Nos dias de hoje, o relacionamento se tornou um fator-chave para que uma empresa consiga se desenvolver no mercado com sustentabilidade e maximize seus lucros.
Ao contrário de alguns anos atrás, quando o que importava era apenas alguns fatores, como a qualidade dos produtos ou o tempo de entrega, hoje em dia os consumidores estão mais criteriosos do que nunca.
Qualquer falha na comunicação de uma empresa pode se resultar em grandes perdas financeiras e de espaço no mercado. E não queremos que isso ocorra, certo?
Por essa razão, é essencial investir em canais de comunicação eficientes e que tenham a capacidade de atrair potenciais clientes (leads) e trazer o retorno esperado para seu negócio.
Imagine, por exemplo, que você atua com a venda de tela de proteção para sacada: com os canais certos, é possível atingir o seu público no momento certo e na hora certa!
Pensando nisso, nós elaboramos este post para te mostrar como ter sucesso ao escolher os seus canais de comunicação. Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?
Veja também:
1. Identifique seu público-alvo
Antes de mais nada, é extremamente importante saber para quais pessoas você irá direcionar os seus esforços.
Se você vende cilindro hidráulico, não é possível saber em quais canais de comunicação estar presente, sem ao menos saber onde o seu público está e como ele se comporta.
Por essa razão, faça um estudo do seu público-alvo e análise fatores como a média dos dados demográficos, comportamentos, interesses, motivações, desafios, estilo de vida, entre outros.
Uma dica nesta etapa é focar na elaboração de uma persona, que nada mais é do que uma representação fictícia do seu cliente ideal.
2. Conheça os principais canais de comunicação
Após fazer um estudo detalhado do seu público-alvo e elaborar sua persona, é hora de conhecer quais são os canais de comunicação disponíveis.
Lembre-se que você pode utilizar mais de um canal, seja ele online ou offline, desde que haja uma boa concentração do seu público. Veja abaixo os principais canais de comunicação:
- Ligações telefônicas;
- E-mail;
- Chat online;
- Chatbot;
- Aplicativos de mensagens instantâneas;
- Redes sociais;
- Totens digitais;
- SMS; e muito mais.
3. Análise a estratégia entre cada canal de comunicação
Por fim, lembre-se também de planejar de forma detalhada sobre as estratégias que você irá elaborar para o seu público.
Nas redes sociais, por exemplo, é possível utilizar mecanismos de chatbots, anúncios patrocinados, otimizar o atendimento, interagir com o público e até mesmo gerar conteúdos e atrair tráfego para o seu website.
As possibilidades são imensas para cada um dos canais de comunicação, e por essa razão, o planejamento deve sempre ser levado em consideração para que as ações tenham mais eficácia.
Se você atua com sistema de combate a incêndio, por exemplo, selecione os canais que permitam traçar estratégias mais precisas e que tragam o retorno esperado.
Agora que você já sabe como é possível escolher os seus canais de comunicação, o que acha de seguir essas dicas e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.