Talvez você não saiba o que é, ou nunca tenha ouvido falar em inbound marketing, mas se você já baixou um livro digital, ou leu algum artigo como este para sanar alguma dúvida, você provavelmente já faz parte de uma estratégia de inbound marketing.
Com o grande avanço da tecnologia e da internet, o comportamento das pessoas mudou.
Elas já não querem mais aquele tipo de propaganda impositiva, como a da TV, que na maioria das vezes atinge milhões de pessoas, que não tem o mínimo interesse em determinado produto.
Com este pensamento, os americanos de uma empresa chamada Hubspot, criaram em 2006 uma estratégia que atrairia um possível cliente, para nutri-lo com informações relevantes sobre alguma dúvida.
Este possível cliente receberia materiais ricos para se informar, e em troca forneceria seus contatos, para posteriormente receber mais informações, e entrar em um funil de vendas.
Assim como estratégias de otimização de sites, com o inbound marketing, a marca ficaria gravada no subconsciente da pessoa, que por sua vez daria credibilidade a marca que sanou suas dúvidas, e seria alimentada de informação até realizar a compra.
O conceito de inbound marketing, só foi popularmente conhecido em 2009, quando realizaram o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”.
O que é o inbound marketing?
Inbound marketing nada mais é do que uma estratégia de vendas, que une outras estratégias como o marketing de conteúdo, para atrair, converter, gerar vendas e monitorar.
Diferentemente de estratégias de outbound marketing e de intromissão, a estratégia de inbound tem como principal objetivo oferecer informações a um usuário da internet e ajudá-lo a resolver algum problema, mesmo que ele ainda não saiba que tem, mas provavelmente existe.
A partir daí são definidas as etapas em que este cliente vai passar, que são estas a seguir:
- Inicialmente ao ler algum artigo, a pessoa reconhece que ela tem um problema. (Será oferecido um artigo que deve ser orientativo e amigável).
- Depois de reconhecer este problema, ela passa a querer resolvê-lo, mas ainda não sabe como fará isso. (Este artigo deve obter informações e orientá-lo a tomar uma decisão).
- Na próxima etapa este cliente já tomou a decisão de compra e só precisa saber de que empresa comprar. (Será oferecido um material de conversão, ou vendas).
Se você reparar estamos falando de um funil de vendas, onde no início o cliente é alimentado com um material mais abrangente, depois vai para outro material mais a fundo do assunto e por fim a venda em si.
A estratégia de inbound marketing tem como objetivo captar leads, que são usuários da internet, que decidem ler um artigo e, a partir daí, fornecem dados e viram clientes.
Veja também:
Como o inbound marketing ajuda a vender mais?
Com esta estratégia, a comunicação com o cliente muda, pois ela valoriza o tempo e a opinião dele.
Estratégias de inbound tem caído no gosto de grandes empresas de 2009 pra cá, ou seja, as relações do processo de inbound marketing tem ligação direta com o aumento de vendas de uma empresa.
Com este novo tipo de propaganda, você não interrompe o que o cliente vê, pelo contrário, ele vai até você, e com a nutrição de leads, você aumenta sua conversão.
Ao realizar corretamente o inbound marketing, você passa a ter uma uma relação mais próxima e pessoal com os leads, entretanto, mesmo que você realize a venda, o processo ainda não acabou.
É neste momento que você passa a monitorar seu lead, pois é a partir deste monitoramento que podemos observar o comportamento do cliente, oferecer pós-venda e sondar a possibilidade de fechar novos negócios.
Como elaborar uma estratégia de inbound marketing?
Para realizar uma estratégia de modo que venha a funcionar como desejamos, primeiramente devemos definir os objetivos da campanha, se será para captar leads, vender, receber visitantes, etc…
A partir daí começaremos a definir metas em KPI’s (indicadores).
Posteriormente, devemos definir a persona.
A persona é a imagem fictícia do seu possível cliente.
Diferente do público alvo, a persona tem idade certa, comportamento, emprego, estilo de vida social, dentre outras informações. Ao definir esta pessoa, sabemos qual é o foco da estratégia.
Depois, devemos realizar as etapas do funil de venda e começar a produção de conteúdos relevantes a cada estágio deste funil.
Conclusão
Este conteúdo, foi para se ter uma base sobre a estratégia de inbound marketing, obviamente esta estratégia vai além do que abordamos aqui, mas, certamente já deu para ter uma boa ideia de como ela é poderosa e realmente traz resultados.
Para ela ser efetiva, deve ser realizada por uma equipe treinada e com profissionais mais experientes.
Empresas como agências de marketing digital, dominam este ramo e são referências em estratégias de inbound marketing, então para se ter resultados reais, é importante contar com quem entende deste assunto.
A Cia Websites é referência neste ramo, e sabe do que você precisa.
Gostou do conteúdo? A partir de agora com estas informações sua vida não será a mesma. Então entre em contato com nossa agência e comece a realizar vendas hoje mesmo, até lá.