Pular para o conteúdo
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Tribalistas: O trio musical que durou apenas um álbum

Compartilhe:

Todo brasileiro está envolvido com a música e a sonoridade das composições de seus músicos preferidos. São diversos cantores, bandas e compositores que tocam vários estilos diferentes que prometem agradar os ouvidos dos fãs. Pensando nisso, diversos jornais e sites estão sempre lançando novidades sobre o mundo da música, da arte e de seus artistas.

Apesar da diversidade cultural, há grupos que atendem as necessidades do público em geral, conquistando cada vez mais espaço na mídia, mesmo que por pouco tempo. Sendo assim, este artigo tem como objetivo falar sobre um trio que conquistou os corações dos brasileiros e que, até nos dias atuais, suas músicas são ouvidas e recordadas nos eventos sociais.

Em 2002, três grandes nomes da música popular brasileira se juntaram e desta reunião surgiu os Tribalistas. Um grupo que durou apenas um álbum, mas que fez tanto sucesso que até hoje é lembrado com carinho pelos fãs. Se você é uma dessas pessoas, então não deixe de ler o artigo que se segue, pois aqui, vamos contar um pouco a história dele.

Tribalistas:

O grupo Tribalistas surgiu após uma reunião feita com Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brow. Essa união resultou em um único álbum lançado em 2002 pela gravadora Phonomotor Records. Após o lançamento do disco, a banda vendeu mais de 2,1 milhões de cópias por todo o mundo, conquistando cinco indicações ao Grammy Latino em 2003 e ganhando uma delas.

Apesar do sucesso estrondoso, o trio fez apenas três apresentações, no Grammy Latino, no DVD ao vivo no estúdio e no Sarau du Brow. Após o primeiro disco, eles resolveram se separar, já que essa união não se tratava de um projeto extenso, mas sim, da realização de um sonho com data marcada para acabar.

Esse trecho da canção Tribalismo “O tribalismo é um antimovimento que vai se desintegrar no próximo momento” já dizia claramente a ideia do trio em realizar apenas um desejo dos três.

O começo de tudo e a origem do nome:

A história dos Tribalistas não se iniciou repentinamente, tudo começou quando Marisa Monte fez uma participação no disco de Arnaldo Antunes, produzido por Brow. Durante uma semana se reunindo, os três passaram a compor juntos algumas canções sem visar o lançamento de um disco.

No fim da gravação do disco de Arnaldo, o trio já tinha um repertório completo e, atendendo o desejo mútuo, eles decidiram lançar o CD junto com o DVD. Dentre as canções, eles fizeram uma cujo título era Tribalista, dando origem ao nome do trio.

O álbum foi gravado em treze dias, um para cada música lançada no álbum. Isso ocorreu secretamente na casa da cantora no Rio de Janeiro. No entanto, apesar de sido lançado apenas um disco, em 2013, eles se reunirão novamente lançando uma música chamada “Joga Arroz”. A letra promovia o casamento de pessoas do mesmo sexo.

O lançamento teve ampla divulgação da imprensa e a inauguração de um site oficial que levava o nome da banda

O álbum tomou conta do país. As músicas presentes no disco são: “Carnavália, Um a Um, Velha Infância, Passe em Casa, O Amor é Feio, É Você, Carnalismo, Mary Cristo, Anjo Da Guarda, Lá De Longe, Pecado é lhe Deixar de Molho, Já Sei Namorar e Tribalistas”.

Músicas de sucesso:

Diversas músicas fizeram sucesso pelo Brasil e pelo mundo. Porém, há duas que se tornaram mais conhecidas devido ao fato de terem sido temas de novelas. A primeira canção “Velha Infância” foi tema de uma personagem da novela global “Mulheres Apaixonadas” e foi considerada a música mais tocada na década 2000. Já a música intitulada “É Você” teve participação na telenovela “Da cor do pecado”.

Além disso, a música “Já Sei Namorar” ficou entre as vinte mais canções tocada no Brasil por um bom tempo. Ela fez sucesso em diversas festas e eventos na época.

Em 2004, Margareth Menezes quis homenagear o trio e regravou a canção “Passe em Casa” no seu DVD Ao Vivo no Festival de Verão em Salvador.

O disco foi considerado o mais vendido da história da EMI em Portugal. Entretanto, não foi apenas em Portugal que os Tribalistas fizeram sucesso, o álbum também atingiu outros países da Europa. Ele chegou a receber três vezes platino na Itália e duas na Espanha.

Assim, a banda conquistou seu lugar no cenário musical brasileiro, atingido o publico internacional.

Gostava dessa banda? Então mostre nos comentários abaixo sua paixão por eles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.