O comportamento do consumidor mudou e as vendas online apresentam-se agora como o foco na área do comércio eletrônico, pelas inúmeras vantagens que oferece tanto aos vendedores e aos consumidores.
No entanto, a concorrência nesta nova forma de negócio é feroz e, será melhor sucedido quem cometer menos erros ou, melhor dizendo, por quem acertar mais vezes.
Sabendo que existem muitos erros que se cometem nas vendas online, e muitos deles até são de pormenor, identificamos 5 grandes tópicos que são transversais ao mundo do comércio e das vendas, e que, no comércio online, devido à inexistência do “cara-a-cara”, são uma das maiores causas de fracasso.
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5 erros que você está cometendo nas vendas online
1 – Mentir
Embora cada vez com menos frequência, esta situação ainda existe. A ânsia por vender mais e lucrar cada vez mais sobrepõem-se à ética e à moral. A tentação é grande e, por vezes, os empresários cedem a essa tentação e mentem.
No entanto a mentira tem perna curta e, hoje em dia, o consumidor é extremamente bem informado porque realiza muitas pesquisas antes de comprar o que quer que seja. Compra com mais informação até do que muitos vendedores num determinado balcão.
Se quer ter sucesso nas vendas online não minta. Tenha muita atenção ao que publica no seu site ou loja online para não ter que enfrentar situações constrangedoras, nem perder a confiança de um usuário que se calhar levou meses a construir.
2 – Esconder
A par da mentira, a omissão é outra das situações que leva ao desespero qualquer consumidor e que tem como resultado a perda de confiança e perda de vendas.
Se vende um produto online, reveja e faça um esforço para apresentar toda a informação possível sobre o produto, nomeadamente no que diz respeito a comissões futuras e se existem algumas condições específicas, nomeadamente no que toca a trocas e devoluções.
Seja transparente com o cliente para que ele lhe seja fiel, e o escolha em detrimento da concorrência.
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3 – Produto desadequado
Tente vender-me um vestido. Saiba de antemão que sou homem sem qualquer tendência ou vocação para o travestismo.
É verdade, e acontece com frequência. Você quer vender o seu produto a todos, porque quer ver o seu negócio crescer mas, o seu produto (como qualquer outro) não se adequa a toda a gente.
O comércio e as vendas mudaram e o comportamento do consumidor também mudou. Se no tempo da Coca-Cola era a publicidade para as massas, hoje em dia a aposta tem que ser na relação e na venda personalizada 1:1.
4 – SPAM
Quem não detesta SPAM? É o mais desadequado que há, mas a tentação é enorme… Comprar uma base de dados com 100 mil e-mails… Alguém há-de comprar!
ERRADO!!!
Eu sou alvo de SPAM todos os dias e, fundamentalmente esses e-mails que me chateiam como tudo a apagar, não servem para outra coisa senão saber exatamente que marcas NÃO vou adquirir.
Cative e construa a sua base de dados. Trabalhe-a comunicando com ela. Não destrua a sua loja online por falsas expectativas ou falsas esperanças.
5 – Contatos frios
Quando o marketing é bem feito vai proporcionar leads mais trabalhadas e mais próximas da compra. Isto significa que deixam de existir aqueles contactos vindos do nada que ninguém gosta de fazer nem ninguém gosta de receber, pois parece que estão (tanto de um lado como do outro) numa invasão de propriedade.
O marketing tem a capacidade de gerar uma relação prévia, que dá a conhecer a marca e o produto e que, promove e facilita as vendas/compras.
Estes são as nossas 5 dicas, e que deve aproveitar para aumentar as suas vendas online, através de plataformas de comércio eletrônico.