Se inscrever no CadÚnico é o primeiro passo para todos os brasileiros que desejam se beneficiar de programas sociais do Governo Federal.
Seja para o Bolsa Família, ou mesmo para a Tarifa Social de Energia Elétrica, estar com o cadastro junto ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é muito importante. Assim, é necessário saber como fazer sua inscrição, para evitar qualquer complicação.
Afinal, muitos brasileiros desconhecem os processos que são necessários, para realizar o cadastro e se inscrever nesses programas. E a falta de informações, por exemplo, pode acabar impedindo a família a receber benefícios a que tem direito.
Sendo assim, preparamos este guia completo, para ajudar você, que precisa realizar o cadastro, mas não sabe por onde começar. Então, fique com a gente até o final para saber mais!
Como se inscrever no CadÚnico?
Para os cidadãos que desejam se inscrever no CadÚnico, existem duas possibilidades. Assim, o acesso ao cadastro é simples e pode ser feito sem precisar sair de casa.
Ou seja, é possível fazer sua inscrição pela internet e todo o processo é feito pelo site do Governo Federal. No entanto, para concluir o processo, será necessário estar com os documentos em mãos e ter um login no Portal Gov.br, com seu número de CPF e uma senha.
Além disso, caso você prefira, também é possível realizar o cadastro de forma presencial. Para tanto, reúna todos os documentos necessários e vá até uma unidade do CRAS, ou Centro de Referência de Assistência Social, de sua cidade.
Documentos necessários para o cadastro
Como vimos, existem duas formas para quem deseja se inscrever no CadÚnico, presencialmente e através da internet. Contudo, em ambos os casos, é necessário estar com alguns documentos em mãos, que são exigidos para a conclusão do pedido. São eles:
- Carteira de Identidade (RG) para os adultos e Certidão de Nascimento no caso de crianças ou adolescentes;
- CPF ou Número de Identificação Social (NIS), para quem já possui;
- Comprovante de residência de pelo menos 3 meses atrás;
- Caso haja, é necessário também apresentar um comprovante de renda.
Quem pode se inscrever no CadÚnico?
Para se inscrever no CadÚnico, ou Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, é preciso cumprir com alguns critérios pré-estabelecidos.
Essa iniciativa partiu do Governo e, desde então, serve como principal porta de entrada para que os brasileiros acessem os programas sociais e de transferência de renda.
Sendo assim, o foco dessa iniciativa são as famílias de baixa renda, que comprovem essa situação através do cadastro. É por medo CadÚnico que essas famílias, que estão em situação de vulnerabilidade social, podem receber os valores dos programas de transferência de renda, por exemplo, como o Bolsa Família.
Sendo assim, para realizar o cadastro, é preciso se enquadrar em um dos seguintes critérios de elegibilidade:
- Possuir uma renda familiar per capita de até meio salário mínimo por mês;
- Possuir uma renda familiar total de até três salários mínimos por mês.
Agora que você já sabe como se inscrever no CadÚnico, reúna a documentação, acesse o site do Governo Federal, ou vá até uma unidade do CRAS para fazer seu cadastro. Até a próxima!