Pular para o conteúdo

Refinanciamento de consignado INSS: veja se vale a pena

Compartilhe:
Logo do serviço INSS
INSS - Divulgação

Já ouviu falar em refinanciamento de consignado INSS? Muitos aposentados têm procurado essa maneira de resolver pendências com as instituições financeiras por meio do parcelamento do empréstimo que é descontado mensalmente na folha salarial do INSS. Algumas mudanças foram criadas para facilitar a vida dos aposentados e pensionistas com a possibilidade de aumentar o prazo das parcelas e facilitar o pagamento dos empréstimos consignados. Portanto, preparamos esta matéria para falar sobre esta mudança e a importância dela para beneficiar esse grupo. Confira:

Veja se vale a pena fazer o refinanciamento de consignado INSS

O instituto Nacional do Seguro Social anunciou uma mudança nos prazos de pagamento de empréstimos consignados pelo órgão previdenciário a partir deste ano. A partir de agora, os aposentados terão mais tempo para quitar as parcelas e garantir condições mais acessíveis de ficar em dia com as instituições financeiras credoras. Os aposentados e pensionistas poderão pagar os empréstimos em até 96 meses, ao contrário dos 84 meses como era anteriormente. Essa mudança faz com que muitos aposentados e pensionistas possam adquirir mais crédito e por mais tempo para a quitação desses empréstimos.

Além disso, essa ampliação de tempo fará com que muitos aposentados possam optar por parcelas reduzidas, garantindo alívio financeiro no pagamento mensal desses empréstimos. Atualmente, as pessoas têm até 7 anos para quitação total do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas. Todavia, essas pessoas podem procurar a instituição financeira para realizar o refinanciamento de consignado INSS a fim de garantir melhores condições de pagamento.

Como fazer refinanciamento de consignado INSS?

O refinanciamento de consignado INSS pode ser feito apenas por aposentados e pensionistas que atendem alguns critérios. Afinal, as instituições financeiras exigem que o aposentado paga o valor mínimo antes de liberar o refinanciamento do empréstimo. Geralmente, as pessoas devem pagar entre 15 e 30% do parcelamento atual para ter direito ao novo financiamento.

Portanto, o segurado deve avaliar como tal mudança deve impactar no valor das parcelas desse empréstimo consignado do INSS. Visto que, o beneficiário deve se lembrar que as parcelas dele cabem no orçamento mensal para evitar problemas como o endividamento maior.

Além disso, o segurado do INSS deve avaliar as taxas de juros que serão aplicadas em um novo refinanciamento para avaliar seu CET (Custo Efetivo Total) compensa apesar do alívio mensal no parcelamento.

Então, vale a pena fazer um refinanciamento de consignado do INSS?

Cada aposentado define se vale a pena fazer um novo refinanciamento de consignado INSS porque diversos fatores influenciam nessa escolha. Visto que, os aposentados e pensionistas ganham alívio financeiro ao obter mais tempo para realizar a quitação do empréstimo e um valor menor das parcelas a serem pagas mensalmente.

Atualmente, os aposentados e pensionistas podem comprometer até 45% de suas rendas mensais com esse tipo de empréstimo. Apesar disso, os limites variam de acordo com cada tipo de instituição financeira e modelo de empréstimo consignado. Portanto, cada segurado deve procurar a instituição financeira em que possui algum empréstimo para solicitar o refinanciamento de consignado INSS a fim de verificar quais são as condições e entender se elas são vantajosas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Publicidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.