Pular para o conteúdo

Tratamento pelo SUS: confira informações importantes para idosos

Compartilhe:
Logo do serviço de saúde SUS
IMAGEM - Divulgação

O tratamento pelo SUS garante que idosos com mais de 60 anos com dificuldade de locomoção recebam remédios em suas próprias residências. Nesta matéria, vamos falar sobre como funciona esse serviço e entender quem tem direito ao tratamento oferecido pelo governo federal. Então, veja até o final e conheça a informações importantes para idosos:

Confira informações importantes para idosos sobre tratamento pelo SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) garante que idosos com dificuldades de locomoção possam receber os remédios em suas próprias residências. Esse direito é amparado pelo Estatuto do Idoso que, por sua vez, busca garantir mais dignidade e acesso à saúde pública para a população idosa. Isso representa uma fatia crescente da sociedade brasileira e é por causa disso que essa matéria é tão importante.

As projeções do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que 37,8% dos brasileiros serão idosos até 2070. Você já viu a 75,3 milhões de pessoas terão mais de 60 anos a partir deste ano. Por isso, as políticas públicas precisam ser discutidas para atender aos idosos que precisam de serviços essenciais. Logo abaixo, vamos falar sobre quem tem direito a receber remédio em casa pelo SUS. Confira:

Quem tem direito ao tratamento pelo SUS para idosos

O atendimento domiciliar é um tratamento pelo SUS oferecido para os idosos que têm dificuldade de locomoção e necessitam de remédios de uso contínuo. Veja algumas condições que tornam essas pessoas beneficiárias do programa:

  • Pessoas que sofreram AVC (Acidente Vascular Cerebral);
  • Pessoas em pós-operatório de cirurgia;
  • Pessoas com necessidade de curativos extensos ou medicação venosa diária;
  • Pessoas com cuidados paliativos, em fase final de vida.

O programa Remédio em Casa é promovido por algumas secretarias municipais de saúde a fim de atender pessoas com doenças crônicas como:

  • Hipertensão arterial sistêmica;
  • Diabetes mellitus;
  • Dislipidemia;

Esses programas garantem tratamento pelo SUS para os idosos que não conseguem se locomover até o local de entrega desses medicamentos gratuitos.

Importância dos agentes comunitários para o tratamento pelo SUS para idosos

Os agentes comunitários são os responsáveis pela entrega dos medicamentos na casa dos idosos com dificuldades de locomoção acima de 60 anos. E esses profissionais têm a responsabilidade de visitar a residência desses idosos e comunicar as unidades básicas de saúde sobre as necessidades de acompanhamento.

Por isso, os idosos devem procurar a UBS mais próxima de sua residência com cartão do SUS para descobrir quem é o agente comunitário que atua em sua região. Desse modo, os agentes solicitarão a receita médica e os exames que comprovam a dificuldade de locomoção para que possam oferecer o tratamento pelo SUS para essas pessoas que dependem tanto do medicamento de uso contínuo quanto do serviço oferecido pelos agentes que levam até em suas casas.

Quem deseja mais informações sobre o funcionamento desse tratamento pelo SUS para idosos com dificuldade de locomoção deve ligar no número 136. Dessa forma, os agentes do disque saúde informam melhor sobre quais os documentos necessários para apresentar na unidade básica de saúde mais próxima da sua residência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Publicidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.