas devem qualificar o monitoramento das ações realizadas por meio da telemedicina. Assim, a saúde pública terá informações precisas que melhoram o atendimento em todo o Sistema Único de Saúde brasileiro. Esse tipo de atendimento não é uma novidade porque a telessaúde existe desde 2006 em uma escala menor. No entanto, essas ações visam popularizar a digitalização de atendimentos a fim de garantir mais celeridade sem perder a qualidade.

O que deve mudar no serviço digital do SUS?

Atualmente, a telessaúde está atrelada ao SUS digital a fim de garantir que o atendimento presencial seja melhor para os pacientes. Afinal, a digitalização permite que uma quantidade enorme de dados seja registrada sem ocupar espaço físico. Além disso, o serviço digital do SUS permite que as pessoas tenham acesso a mais consultas de forma remota. Essa é a principal mudança desse sistema digitalizado do serviço público mais importante do Brasil.

Afinal, os pacientes podem buscar médicos sem necessidade de sair da própria casa. Essa ação evita grandes filas e a morosidade que se encontra em unidades básicas de saúde. Segundo Ana Estela Haddad, secretária de Informação e Saúde digital do Ministério da Saúde, essa medida fará com que a telessaúde seja consideravelmente melhor para o paciente e para o médico.

O que mudará na telessaúde pública?

A portaria do Ministério da Saúde tem o objetivo de deixar o serviço de telessaúde pública mais eficiente para o público em geral. Para isso, novos códigos serão utilizados pelas unidades que saúde para que os registros fiquem mais organizados de forma digital. Desse modo, os profissionais de saúde perceberão mais organização e padronização dos trabalhos realizados. Esses códigos devem contemplar os seguintes atendimentos:

  • Consultoria digital;
  • Tele Interconsulta;
  • Triagem virtual;
  • Diagnóstico virtual;
  • Telemonitoramento;
  • Atendimento em grupo;
  • Telemonitoramento na área de vigilância à saúde.

Assim, o serviço digital do SUS conseguirá alcançar mais pessoas sem que saiam de suas residências para buscar atendimento. Desse modo, os pacientes ganham celeridade e os profissionais da saúde ganham toda a organização que a digitalização permite devido ao imenso banco de dados que pode ser criado em serviços digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.