Há um ditado que diz que uma imagem vale mais que mil palavras, o que se aplica a um logotipo. Criar um logo representa condensar o caráter e os valores de uma empresa em uma forma visível, por isso é essencial que ele tenha boa aparência e seja bem feito.
É por isso que abaixo, vamos revelar alguns truques que os designers gráficos profissionais usam ao criar um logotipo para seus clientes. Se você seguir esta abordagem, você poderá obter um logotipo com aparência profissional que todos vão invejar.
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O logotipo deve representar o espectador
Aqui você tem que fazer um esforço: você tem que tirar seus sapatos como empresário e colocar-se naqueles de seus clientes, então você tem que ter uma ideia clara de quem é seu público e como é seu público alvo.
Portanto, a resposta está dentro deles – e é sempre a resposta certa. Se seu público é gente madura, você precisa de um design tranquilizador. Se for feito por profissionais urbanos, você precisará de algo mais vibrante e agressivo.
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Conte a história da marca
Agora você precisa contar a história de sua empresa – e para fazer isso, escolha uma característica que a identifique dentro do seu logo. Para isso, você pode fazer a si mesmo estas perguntas:
- Por que você criou sua empresa?
- O que você gostaria de obter de seus negócios?
- Em que tipo de cliente você está interessado?
- O que é que o torna único?
- Você consegue se definir com três adjetivos?
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Buscar inspiração
Esta fase é chamada de brainstorming, e é precisamente isso: reunir ideias e materiais que lhe parecem excitantes e valiosos para definir a si mesmo e sua missão. Há muitas maneiras de fazer isso, mas uma das mais fáceis e eficazes, mesmo que você não seja um profissional, é o quadro de humor.
Pegue uma grande folha de papelão e comece a colar os elementos que você encontrar em suas revistas favoritas que você acha que poderiam ajudá-lo a definir seu logotipo. Pode ser qualquer coisa: fotos, desenhos, texturas, elementos gráficos, campos de cores (cada cor tem um significado!), e outros detalhes. Crie uma composição que ressoe com você. Você verá que, eventualmente, essa confusão de imagens terá seu caráter, e se você olhar para ela como um todo, você será capaz de senti-la.
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Veja o que seus concorrentes têm feito
Leve seus concorrentes e examine seu website para ver como eles se comunicam e se relacionam com seu público – e depois siga seu próprio caminho.
Por favor, não os copie, mas inspire-se neles para ver como eles estão indo. Talvez você note que eles estão deixando um nicho de audiência interessante descoberto com o qual você pode se relacionar.
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Comece a trabalhar com gráficos
Se você nunca o fez antes, existem portais on-line que podem ajudá-lo: responda a uma série de perguntas usando o que você aprendeu com a pesquisa que fez até agora. Uma vez respondidas essas perguntas, o programa lhe fornecerá uma série de logotipos que você pode modificar a seu gosto para finalizá-los.
Lembre-se que existem três tipos principais de logotipos: um símbolo ou ícone, um wordmark e a marca combinada. Um símbolo ou ícone é um elemento gráfico simples, como o famoso swash da Nike ou o arco duplo do McDonald’s. Um wordmark é uma inscrição, normalmente reproduzindo o nome de sua empresa, que utiliza um conjunto particular e reconhecível de caracteres, como o script da Coca-Cola, por exemplo. Finalmente, a marca combina o símbolo e a wordmark em um único conjunto. Muitas empresas utilizam estes diferentes tipos de logotipos em diferentes situações.
Lembre-se de que em um logotipo, “menos é mais”. Não adianta preencher o logotipo com diferentes gráficos, cores, letras, etc. Quanto mais simples você fizer, mais as pessoas se lembrarão dele. Por exemplo, todos se lembram de como é o logotipo da Starbucks em termos gerais, mas muito poucos serão capazes de redesenhá-lo ou explicar como ele é (não é fácil, é uma sereia de duas caudas estilizada!). Por outro lado, todos se lembram do swash da Nike!
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Por favor, experimente
Faça uso do potencial das ferramentas que você tem à sua disposição: todos os elementos do esboço do logotipo que você tem são editáveis e, por experiência, um dos que você mais percebe é a escolha das fontes. Há tantas fontes disponíveis, mas as empresas utilizam muito poucas. Por quê? Talvez por preguiça, ou porque não sabem o quão importantes elas podem ser.
Em vez disso, você tenta mudar a fonte do seu logo até encontrar uma que se adapte à mensagem que você deseja transmitir. Lembre-se de que mesmo aqui, a regra de antes se aplica: não exagere, mas colocar duas fontes diferentes no logotipo não só é possível, mas também recomendado, para dar um pouco de vivacidade ao todo!
Considerações finais
Dada a extensão e complexidade desse assunto, muitos elementos de design tiveram que ser omitidos neste artigo. Entretanto, o nosso objetivo foi que você soubesse agora que criar um logotipo não é apenas criar um nome de empresa com alguns detalhes gráficos; ele abrange muito mais do que isso. Ainda assim, se você conseguir acertar no nome da empresa e sua missão, o logo se destacará quase por si só.