Diversas mudanças na nova Identidade têm chamado a atenção das pessoas na internet. O novo documento deve substituir o RG utilizado por todos os cidadãos atualmente. Essa nova versão possui diversos dispositivos de segurança e deve passar por novas atualizações a partir de maio. Essa medida visa garantir a segurança e acelerar o processo de implementação do novo documento de identificação pessoal.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos projeta que mais de 130 milhões de novos documentos deverão ser emitidos até o fim de 2026. Atualmente, apenas 17,3 milhões de pessoas utilizam essa nova versão. Logo abaixo, vamos falar sobre as mudanças na nova Identidade que será implementada a partir de agora. Confira:
Veja detalhes das mudanças na nova Identidade
A nova Identidade vai substituir o atual RG durante os próximos anos. Essa nova versão da principal forma de identificação pessoal visa deixar o documento mais seguro e digitalizado. Por isso, diversas medidas devem ser tomadas pelo Governo Federal para impulsionar e acelerar o uso do novo documento pessoal. Este, por sua vez, deve entrar em vigor a partir de maio de 2025. Para isso, diversos recursos devem ser enviados pelo Fundo Nacional de Segurança Pública para que a implementação do novo documento aconteça. Veja o que deve mudar nesta nova versão do documento de identificação pessoal:
- O novo documento de identificação pessoal deverá conter apenas o número do CPF;
- O número de RG utilizado anteriormente não aparecerá na nova identidade;
- A nova identidade ficará disponível na versão online com um QR code para sua validação;
- A nova identidade será vinculada ao portal Gov.br para facilitar a utilização digital do documento.
Desse modo, as mudanças na nova Identidade visam garantir que o documento seja mais digitalizado do que as versões utilizadas atualmente. Além disso, a utilização dessa forma de identificação pode aumentar o nível da conta Gov.br de forma mais prática. Entenda mais:
Entenda as mudanças na nova Identidade
Como vimos, a nova identidade apresenta mudanças que, por sua vez, trazem mais segurança e digitalização para o principal documento pessoal utilizado no Brasil. A partir de maio de 2025, diversas instituições bancárias utilizarão essas informações para aumentar a base de dados desse tipo de documentação no sistema.
Quando a nova Identidade será obrigatória?
Então, as pessoas terão mais seguranças na hora de abrir suas contas correntes, evitando fraudes e possíveis golpes. Em 2032, a Nova Identidade vai se tornar obrigatória em todo o território brasileiro, substituindo o RG definitivamente.
Essas mudanças caminham em direção ao futuro dos documentos porque a transformação digital está avançando em todos os setores. Por isso, essa digitalização pode ser usada como base para diversos sistemas de informação pessoal, como o CadÚnico, por exemplo.
Com isso, pessoas que são beneficiárias de programas sociais como Bolsa Família precisarão emitir o novo documento para manter os dados atualizados no sistema do Cadúnico. Essa digitalização é uma das principais mudanças na nova Identidade que deverá ser utilizada de agora em diante.